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AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos

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Apresentação em tema: "AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos"— Transcrição da apresentação:

1 AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
2010 Aula X AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos Prof. Marcos Spalding

2 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Considerações Gerais sobre AMOSTRAGEM IDÉIA BÁSICA DE AMOSTRAGEM Pesquisar apenas uma parte da população para inferir conhecimento para o todo, ao invés de realizar um estudo do tipo Censo (*) O processo de amostragem faz parte do nosso dia-a-dia: estamos sempre “amostrando” Ex: quando provamos um gole de café para saber se está fresquinho, etc. (*) CENSO = Quando uma pesquisa leva em consideração todos os elementos de uma População.

3 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Amostras e Amostragem Alguns Conceitos Básicos: Amostra: qualquer parte de uma população Amostragem: processo de colher amostras de uma população Margem de Erro: define a variação dos resultados da pesquisa Ex: Se para um estudo a margem de erro é de 2 pontos percentuais, quando se diz que 70% dos entrevistados preferem certa marca, o mais correto seria dizer que de 68% a 72% dos entrevistados têm essa opinião. POPUL. “B” POPULAÇÃO “A” Amostra de “A” Amostra de “B”

4 Fonte : H.Arkin e R. Colton, Tables for Statisticians
Margem de Erro 2010 Fonte : H.Arkin e R. Colton, Tables for Statisticians

5 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Amostras e Amostragem Plano de Amostragem: 3 decisões Unidade de amostragem Quem será pesquisado? (definir a população-alvo) Tamanho da amostra Quantas pessoas devem ser entrevistadas? Geralmente quanto maior a amostra, maior a confiabilidade dos resultados. Importante considerar: Número de grupos ou subgrupos dentro da amostra a serem analisados. Grau de confiabilidade dos resultados Homogeneidade ou heterogeneidade da população pesquisada. Procedimento de amostragem: Como os entrevistados devem ser selecionados?

6 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Amostras e Amostragem Procedimento de amostragem: Método PROBABILÍSTICO Método NÃO-PROBABILÍSTICO Todos os elementos da população têm igual probabilidade de serem selecionados para compor a amostra A seleção dos elementos da população para compor a amostra depende, ao menos em parte, do julgamento subjetivo do pesquisador, de acordo com sua experiência e objetivos do estudo.

7 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Amostras e Amostragem Procedimento de amostragem: AMOSTRA PROBABILÍSTICA Amostra Aleatória simples Todo membro da população tem a mesma chance de ser escolhido. Amostra Aleatória estratificada A população é dividida em grupos mutuamente excludentes (como faixas etárias) e amostras aleatórias são extraídas de cada grupo. Amostragem por agrupamento (área) A população é dividida em grupos mutuamente excludentes (como quarteirões) e o entrevistador extrai uma amostra dos grupos para entrevistar.

8 PESQUISA QUANTITATIVA
2010 Amostras e Amostragem Procedimento de amostragem: AMOSTRA NÃO-PROBABILÍSTICA Amostra de Conveniência O entrevistador escolhe os membros mais acessíveis da população Amostra de Julgamento O pesquisador seleciona membros da população que sejam bons fornecedores de informações precisas Amostra por quotas O pesquisador identifica e entrevista um número pré-determinado de pessoas em cada uma das diversas categorias.

9 Estratégia de Preparação e
2010 Estratégia de Preparação e Análise de Dados

10 Preparação dos Dados: VISÃO GERAL
2010 PROCESSO DE PREPARAÇÃO DOS DADOS VERIFICAÇÃO E EDIÇÃO DO QUESTIONÁRIO CODIFICAÇÃO TRANSCRIÇÃO LIMPEZA DE DADOS ESCOLHENDO UMA ESTRATÉGIA DE ANÁLISE

11 Preparação dos Dados: VISÃO GERAL
2010 CODIFICAÇÃO Ex: P.1: Qual a sua marca de celular preferida? Oi b.Vivo c.Tim d. Claro e. Outros P.2: Numa escala de 1 a 5 (likert), como avalia? a. É muito amargo ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) b. Tem gosto de chiclete ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

12 Preparação dos Dados: VISÃO GERAL
2010 TRANSCRIÇÃO

13 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
2010 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA e TABULAÇÃO CRUZADA

14 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
2010 Responder perguntas sobre uma única variável: Qual a porcentagem de donas de casa que usam OMO? Quantos clientes estão familiarizados com a oferta de um novo produto? -Qual a distribuição etária dos usuários desse perfume? Etc…

15 Como ligar uma variável a outra… É possível?
TABULAÇÃO CRUZADA 2010 Como ligar uma variável a outra… É possível? SIM!!! - Como distribui a faixa etária das mulheres que preferem Sabão em pó OMO?

16 TABULAÇÃO CRUZADA 2010 Em gráfico…


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