A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO
Apresentação INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO

2 Quem somos O Instituto Universitário Atlântico, foi criado com o objetivo de proporcionar a Executivos, professores, pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas o acesso à realização de MBAs, Mestrados Acadêmicos ou profissionalizantes, bem como Doutoramentos, em países europeus, com especial ênfase em Portugal, dado os especiais enquadramentos legais existentes entre o Brasil e aquele país. Dado o conhecimento e experiências da área Educacional tenderem rapidamente para uma globalização baseada em princípios de grande eficácia consideramos que uma Universidade do exterior onde se fala uma Língua comum e onde foi necessário implementar processos que hoje o Brasil enfrenta, será interessante que as experiências vividas pela Gestão Educacional portuguesa, nos últimos anos confrontada com sociedades altamente evoluídas e com modelos de Gestão Educacional altamente eficientes no quadro da União européia, certamente que conduzirão à uma formação eficiente desde que, logicamente as Ciências a estudar sejam adaptadas à realidade brasileira.

3 Quais Universidades lhe oferecemos
Temos 28 Instituições de Ensino Superior Portuguesas que compõem a nossa rede e queremos oferecer os Cursos do Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Coimbra, Atlantica e Universidade Fernando Pessoa. Todas tem na sua organização uma total flexibilidade e que foi desenhado para ser ministrados usando especialistas portugueses e brasileiros de notório saber, que estamos certos que irão conduzir um trabalho de sucesso, de modo que o nosso desejo, em melhor qualificar seus membros sem que os mesmos tenham que se afastar por longo tempo do seu dia a dia profissional.

4 Enquadramento Legal O enquadramento legal da organização deste curso esta perfeitamente acautelado, pois o seu desenho esta adequado ao respeito da soberania de ambos os países e baseado nas Leis do MEC do Brasil, no artigo 48 da LDB, Na legislação do Ensino Superior de Portugal adaptado ao Trabalho de Bolonha, bem como ao Tratado de Amizade e Cooperação celebrado no ano 2000 em Porto Seguro, assinado pelos Presidentes dos dois países e oportunamente ratificados pelos Congressos de ambos os países e que portanto já fazem parte das esfera do Direito positivo dos países.

5 Como Funciona Os Seminários preparatórios de Acesso ao Mestrado que no fundo são equivalentes a um MBA de Acesso a Mestrado e que no caso vertente serão realizados uma parte no Brasil e outra parte em Portugal em período a definir. A primeira parte a ser realizada no Brasil e em Portugal é constituída por um conjunto de no mínimo 8 seminários básicos, cada um com 20 horas, intercalados com seminários acessórios de 8 horas cada que serão realizados uma vez por mês nos meses em que não sejam realizados os seminários básicos. . Cada um dos seminários principais terá a carga horária de 50 horas, somatório de 20 horas de aulas presenciais e 30 horas de pesquisa e elaboração de trabalho referente a cada seminário. Considerando a realização de 6 seminários de práticas de pesquisa de 10 horas cada, a carga total de horas afetas à primeira parte do projeto será de no mínimo 460 horas.

6 Após a conclusão do Curso de especialização conducente ao Mestrado
Após a conclusão do Curso de Especialização conducente ao Mestrado a realizar no Brasil e a realizar em Portugal, o aluno será matriculado na Instituição de Ensino Superior Português, e será nomeado um orientador que será o tutor do aluno e o ajudará na realização da sua Dissertação de mestrado a qual deverá concluir no prazo de 12 meses. Atempadamente o aluno receberá a marcação da data e hora da defesa da sua dissertação de Mestrado em Portugal que será publicada no diário oficial. Obtido o grau de Mestre o seu diploma passará pelo consulado geral do Brasil em Portugal onde será selado ficando assim conforme as normas em vigor em condições de produzir efeitos legais no Brasil.

7 Considerando Considerando que Portugal tem muitas ofertas em Mestrados e Doutorados e o Brasil tem muitos alunos e poucas vagas de Mestrados e Doutorados, decidimos oferecer cursos de Especialização no Brasil conducente ao Mestrado em Portugal. O aluno deverá candidatar-se em uma Especialização conducente ao Mestrado através de um processo tradicional, isto é, propondo se realizar as matérias da parte curricular na cidade onde terá o Curso e no final o aluno recebe um diploma de pós graduação de uma IES brasileira. Após isso o aluno entra na parte de elaboração da dissertação da Tese, que deve ser realizada em Portugal. O candidato solicita que sejam convalidados todos os créditos realizados na sua vida acadêmica. Os diplomas dos alunos brasileiros devem ser convalidados em Portugal pelo Tratado de Porto Seguro.

8 Estrutura do Mestrado em Portugal
Em Portugal a estrutura de um Mestrado se dá, conforme Decreto Lei Nº 74/2006 do Diário da República Portuguesa, artigo 20º.: Artigo 20.o Estrutura do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre  1—O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos;  b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respectivas normas regulamentares, a que corresponde um mínimo de 35%do total dos créditos do ciclo de estudos.

