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PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.

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1 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede a um arrendatário (lessee) o uso de alguma coisa, mediante um pagamento, quase sempre mensal. Ainda por contrato, é possível que a propriedade passe para o arrendatário ao cabo de um determinado período, quando então se trata de um arrendamento-compra, o que, na prática, é compra a prestações. Entende-se neste último caso que a coisa comprada estará sempre em perfeitas condições mantidas pelo arrendador – vendedor”. Fonte: Dicionário Michaelis

2 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Introdução A idéia de leasing é baseada na concepção econômica de que o fato gerador de rendimentos é o uso e não a propriedade de um bem. Consiste na concessão do uso de um bem mediante a remuneração periódica, por um prazo determinado; e ao final desse prazo, o arrendatário poderá optar entre: A devolução do bem A devolução do bem A renovação do arrendamento A renovação do arrendamento A aquisição do bem pelo valor residual estabelecido no contrato A aquisição do bem pelo valor residual estabelecido no contrato

3 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Elementos do Contrato Contrato de Leasing, também chamado de Arrendamento Mercantil pela legislação brasileira, envolve três partes: “Arrendante ou Arrendador” é a empresa de leasing, a financeira; “Arrendatário” comprador, principal figura do contrato; “Fornecedor” é a empresa escolhida pelo arrendatário para fornecimento do bem

4 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Tipos Operacional; Financeiro ou Arrendamento Mercantil; Modalidades 1.Bens móveis e imóveis; 2.Sale ou lease-back; 3.Importação (Leasing Internacional); 4.Pessoa Física; 5.Agrícola; 6.Subarrendamento; 7.Cessão de contratos de Leasing ou de direitos creditórios para o Exterior; Leasing

5 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Natureza Jurídica O contrato de leasing é um contrato atípico que tem características de outros três tipos de contratos: Locação Financiamento Contrato de compra e venda

6 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Aspectos operacionais O procedimento para se fazer um contrato de leasing é dividido em seis fases: 1.Escolha do equipamento 2.Negociação e proposta de operação 3.Análise de crédito e contrato 4.Compra e entrega do equipamento 5.Período de Arrendamento 6.Término do Contrato

7 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Valor Residual Garantido parâmetro sob o qual estão apoiadas as três opções do cliente. O VRG é estabelecido apenas nos contratos de Leasing Financeiro, sem nenhum risco comercial para a arrendante. não é feito nenhum acerto complementar com a arrendante na opção de devolução.

8 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conteúdo do Contrato Artigo 8º - Os contratos de Arrendamento Mercantil serão formalizados por instrumento público ou particular, neste devendo constar obrigatoriamente, no mínimo, as especificaçõesabaixo relacionadas, sob pena de nulidade: a)Descrição dos bens; b)Valor das prestações; c)Prazo de vencimento do contrato de leasing; d)O direito do arrendatário ao final do contrato, optar pela devolução do bem, pela renovação do contrato ou pela aquisição dos bens;

9 PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Vantagens Aquisição de um bem sofisticado, antes fora de cogitação; Renovação; Manutenção do capital do giro; Prestações menores que financiamentos-padrões; Entram no balanço patrimonial como despesas; Desvantagens Alguns equipamentos oferecem um risco maior durante e ao final do financiamento; Contratos bancários são pactos de adesão, somente uma das partes elabora as cláusulas contratuais; Conclusão


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