A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolve Minas Auditoria Interna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolve Minas Auditoria Interna."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolve Minas Auditoria Interna

2 Envolvimento de toda a empresa!
Auditoria “Conferência dos procedimentos realizados por meio de medição e avaliação da eficácia, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria da organização”. Envolvimento de toda a empresa!

3 Objetivos Contribuir para a melhoria contínua do processo e do sistema auditado; Assegurar que os procedimentos existentes são adequados, pertinentes e estão sendo aplicados; Servir como base para a análise crítica dos processos.

4 Auditoria não deve ser Uma forma de espionagem; Um julgamento/crítica;
Uma forma de exercer pressão; Uma situação de confronto/desconforto.

5 Termos e Definições Qualidade: Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos; Não Conformidade: Não atendimento a um requisito; Registro: Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas; Correção: Ação para eliminar uma não conformidade identificada.

6 Termos e Definições Ação corretiva: Ação para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável; Ação Preventiva: Ação para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável; Validação: Comprovação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos para uma aplicação ou uso específicos pretendidos foram atendidos ou não.

7 Termos e Definições Evidência de Auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos critérios da auditoria e verificáveis; Observação: Situação indesejada, porém não chega a ser uma não-conformidade; Oportunidade de Melhoria: Sugestão para algo ser melhorado. Referência: ISO 9000:2005

8 Responsabilidades Auditor:
Verificar se os procedimentos da organização estão sendo seguidos; Identificar não conformidades; Identificar e sugerir melhorias; Avaliar a necessidade de revisar procedimentos internos.

9 Sensibilidade cultural
Características Auditor Ético Visão sistêmica Colaborativo Observador Perceptivo Versátil Tenaz Decisivo Confiante Agir com firmeza Aberto a melhoria Sensibilidade cultural

10 Responsabilidades Auditados Fornecer dados sobre os procedimentos;
Evidenciar que os procedimentos estão sendo realizados; Facilitar o acesso aos documentos, locais e pessoas necessárias à condução da auditoria; Executar as ações corretivas; Identificar e sugerir melhorias nos processos.

11 Passo a Passo Planejamento Início Execução Análise Acompanhamento

12 Uma Auditoria deve ser programada!
Passo a Passo Planejamento Confeccionar Programa de Auditorias; Confeccionar Plano de Auditoria; Programar a Auditoria com os auditados; Confeccionar Listas de verificação ou Checklist. Uma Auditoria deve ser programada!

13 Passo a Passo Programa de Auditoria: É conjunto de uma ou mais auditorias planejadas para um período de tempo determinado, em outras palavras, podemos classificá-lo como um calendário das auditorias.

14 Programa de Auditoria

15 Passo a Passo Plano de Auditoria: O plano de auditoria funciona como uma agenda de auditoria com base no programa de auditoria, onde serão detalhados os processos a serem auditados, os dias de auditoria, os horários da auditoria e outras informações específicas de cada auditoria.

16 Plano de Auditoria

17 Passo a Passo Listas de Verificação ou Checklist: Guia para a realização das auditorias, contendo listado todas as atividades que deverão ser verificadas. Para cada área deve haver uma lista diferente.

18 Lista de Verificação

19 Passo a Passo Início Reunião de Abertura:
Apresentar e confirmar o Programa de Auditorias; Apresentar os objetivos, escopo e critérios da auditoria; Explicar os métodos e procedimentos de realização da auditoria; Tirar dúvidas dos auditados.

20 Conclusão com base em EVIDÊNCIAS!
Passo a Passo Execução Condução de entrevistas; Avaliação dos processos; Avaliação de registros; Observação das atividades; Anotar as informações. Conclusão com base em EVIDÊNCIAS!

21 Passo a Passo Conclusão Relatório de Auditoria Interna:
Relatar não-conformidades; Relatar oportunidades de melhoria; Relatar observações. Reunião de Encerramento: Apresentar as constatações da auditoria.

22 Passo a Passo Análise crítica: Análise das não-conformidades;
Análise das oportunidades de melhoria; Elaboração de planos de ações. Acompanhamento: - Acompanhar as ações saídas das auditorias.

23 Relatório de Auditoria

24 Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

25 Diretoria de Desenvolvimento

26


Carregar ppt "Desenvolve Minas Auditoria Interna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google