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Curso de Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Unidade Curricular de Mercados e Negociação Comercial Mercado Automóvel: Objecto de estudo: Empresa.

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1 Curso de Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Unidade Curricular de Mercados e Negociação Comercial Mercado Automóvel: Objecto de estudo: Empresa FJC – Comércio e Reparação Automóvel, Lda. Análise da Concorrência Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Aline Funenga, nº 13964 Jorge Pouca Roupa, nº 13560 Portalegre, Maio de 2011

2 “Concorrentes são empresas que atendem ás mesmas necessidades dos clientes” (Kotler, Philip; Administração de marketing/Philip Kotler, Kenvin Lane Keller;12ªedição)

3 Relevância do tema Empresa FJC – Comercio e Reparação Automóvel, Lda; Análise da Concorrência desta Empresa; Mercado Automóvel; Veículos Novos/Usados.

4 Objectivos do estudo Análise da Concorrência no Conselho de Campo Maior; Análise Interna da empresa; Tentar perceber os pontos fortes e pontos fracos; Análise da performance dos concorrentes; Delinear estratégias de actuação.

5 Apresentação do Local da Realização do Estudo Caracterização da Empresa; Estrutura da Organização e de Funcionamento da mesma; Organigrama.

6 Fundamentos Teóricos Macro Envolvente; –Envolvente Demográfica –Envolvente Política –Envolvente Natural –Envolvente Tecnológica –Envolvente Económica

7 –Envolvente Sócio – Cultural Considerações dos Gráficos Apresentados na Macro-Envolvente.

8 Micro Envolvente; –Definição do Mercado –Dimensão do Mercado.

9 Análise Prática Segmentação; –Segmentação demográfica –Segmentação geográfica –Segmentação comportamental

10 Estrutura do mercado (Modelo Porter)

11 Concorrência Nabeirauto, Lda. MirandaCar, Lda. Huma-Car, Lda. (Neste momento sem possibilidade de comparativo, menos de 3 meses no mercado).

12 Clientes Natureza da decisão de compra – Compra complexa; – Alto Envolvimento; – Diferentes tipos de decisão de compra ( Ex: Aumento da família, alteração a nível profissional).

13 Conclusões da Análise de situação Analise Swot; – Analise externa ( verificação das oportunidades e ameaças no mercado); – Analise interna ( analisamos pontes fortes e fracos).

14 Técnica estatística utilizada Realização e elaboração de um inquérito; Elaboração de gráficos; Analise dos mesmos.

15 Resultados Obtenção de vários parâmetros: – Idade; – Sexo; – Profissionalismo dos colaboradores; – Tempo de resposta para entrega de viaturas; – Relação preço/ qualidade;

16 - Avaliação dos benefícios; - Qualidade do serviço pós-venda; - Natureza de compra da viatura; - Avaliação da concorrência; - Recomendação da empresa.

17 Conclusões Pontos Fracos: – Fraca formação a nível do pessoal de vendas; – Pouca cota de mercado; – Concorrência bastante competitiva;

18 Pontos Fortes: – Empresa tecnologicamente avançada; – Boas infra-estruturas; – Simpatia dos colaboradores; –Boa capacidade de resposta.

19 Considerações O grupo de trabalho considerou este estudo pertinente para os seus conhecimentos académicos. Onde realça a necessidade de aconselhar esta empresa a definir uma estratégia mais contundente de ataque ao mercado para mais rapidamente obter os objectivos propostos, com vista a fidelização dos clientes, e a angariação dos potenciais.


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