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Introdução à Administração

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Apresentação em tema: "Introdução à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

2 Conteúdo da Seção Organização Fundamentos de Organização
Elementos do Processo de Organização Poder e Estrutura Organizacional Desenho Estrutural de Organizações Modelos Organizacionais Condicionantes da Estrutura Organizacional Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função organização para a administração e o seu impacto nas organizações. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2

3 Objetivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma; Identificar os elementos do processo de organização; Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização; Comparar as estruturas funcional, divisional, matricial e em rede, explicando as suas principais vantagens e desvantagens; Contrastar os modelos mecanicista e orgânico; Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional. 3

4 Fundamentos de Organização
4

5 O Processo de Organização
5

6 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura organizacional especifica os papéis, relações e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seus membros. 6

7 Organograma O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização: 7

8 Organização por Nível Hierárquico
8

9 Elementos do Processo de Organização
9

10 Especialização do Trabalho
10

11 Cadeia de Comando 11

12 Autoridade vs. Responsabilidade
A autoridade é o direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos organizacionais na execução das tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir. A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever das pessoas pela realização das tarefas ou atividades. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade. 12

13 Amplitude de Controle 13

14 Departamentalização Departamentalização Funcional:
Departamentalização por Produto: Departamentalização Geográfica: Referir que existem outras formas de departamentalização, concretamente, por cliente e por processo. 14 14

15 Centralização O grau de centralização ou de descentralização refere- se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. As decisões acerca do grau de centralização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tamanho da organização; Ambiente externo onde esta está inserida; Características internas da organização. Um conceito relacionado com a descentralização é a delegação. Delegação é o processo usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. 15 15

16 Formalização As normas e os procedimentos utilizados pela organização para lidar com as contingências ambientais definem o grau de formalização desta. As decisões acerca do grau de formalização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tecnologia; Tradição; Processo Decisório. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. 16 16

17 Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Autoridade
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18 Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Poder
18

19 Espaços e Formas de Manifestação de Poder
A estrutura informal das organizações A estrutura política das organizações A ilegitimidade da autoridade formal A legitimidade do poder 19 19

20 Desenho Estrutural de Organizações
O desenho estrutural de uma organização consiste num conjunto de decisões sobre os elementos estruturais acima analisados com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação. 20

21 Estrutura Funcional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura funcional. 21 21

22 Estrutura Divisional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. 22 22

23 Estrutura Matricial Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura matricial. 23 23

24 Estrutura em Rede Analise os fatores contextuais que impulsionam o surgimento dessas estruturas contemporâneas e discuta as vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura organizacional 24 24

25 Modelos Organizacionais
O modelo organizacional é uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: O modelo mecanicista; O modelo orgânico. Os dois modelos organizacionais representam um continuum, entre os quais existem vários estágios intermediários. 25

26 Características Estruturais dos Modelos Organizacionais
26

27 Condicionantes da Estrutura Organizacional
27

28 Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 6. 28


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