A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA REGO BARROS Campos dos Goytacazes, 2014

2 OBJETIVOS Refletir sobre os problemas e as alternativas possíveis para o ensino de Educação Ambiental e a transversalidade na produção da consciência ecológica do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual Agrícola Rego Barros.

3 METODOLOGIA Observação dos professores do Colégio Estadual Agrícola Rego Barros com a intenção de verificar a receptividade entre os professores do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio quanto à realização desta pesquisa. Aplicação de questionário, a fim de serem respondidas algumas questões, onde esperava-se ajudar a preencher a lacuna existente entre Educação e Educação Ambiental.

4 QUESTIONÁRIO DE PESQUISA
1) Comumente aborda o Tema Educação Ambiental em sala de aula? ( ) sim ( ) não 2) Ao abordar a Educação Ambiental utiliza-se quais recursos? ( ) exposição oral ( ) exposição oral e leitura de textos ( ) exposição oral, leitura de textos e Parâmetros curriculares ( ) exposição oral, leitura de textos e confecção de desenhos ( ) exposição oral. Leitura de textos, confecção de desenho e confecção de redação ( ) áudio visual e tecnológico

5 3) Como é a receptividade dos alunos em relação à Educação Ambiental?
( ) ótimo ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 4) A Educação Ambiental ajuda o aluno a: ( ) explorar o meio ambiente com racionalidade ( ) alertar sobre a situação que se encontra o meio ambiente ( ) explorar o meio ambiente com racionalidade. Alertar sobre a situação em que se encontra o meio ambiente ( ) explorar o meio ambiente com racionalidade, alertar sobre a situação em que se encontra o meio ambiente, buscar estratégia de sobrevivência e não destruir a fauna e a flora.

6 ( ) projetos ( ) trabalho para Feira de Ciências ( ) conscientização
 5) qual o seu objetivo em desenvolver a questão ambiental com seus alunos? ( ) projetos ( ) trabalho para Feira de Ciências ( ) conscientização ( ) conscientização e melhoria no próprio ambiente escolar ( ) projeto, conscientização e melhoria no próprio ambiente escolar 6) O que falta para desenvolver melhor o tema Educação Ambiental? ( ) implantação da Educação Ambiental como disciplina curricular ( ) curso de capacitação ( ) interesse pelo assunto ( ) implantação da Educação Ambiental como disciplina curricular e curso de capacitação

7 RESULTADOS OBTIDOS

8 Gráfico 1: Recursos Utilizados na Abordagem do tema
LEGENDA A - Exposição Oral B - Exposição Oral e Leitura de Textos C - Exposição Oral, Leitura de Textos e Parâmetros Curriculares D - Exposição Oral, Leitura de Textos e Confecção de Desenhos E – Exposição Oral, Leitura de textos, Confecção de Desenhos e Confecção de Redação F - Áudio Visual e Tecnológico

9 Gráfico 2: Receptividade dos Alunos Quanto ao tema

10 Gráfico 3: Como o Tema Educação Ambiental pode ajudar o aluno
LEGENDA A - Explorar o meio ambiente com racionalidade B - Alertar sobre a situação que se encontra o meio ambiente C - Explorar o meio ambiente com racionalidade. Alertar sobre a situação em que se encontra o meio ambiente D - Explorar o meio ambiente com racionalidade, alertar sobre a situação em que se encontra o meio ambiente, buscar estratégia de sobrevivência e não destruir a fauna e a flora.

11 Gráfico 4: Objetivos dos professores quanto ao tema
LEGENDA A - Projetos B - Trabalho para Feira de Ciências C - Conscientização D - Conscientização e melhoria no próprio ambiente escolar E - Projeto, conscientização e melhoria no próprio ambiente escolar

12 Gráfico 5: O que falta para melhor desenvolvimento do tema
LEGENDA A - Implantação da Educação Ambiental como disciplina curricular B - Curso de capacitação C - Interesse pelo assunto D - Implantação da Educação Ambiental como disciplina curricular e curso de capacitação

13 CONCLUSÃO O projeto desenvolvido obteve resultado satisfatório, pois despertou o anseio de preservar a fauna e a flora, encontrar estratégias para ser mais rigorosos com o meio ambiente, e principalmente aprenderam a ser zelosos e cuidadosos com o meio em que vivem, respeitando a natureza e os que dela sobrevivem. Com o projeto desenvolvido pode se perceber que este colaborou com a conscientização de todos – comunidade externa e escolar – de que cuidar do meio ambiente é a melhor proposta a ser desenvolvida numa comunidade que é cercada por florestas e nas encostas dos rios ainda há mata ciliar.


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google