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ANATOMIA DA ISO 9000.

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Apresentação em tema: "ANATOMIA DA ISO 9000."— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA DA ISO 9000

2 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
ATÉ 2000 SITUAÇÃO ATUAL 8402- GESTÃO DA QUALIDADE E GARANTIA DA QUALIDADE - TERMINOLOGIA NOVA ISO 9000 – SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE – FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO – GESTÃO DA QUALIDADE E GARANTIA DA QUALIDADE. PARTE 1: DIRETRIZES PARA SELEÇÃO E USO NOVA ISO 9000 – PARTE 2: DIRETRIZES PARA APLICAÇÃO DAS ISO 9001, 9002, 9003 – PARTE 3: DIRETRIZES PARA APLICAÇÃO DA ISO 9001 EM DESENVOLVIMENTO, FORNECIMENTO E MANUTENÇÃO DE ‘SOFTWARE” INCORPORADA ÀS NOVAS ISO 9001 E 9004

3 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
– PARTE 4: GUIA PARA A GESTÃO DE PROGRAMA DE DEPENDABILIDADE SERÁ NORMA IEC 9001 – SISTEMAS DA QUALIDADE – MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE PARA PRODUTO/DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO, INSTALAÇÃO E SERVIÇOS ASSOCIADOS NOVA ISO 9001-SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - REQUISITOS 9002 – SISTEMAS DA QUALIDADE – MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM PRODUÇÃO, INSTALAÇÃO E SERVIÇOS ASSOCIADOS INCORPORADA À NOVA ISO 9001 9003 – SISTEMAS DA QUALIDADE – MODELO PARA GARANTIA DA QUALIDADE EM INSPEÇÃO E ENSAIOS FINAIS

4 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
– GESTÃO DA QUALIDADE E ELEMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE – PARTE 1: DIRETRIZES NOVA ISO 9004 – PARTE 2: DIRETRIZES PARA SERVIÇOS INCORPORADA ÀS NOVAS ISO 9001 E 9004 – PARTE 3: DIRETRIZES PARA MATERIAIS PROCESSADOS – PARTE 4: DIRETRIZES PARA MELHORIA DA QUALIDADE INCORPORADA ÀS NOVAS ISO 9001 E E A TR SOBRE TÉCNICAS DA QUALIDADE

5 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
10005 – DIRETRIZES PARA PLANOS DA QUALIDADE INCORPORADA ÀS NOVAS ISO 9001 E 9004 10006 – DIRETRIZES PARA QUALIDADE EM GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS TR 10007 – DIRETRIZES PARA GESTÃO DA CONFIGURAÇÃO – DIRETRIZES PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DA QUALIDADE. PARTE 1: AUDITORIA INCORPORADA À NOVA 19011 – PARTE 2: QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES

6 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
PARTE 2: QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INCORPORADA À NOVA 19011 – PARTE 3: GESTÃO DE PROGRAMAS DE AUDITORIA REQUISITOS DE GARANTIA DA QUALIDADE PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO. PARTE 1: SISTEMA DE COMPROVAÇÃO METROLÓGICA PARA EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO PARTE 2: DIRETRIZES PARA CONTROLE DE PROCESSO DE MEDIÇÃO 10013 – DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE

7 ALGUMAS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
10015 – DIRETRIZES PARA TREINAMENTO TR 10017 – DIRETRIZES SOBRE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS EM UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

8 REQUISITOS SEMÂNTICA:
OS SISTEMAS DE GESTÃO CHAMAM POR REQUISITOS O QUE TODOS APRENDEMOS COMO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE, ETC. NA PRÁTICA, BOA PARTE DOS SISTEMAS DE GESTÃO SÓ FUNCIONA SEMANAS ANTES DAS AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO E DE ACOMPANHAMENTO OU FUNCIONA A UM CUSTO ELEVADO PARA MANTER OS SISTEMAS ATUALIZADOS (INSTRUÇÕES, REGISTROS, RELATÓRIOS, PROCEDIMENTOS). EM CONSEQÜÊNCIA CONVIVE-SE EM UM AMBIENTE DE ALTOS E BAIXOS (DENTE-DE-SERRA).

9 REQUISITOS - 2 ALGUMAS RAZÕES PARA ESTE CAOS: A GESTÃO, QUE POR SI, NÃO ESTÁ SENDO REALIZADA OU TEM BAIXA EFICÁCIA; FALTA DE OBJETIVOS, METAS E INDICADORES CLARAMENTE DEFINIDOS PARA ESTABELECER UMA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE GESTÃO; NÃO APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUE POSSAM OPERACIONALIZAR O SISTEMA DE GESTÃO.