9 Metodologia Os conteúdos dos Cursos de Especialização conducente ao Mestrado serão trabalhados por meio de 02 (duas) atividades pedagógicas: Aulas expositivas/ dialogada de 20 horas na modalidade presencial. A primeira atividade corresponde à apresentação dos conteúdos de forma didática e sistemática, de acordo com a grade curricular, visando o alcance dos objetivos de aprendizagem planejados, e de modo a estimular e acolher a participação dos professores. A segunda atividade, por sua vez, consiste no desenvolvimento de um trabalho de 30 horas, tempo necessário para realizar um trabalho afeto a cada seminário. Os trabalhos afetos a cada Seminário constituem momento e espaço privilegiados de consolidação do aprendizado teórico, conceitual e de sua aplicação à leitura da realidade, à avaliação de condutas alternativas à resolução dos problemas.

10 Orientadores O Mestrado a realizar em Portugal o aluno tem a liberdade para escolher a sua dissertação e a IES Portuguesa nomeará um Orientador que o acompanhará até a sua dissertação e tem 12 meses para dissertação, podendo o mesmo apresentar a sua dissertação em até 18 meses.

11 Objetivos O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO tem por objetivo a execução de Convênios que detêm com Instituições de Ensinos Superiores européias, brasileiras, angolanas e de outros países, bem como os que forem celebrados por si com Entidades do mesmo teor e que visam a realização de cursos de Lato Sensu ou Ciclo de Seminários conducentes ao Acesso a Mestrados e Doutorados a serem realizados em Portugal e em outros países do exterior, Cursos de formação profissionalizante, Cursos de Extensão, Organização de Seminários e outras atividades de formação, genérica ou in company a serem realizados em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros países onde sua atividade seja solicitada. Temos o interesse comum na difusão do ensino e no aperfeiçoamento sociocultural, no desenvolvimento da atividade de assessorar os alunos para o ingresso nos PROGRAMAS de MESTRADO E DOUTORADO, ofertados por Instituições de Ensino Públicas e Privadas da Europa nossas conveniadas.

12 Reconhecimento do Diploma
É um ponto extremamente importante para ambos os países, pois em primeiro lugar temos que nos preocupar com o reconhecimento dos diplomas dos alunos brasileiros em Portugal, pois sem tal ser obtido, os mesmos não poderão ser matriculados naquele país nos Mestrados ou Doutorados que se candidatem. É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, EXPLICAR AOS CANDIDATOS QUE NEM O MEC DE PORTUGAL E NEM O MEC DO BRASIL, NEM A CAPES, NEM A SUA CORRESPONDENTE EM PORTUGAL A AGÊNCIA A3E, TEM QUALQUER COMPETÊNCIA PARA RECONHECER DIPLOMAS DO EXTERIOR. SÓ AS UNIVERSIDADES NO BRASIL E AS UNIVERSIDADES PORTUGUESAS OU INSTITUTOS EM PORTUGAL QUE POSSAM EMITIR O GRAU DE MESTRE OU DOUTOR PODEM REALIZAR TAIS ATOS DE RECONHECIMENTO.  Estas regras estão consagradas no artigo 48 LDB no Brasil e pela Lei da Autonomia Universitária em Portugal. Convêm referir ainda que o Tratado de Amizade Brasil Portugal, conhecido como Tratado de Porto Seguro consagra e determina os modos de reconhecimento dos diplomas nomeadamente através do seu artigos 39º à 43º do Tratado

13 Parecer CNE para Reconhecimento entre Portugal e Brasil
Para alunos que fizerem seus Mestrados e ou Doutorados em Portugal, todas as Universidades públicas e privadas podem reconhecer os diplomas como demonstro no PARECER CNE/CES/199/2002 que segue abaixo: 2.2.1 Observa-se, no tocante a este conjunto de dispositivos, que qualquer universidade brasileira - pública federal, pública estadual, pública municipal ou privada - está habilitada a reconhecer graus e títulos (art.40) obtidos em Portugal. Esse reconhecimento terá validade nacional, no Brasil e em Portugal. Desse modo, quanto a graus ou títulos obtidos em Portugal, deixa de incidir o regime de revalidação previsto no art. 48 da LDB, objeto da Resolução CES nº 1, de 2002, a qual, em seu art 2º, parágrafo único, não descuidou de anunciar que “a revalidação é dispensável nos casos previstos em acordo cultural entre o Brasil e o país de origem do diploma, subsistindo, porém, a obrigatoriedade de registro, quando este for exigido pela legislação brasileira. Registro, na linguagem do Tratado, significa reconhecimento.

14 Reconhecimento Assim as Universidades portuguesas deverão reconhecer os diplomas emitidos pelas I.E.S. brasileiras nos termos do Tratado, e as Universidades brasileiras deverão reconhecer todos os diplomas emitidos e visados pelo Consulado do Brasil em Portugal. Cada Universidade tem suas normas e taxas próprias, sendo permitido aos diplomas emitidos em Portugal serem reconhecidos no Brasil por quaisquer Universidades públicas ou privadas, autárquicas e de inspiração religiosa. Em ambos os países só poderão reconhecer os diplomas de Mestrados e Doutorados Universidades que atribuem este grau na mesma área científica ou em área afim a mesma.

15 Cursos que oferecemos Gestão Educacional Educação para a Saúde
Educação Especial - Necessidades Educativas Especiais Gestão Pública e Contabilidade Pública

16 Nossos Contatos Fundação Sousândrade (98) 4009- 1003 / 1005
Instituto Universitário Atlântico (98) (98)

17 Endereço eletrônico da Sousândrade
Tel (98)

18 Endereço eletrônico do Instituto Universitário Atlântico
(98) (98)


Carregar ppt "INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google