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Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1
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Conteúdo da Seção Organização Fundamentos de Organização
Elementos do Processo de Organização Poder e Estrutura Organizacional Desenho Estrutural de Organizações Modelos Organizacionais Condicionantes da Estrutura Organizacional Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função organização para a administração e o seu impacto nas organizações. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2
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Objetivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma; Identificar os elementos do processo de organização; Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização; Comparar as estruturas funcional, divisional, matricial e em rede, explicando as suas principais vantagens e desvantagens; Contrastar os modelos mecanicista e orgânico; Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional. 3
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Fundamentos de Organização
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O Processo de Organização
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Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos organizacionais. A estrutura organizacional especifica os papéis, relações e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seus membros. 6
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Organograma O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização: 7
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Organização por Nível Hierárquico
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Elementos do Processo de Organização
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Especialização do Trabalho
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Cadeia de Comando 11
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Autoridade vs. Responsabilidade
A autoridade é o direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos organizacionais na execução das tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir. A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever das pessoas pela realização das tarefas ou atividades. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade. 12
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Amplitude de Controle 13
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Departamentalização Departamentalização Funcional:
Departamentalização por Produto: Departamentalização Geográfica: Referir que existem outras formas de departamentalização, concretamente, por cliente e por processo. 14 14
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Centralização O grau de centralização ou de descentralização refere- se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. As decisões acerca do grau de centralização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tamanho da organização; Ambiente externo onde esta está inserida; Características internas da organização. Um conceito relacionado com a descentralização é a delegação. Delegação é o processo usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. 15 15
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Formalização As normas e os procedimentos utilizados pela organização para lidar com as contingências ambientais definem o grau de formalização desta. As decisões acerca do grau de formalização dependem de um conjunto de fatores tais como: Tecnologia; Tradição; Processo Decisório. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. 16 16
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Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Autoridade
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Poder e Estrutura Organizacional Tipos de Poder
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Espaços e Formas de Manifestação de Poder
A estrutura informal das organizações A estrutura política das organizações A ilegitimidade da autoridade formal A legitimidade do poder 19 19
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Desenho Estrutural de Organizações
O desenho estrutural de uma organização consiste num conjunto de decisões sobre os elementos estruturais acima analisados com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação. 20
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Estrutura Funcional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura funcional. 21 21
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Estrutura Divisional Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura divisional. 22 22
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Estrutura Matricial Discuta as vantagens e desvantagens da estrutura matricial. 23 23
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Estrutura em Rede Analise os fatores contextuais que impulsionam o surgimento dessas estruturas contemporâneas e discuta as vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura organizacional 24 24
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Modelos Organizacionais
O modelo organizacional é uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: O modelo mecanicista; O modelo orgânico. Os dois modelos organizacionais representam um continuum, entre os quais existem vários estágios intermediários. 25
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Características Estruturais dos Modelos Organizacionais
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Condicionantes da Estrutura Organizacional
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Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 6. 28
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