10 A ISO 9001 - 94 FORMATAÇÃO DA NORMA: 0.0 INTRODUÇÃO 1.0 OBJETIVO
2.0 REFERÊNCIA NORMATIVA 3.0 DEFINIÇÕES 4.0 REQUISITOS DO SISTEMA DA QUALIDADE 4.1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE 4.3 ANÁLISE CRÍTICA DE CONTRATO 4.4 CONTROLE DE PROJETO 4.5 CONTROLE DE DOCUMENTOS E DE DADOS 4.6 AQUISIÇÃO 4.7 CONTROLE DE PRODUTO FORNECIDO PELO CL. 4.8 IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE DO PROD. 4.9 CONTROLE DE PROCESSO 4.10 INSPEÇÃO E ENSAIOS 4.11 CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS 4.12 SITUAÇÃO DE INSPEÇÃO E ENSAIOS

11 4.13 CONTROLE DE PRODUTO NÃO CONFORME
A ISO 4.13 CONTROLE DE PRODUTO NÃO CONFORME 4.14 AÇÃO CORRETIVA E AÇÃO PREVENTIVA 4.15 MANUSEIO, ARMAZENAMENTO, EMBALAGEM, PRESERVAÇÃO E ENTREGA 4.16 CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE 4.17 AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE 4.18 TREINAMENTO 4.19 SERVIÇOS ASSOCIADOS 4.20 TÉCNICAS ESTATÍSTICAS GRANDES PROBLEMAS DE QUALIDADE SURGEM DA FALHA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS ÓRGÃOS DA EMPRESA DISCIPLINA OS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS E GERENCIAIS, A PARTIR DOS QUAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS SÃO CONCEBIDOS, PROJETADOS, FABRICADOS E COMERCIALIZADOS. NÃO GARANTE A QUALIDADE DA TECNOLOGIA EMPREGADA OU A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DA EMPRESA

12 DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE
MANUAL DA QUALIDADE PROCEDIMENTOS INSTRUÇÕES DE TRABALHO, FORMULÁRIOS, RELATÓRIOS, ETC. DESCREVE O SISTEMA DA QUALIDADE, DE ACORDO COM A POLÍTICA E OBJETIVOS DA QUALIDADE DECLARADOS E O REQUISITO APLICÁVEL DESCREVEM AS ATIVIDADES DAS UNIDADES FUNCIONAIS INDIVIDUAIS, NECESSÁRIAS PARA IMPLEMENTAR OS ELEMENTOS DO SQ CONSISTEM EM DOCUMENTOS DE TRABALHO DETALHADOS

13 EXERCÍCIOS DE POSSE DA NBR 10013, E DO EXEMPLO DO MANUAL DE QUALIDADE MOSTRADO, ELABORAR, PARA O CONJUNTO DO BARALHO: UM PROCEDIMENTO PARA RELAÇÃO COM O FORNECEDOR, E DEMAIS PROCEDIMENTOS ATINENTES, QUE JULGAR PERTINENTES PARA ATENDER A ISO ELABORAR UM FORMATO DO MANUAL DA QUALIDADE (“LAY-OUT”), E APÓS, ELABORAR O MESMO, SE REFERINDO AOS REQUISITOS PERTINENTES DA ISO , REFERENCIANDO OS PROCEDIMENTOS ELABORADOS.

14 ISO 9000:2000 Puxa, logo agora que eu consegui o meu certificado ISO uma nova norma vai entrar em vigor! E agora, o que eu faço, como devo proceder?

15 ISO 9000:2000 SEM PÂNICO!!!!!!! PERÍODO DE TRANSIÇÃO: 3 ANOS – ATÉ 15/12/2003 A VERSÃO 2000 FOI PUBLICADA EM PORTUGUÊS EM 29/01/2001 – O PERÍODO DE TRANSIÇÃO NÃO DEPEN- DE DA PUBLICAÇÃO DAS VERSÕES EM PORTUGUÊS NÃO HÁ NECESSIDADE DE ALTERAR A ATUAL ESTRUTURA DE DOCUMENTAÇÃO PARA ATENDER AO NOVO MODELO. É SUFICIENTE FAZER UMA TABELA DE CORRELAÇÃO

