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PublicouDalila Bernardes Viveiros Alterado mais de 8 anos atrás
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Psicanálise Sigmund Freud (1856 – 1939) Criador da Psicanálise
Médico, formado em Viena (1881), especializou-se em Psiquiatria; Estudou em Paris com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. Retornou a Viena em 1886, onde trabalhou com o médico e cientista Josef Breuer no caso Ana O . O método utilizado por Breuer era intitulado catártico.
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Psicanálise Desenvolvimento da Sexualidade Fase oral
Fase anal Desenvolvimento infantil Fase fálica Latência Fase genital
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Psicanálise Estrutura e funcionamento da personalidade: Consciente
Pré-consciente ª tópica Inconsciente Id Ego ª tópica Superego
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Psicanálise Outros conceitos psicanalíticos importantes:
Catarse: o termo catharsis é uma palavra grega que significa purificação, purgação. O método catártico consiste na revivescência de determinadas recordações, acompanhada de uma descarga emocional mais ou menos tempestuosa. Complexo de Édipo: conjunto de desejos organizados e hostis que a criança experimenta em relação aos pais. Desempenha papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano.
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Psicanálise Censura: função que tende a impedir aos desejos inconscientes e às formações que deles derivam o acesso ao sistema pré-consciente ou consciente. Libido: em latim significa vontade, desejo. Para a psicanálise, a grosso modo, pode ser entendida como energia sexual, ou manifestação dinâmica, na vida psíquica, da pulsão sexual. Mecanismo de defesa: deformação ou supressão da realidade com o objetivo de evitar a perfeita percepção de acontecimento do mundo externo ou interno que seria constrangedor, doloroso ou desorganizador. Ex.: formação reativa; regressão; projeção; racionalização e etc.
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Psicanálise Neurose: doença psicológica em que os sintomas expressam um conflito psíquico que, normalmente, tem suas raízes na história infantil do indivíduo. Ex.: histeria, neurose obsessiva, neurose fóbica e etc. Perversão: desvio em relação ao ato sexual reconhecido como “normal” . Ex.: pedofilia, exibicionismo, sado-masoquismo e etc. Psicose: doenças mentais em geral. Ex.: paranóia, esquizofrenia, distúrbios bi-polares e etc.
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Psicodrama Jacob Levy Moreno - Criador do Psicodrama, era um Psiquiatra norte-americano. Ciência que explora a “verdade” por métodos dramáticos. Iniciou como antítese à Psicanálise. Drama – termo proveniente do grego que quer dizer ação; Raízes no teatro, na psicologia e na sociologia Técnica psicoterápica onde o paciente não só verbaliza suas dificuldades, mas também as dramatiza em um palco, agindo no aqui e agora, como se estivesse realmente vivendo a situação.
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DIVISA “Mais importante do que a ciência é o seu resultado,
Uma resposta provoca uma centena de perguntas. Mais importante do que a poesia é o seu resultado, Um poema invoca uma centena de atos heróicos. Mais importante do que o reconhecimento é o seu resultado, O resultado é dor e culpa. Mais importante do que a procriação é a criança. Mais importante do que a evolução da criação é a evolução do criador. Em lugar de passos imperativos, o imperador. Em lugar de passos criativos, o criador.
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DIVISA Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e coloca-los-ei no lugar dos meus; E arrancarei meus olhos para colocá-los no lugar dos teus; Então ver-te-ei com os teus olhos E tu me ver-me-as com os meus. Assim até a coisa comum serve o silêncio E nosso encontro permanece a meta sem cadeias: O Lugar indeterminado, num tempo indeterminado, A palavra indeterminada para o Homem indeterminado” Treduzido de “Einladung zu einer Begegnung”, po J.L. Moreno em 1914
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Psicodrama Contextos:
Social - onde vive o protagonista, e de onde traz o material que será dramatizado. Grupal – composto pelos integrantes da sessão que se dispõe em volta do palco. Dramático – onde o protagonista encena o fato que poderá leva-lo a um insight sobre sua dificuldade.
