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Carlos Freire – Comunicação Integrada. BLUR – BTL e ATL Carlos Freire.

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Apresentação em tema: "Carlos Freire – Comunicação Integrada. BLUR – BTL e ATL Carlos Freire."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire – Comunicação Integrada

2 BLUR – BTL e ATL Carlos Freire

3 O que é o BLUR? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

4 O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

5 O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

6 O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Isso gera incertezas e inseguranças, tanto nos indivíduos, quanto nas empresas e instituições. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

7 Quais os elementos que estão norteando essas mudanças? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

8 Os elementos baseados nas dimensões básicas do Universo. Tempo Espaço Massa Carlos Freire Planejamento de Campanhas

9 O que caracteriza esse tempo de mudanças? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

10 Velocidade: Tudo ocorre em tempo real. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

11 Conectividade Todas as coisas vão se conectando eletronicamente. Produtos, pessoas, empresas, países. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

12 Intangibilidade Toda proposta possui valor econômico tangível e intangível. O intangível cresce mais rapidamente. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

13 Qual foi o impacto que chips e satélites causaram na sociedade e de que forma? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

14 Hoje, tudo e todos estão permanentemente interligados e interagindo. Tudo é do conhecimento de todos e isso interfere nos hábitos e costumes de toda sociedade. Publicidade e Propaganda Carlos Freire

15 Como evoluiu o cenário econômico? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

16 Setor primário: A economia de subsistência perdurou por 100 mil anos; A economia agrária durou 10 mil anos; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

17 Setor secundário: A era da industrialização iniciou em 1760 e permaneceu até 1950, ou seja, 190 anos. Teve como consequências: o crescimento das cidades (urbanização), a produção em massa, o consumismo, a poluição, os sindicatos e o desenvolvimento do setor financeiro. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

18 Setor terciário: Após quase 200 anos de industrialização iniciou-se a era dos serviços, dos computadores, da informação. A princípio os computadores eram uma ferramenta de processamento e armazenagem de dados destinado a realizar tarefas de rotina. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

19 Setor terciário: O momento atual é caracterizado pelo BLUR. Não existem mais soluções estáveis. Ser bem sucedido não é estar em equilíbrio (=0), em repouso e nem em foco. O equilíbrio é o equilíbrio de um surfista. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

20 Momento atual: O início, meio e fim do ciclo de vida dos produtos se fundem de forma permanente e constante; Desaparece a sequência lógica de: pesquisa, projeto, produção, distribuição, pagamento e consumo; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

21 Momento atual: Novos modelos são lançados enquanto os anteriores continuam no mercado e vão sendo substituídos; Os up-grades permitem novos produtos que substituem produtos automaticamente. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

22 Se antes persistia o “Feitos para durar”, agora persiste o “Feitos para mudar”. A cadeira de balanço do vovô, na sua parte tangível, deixou de existir. O Conceito da cadeira de balanço do vovô, parte intangível, essa persiste. Carlos Freire

23 Quais são os três componentes básicos da economia do BLUR? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

24 Desejos: a demanda. Produtos e serviços se tornam um só para gerar ofertas. Os papéis de vendedores e compradores se fundem em um processo de troca. Realização: estratégias e organizações se dissolvem em redes econômicas e relacionamentos permeáveis; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

25 Recursos: as pessoas não estão mais divididas entre trabalhadores e consumidores; Capital é mais um passivo que um ativo; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

26 BTL e ATL – a nova propaganda Carlos Freire Planejamento de Campanhas

27 O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

28 Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire Planejamento de Campanhas

29 E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

30 Coca Carlos Freire Planejamento de Campanhas

31 Congonhas Carlos Freire Planejamento de Campanhas

32 Atitude Carlos Freire Planejamento de Campanhas

33 O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

34 Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em Comunicação Integrada (mix de comunicação) e não apenas em propaganda; Carlos Freire Planejamento de Campanhas

35 Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

36 O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire Planejamento de Campanhas

37 A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

38 Como isso é possível? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

39 Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire Planejamento de Campanhas

40 Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire Planejamento de Campanhas

41 Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire Planejamento de Campanhas

42 Elaborar texto com, no mínimo, 30 linhas, posicionando-se sobre as questões levantadas. De que maneira essas mudanças afetam a ordem econômica vigente? De que maneira isso afeta o negócio da Publicidade e Propaganda? Nesse contexto, como se insere a Comunicação Integrada. Individual, Entregar na Próxima Aula. Carlos Freire Planejamento de Campanhas


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