16 ISO 9000:2000 Agora esperamos que tenhamos acertado no alvo! Tudo que queremos é uma norma mais clara, que tenha uma tarefa de melhorar a produção e lucratividade, ao invés de aumentar a burocracia já existente. 1994: ELABORADA SOB O PONTO DE VISTA DE UM CLIENTE QUE EXIGIA UMA SÉRIE DE COMPROVAÇÕES, PRIVILEGIANDO MENOS A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ 2000: ELABORADA SOB O PONTO DE VISTA DA ORGANIZAÇÃO PROPRIETÁRIA DO NEGÓCIO (QUE PRECISA DO CLIENTE PARA SE MANTER) E QUE DESEJA MOSTRAR PARA O CLIENTE QUE TEM UM SGQ (TEM PRODUTOS E SERVIÇOS DIRECIONADOS À SATIFAÇÃO DOS CLIENTES)

17 ISO 9000:2000 “Não estou satisfeito com o meu fornecedor, mas acho que não vou perder tempo tentando novamente conversar com ele, vou atrás de outro que possa melhor me atender.” A AUSÊNCIA DE RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE OS CLIENTES ESTÃO SATISFEITOS!!!! UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA REVISÃO É ESPECIFICAR REQUISITOS PARA UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE QUE, QUANDO EFETIVAMENTE IMPLEMENTADO, RESULTARÁ EM SATISFAÇÃO DOS CLIENTES (ITEM 8.2.1) NOVO ESCOPO: REQUISITOS ADICIONAIS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES MELHORIA CONTÍNUA COMO REQUISITO FORMAL NOVO FOCO NA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO E GARANTIA DE RECURSOS

18 ISO 9000:2000 CONJUNTO DE AÇÕES:
CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS ISO 9001, 9002 E 9003 EM UMA ÚNICA NORMA, A ISO 9001:2000; CONSOLIDAÇÃO DA 8402 E UMA PARTE CONCEITUAL DA ISO NA ISO 9000:2000; REVISÃO DA ISO 9004 EM UMA NOVA ISO 9003:2000; CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS DE AUDITORIA ISO 10011, PARTES 1,2, 3 E ISO (AUDITORIA AMBIENTAL) EM UMA NORMA, A ISO 19011; REVISÃO DAS DEMAIS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000, CANCELANDO A MAIORIA OU TRANSFORMANDO-AS EM TR (RELATÓRIO TÉCNICO)

19 RESUMO DAS REVISÕES NORMA TÍTULO FINALIDADE NBR ISO 9000
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO ESTABELECER OS FUNDAMENTOS E O VOCABULÁRIO DA QUALIDADE NBR ISO 9001 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE – REQUISITOS ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DO SGQ PARA UMA ORGANIZAÇÃO “PRODUZIR”PRODUTOS CONFORMES E OBTER SATISFAÇÃO DOS CLIENTES. É A ÚNICA NORMA CONTRATUAL

20 RESUMO DAS REVISÕES NORMA TÍTULO FINALIDADE NBR ISO 9004
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE – DIRETRIZES PARA MELHORIAS DE DESEMPENHO PROVER GUIA PARA SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE, INCLUINDO MELHORIAS CONTÍNUAS, PARA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES E OUTRAS PARTES INTERESSADAS NBR ISO 19011 DIRETRIZES PARA AUDITORIA DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL PROVER REQUISITOS E DIRETRIZES PARA PROCESSOS DE AUDITORIA (SGQ)

21 (Fundamentos e Vocabulário)
INTERLIGAÇÃO ENTRE AS NORMAS ISO 9000 (Fundamentos e Vocabulário) Situação Contratual Certificação Melhoria de Desempenho Situação Não Contratual ISO 9001 (Requisitos mínimos) ISO 9004 (Diretrizes de Gestão) ISO 19011 (Auditoria Interna)

22 ESTRUTURA DA NORMA

23 ESTRUTURA DA NORMA A NORMA CONTÉM APENAS SEIS ÁREAS QUE REQUEREM DE FORMA MANDATÁRIA A EXISTÊNCIA DE PROCEDIMENTOS DOCUMENTADOS: CONTROLE DE DOCUMENTOS CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE AUDITORIA INTERNA 8.3. CONTROLE DE PRODUTO NÃO CONFORME AÇÃO CORRETIVA AÇÃO PREVENTIVA

24 EXERCÍCIOS ADAPTAR A SITUAÇÃO ANTERIOR À NOVA NORMA
ELABORAR O ESBOÇO DE UM MANUAL DE QUALIDADE E REFERENCIAR OS PROCEDIMENTOS ATINENTES PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (CPG OU MP) ELABORAR DOIS PROCEDIMENTOS REFERENCIADOS APRESENTAR O TRABALHO LER O ARTIGO DO CROSBY. FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA


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