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Psicodrama Elementos:
Protagonista – participante que será o centro da dramatização; Cenário – palco onde se desenvolve a cena; Ego auxiliar – psicodramatista que ajuda o protagonista a encenar suas dificuldades; Diretor – psicodramatista que conduz a sessão de psicodrama, evidenciando aspectos importantes e analisando efeitos da dramatização e; Auditório ou público – elementos que participam do grupo.
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Psicodrama Fases: Aquecimento; Dramatização e, Comentários.
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Behaviorismo John B. Watson (1878 – 1958) – americano, doutor em psicologia, fundador do Behaviorismo em 1913. Behavior = palavra inglesa que significa comportamento. Criado como movimento contrário a toda a psicologia que se refira à consciência, considerava este conceito, consciência, como inútil e incorreto, resquício de uma mentalidade supersticiosa a respeito da alma, portanto não merecedor de consideração científica. Considera o comportamento humano como uma resultante do processo de aprendizagem.
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Behaviorismo Pavlov – estudo com cães (reflexo condicionado);
Thorndike – estudo com gatos (aprendizagem através de ensaio e erro – Lei do Efeito); Skninner (1904 – 1990) – mais importante dos behavioristas que sucedem Watson, utilizou-se dos conceitos de Pavlov quanto aos condicionamentos e Thorndike quanto à importância da recompensa, para formular sua teoria conhecida “teoria do condicionamento operante”.
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Behaviorismo Conceitos importantes:
Comportamento respondente ou reflexo – produzido por modificações de estímulos do ambiente, não voluntário, são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito), independe da aprendizagem. Comportamento operante – tem efeito sobre o ambiente, é aprendido e voluntário e abrange leque amplo de atividades humanas. Pode ser considerado como todo o comportamento que tem efeito sobre o mundo em redor. Pode ser representado por : resposta-estímulo, onde o que propicia a aprendizagem é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante desta ação.
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Behaviorismo Reforço – consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência da mesma. Pode ser positivo ou negativo; Reforço positivo – evento posterior a um comportamento que serve como estimulador à sua repetição, ou seja, aumenta a probabilidade futura da resposta que produz; Reforço negativo – evento que, vindo após um comportamento, diminui a sua repetição ou frequência. Reforço primário – atende a necessidades primárias (fisiológicas) Reforço secundário – atende a necessidades psicológicas
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Gestalt Wertheimer (1880 – 1943) – psicólogo alemão, considerado o criador da teoria. Köhler (1887 – 1967) e Koffka ( 1886 – 1941) – psicólogos alemães que atuaram como sujeitos nos estudos de Wertheimer e também desenvolveram conceitos importantes para a teoria. A palavra Gestalt é de difícil tradução par o português. A palavra que melhor a representa é forma, daí ser conhecida como psicologia da forma. Considerada como uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da psicologia.
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Gestalt Inicialmente sua preocupação residia em compreender quais eram os processo psicológicos envolvidos na ilusão de ótica; O todo que não é apenas a soma das partes; Interessa-se não apenas pela percepção, mas também pela aprendizagem, memória, discernimento (insight) e reações motoras não apenas como simples integração de ações parciais.
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Gestalt Conceitos importantes:
Percepção – ponto de partida e tema central da teoria, coloca-se no meio entre o estímulo que o meio fornece e a resposta que o indivíduo emite. Portanto o que o indivíduo percebe e como o faz são importantes para a compreensão do comportamento humano; Boa forma – garantida através da simetria, estabilidade e simplicidade Figura e fundo – quando há a boa forma, a figura e o fundo são facilmente separados. Quando isto não ocorre, torna-se difícil distinguir a figura do fundo
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Gestalt Meio – é o conjunto de estímulos determinantes do comportamento. O meio que pode ser o geográfico (meio físico) ou meio comportamental (resultante da interação o indivíduo com o meio físico); Insight – compreensão imediata de determinado fenômeno, uma espécie de entendimento interno Campo psicológico – campo de força que nos leva a procura da boa-forma, garante a busca de uma melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas e ocorre de acordo com os princípio de proximidade, semelhança e fechamento.
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Gestalt Princípio da proximidade: Princípio da semelhança:
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Gestalt Princípio do fechamento:
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