Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoaquim Conceição Marques Alterado mais de 8 anos atrás
1
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010 PLANEJAMENTO IMPORTÂNCIA / DEFINIÇÃO / CONCEITOS
2
Anedota “SOLUÇÃO DE PROBLEMAS” O que não pode existir quando se busca resultados A COISA FUNCIONA? NÃO MEXA! Sim VOCÊ MEXEU NELA? Não ENTÃO... NÃO HÁ PROBLEMA! QUE MANCADA! Sim Não VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? Sim Não ALGUÉM SABE? Não ENTÃO, VOCÊ É UM POBRE INFELIZ! Sim VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? ESCONDA! Não Sim FINJA QUE NÃO VIU! Aula de 23 de Março de 2010 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I – PROFº MARA DIOTTO
3
PLANEJADORES Estruturar caminhos para o sucesso. CRIATIVOS Criar e produzir grandes estratégias PLANEJAMENTO AMPLO CONHECIMENTO SOBRE TUDO O QUE ENVOLVE O PROJETO EM QUESTÃO DISCIPLINA PENSAMENTO LÓGICO MENTES ABERTAS E FLEXÍVEIS HUMILDADE PROFISSIONAL PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
4
APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO QUALQUER MOMENTO TEMPOS DE CRISE RISCOS MAIORES COMPORTAMENTO DO MERCADO RECURSOS MAIS DIFÍCEIS INCERTEZAS MAIS FREQUENTES DIFICULDADES NO DIA A DIA PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
5
DIFICULDADES NO DIA A DIA EM TEMPOS DE CRISE VITÓRIA A QUALQUER PREÇO CONCORRÊNCIA DESENFREADA AGRESSIVIDADE EXAGERADA FALTA DE OBJETIVIDADE = DESPERDÍCIO ANSIEDADE E PROJETOS MIRABOLANTES = FRUSTRAÇÃO POR METAS NÃO ATINGIDAS FORTE PRESSÃO RESULTADOS EXIGIDOS DIFÍCIL CONJUNTURA = INSEGURANÇA PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
6
DIFICULDADES NO DIA A DIA EM TEMPOS DE CRISE VISÃO RECESSIVA NÃO PROPOR RESULTADOS MENORES FALTA DE CORAGEM INTERPRETAÇÃO DE PESSOA PESSIMISTA DEMONSTRAÇÃO DE INCAPACIDADE PROFISSIONAL PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
7
DIFICULDADES NO DIA A DIA EM TEMPOS DE CRISE TECNOLOGIA / COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA = VELOCIDADE NAS VARIÁVEIS EXTERNAS BOM SENSO X AVENTURA LIDERANÇA = RECURSOS E GRANDES SACRIFÍCIOS PELAS DIFICULDADES DO MOMENTO PROPOR SITUAÇÃO MAIS MODESTA PARA OBTER MELHOR SITUAÇÃO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
8
DIFICULDADES NO DIA A DIA EM TEMPOS DE CRISE AMBIENTE DE COMPREENSÃO X PRÉ-JULGAMENTO ERROS, DESVIOS E ACERTOS X FANTASMA NEGATIVO DA PENALIDADE ATITUDE POSITIVA X SENTIMENTO DE CULPA RESULTADO SATISFATÓRIO = MAIS ACÕES CORRETAS, MENOS FALHAS PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
9
PLANEJAMENTO EQUILIBRADO É UMA PODEROSA ARMA CONTRA A INEFICIÊNCIA, TRANSFORMANDO-O NUMA TAREFA MAIS ACEITÁVEL E MENOS AMEAÇADORA, QUE AJUDA A SOMAR ESFORÇOS EM LUGAR DE DIVIDÍ-LOS, E NÃO UM INSTRUMENTO DE TRABALHO CASTRADOR, CORTADOR DE CABEÇAS. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
10
CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO Buscar o equilíbrio entre o proposto e a realidade do mercado. Servir como padrão de referência para as ações propostas. Possuir flexibilidade necessária para se adaptar às possíveis mudanças de mercado. Manter a consistência das ações e a sua continuidade. Ser um instrumento de trabalho do dia a dia. SÍNTESE DO PLANEJAMENTO ATITUDEAVALIAÇÃO + PLANEJAMENTO = PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
11
CONCEITOS (“O que significa”) PLANEJAMENTO PROCESSO DINÂMICO(TRABALHO DO DIA-A-DIA) ATUALIZAÇÃO CONSTANTE PERÍODO PLANEJADO (FACILITA A TOMADA DE DECISÕES) CARACTERÍSTICAS DE FLEXIBILIDADE E NÃO DE RIGIDEZ ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DO PLANEJAMENTO REPETIÇÃO DO PROCESSO X INTERVALOS REGULARES CONTINUDIADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS (MELHORES RESULTADOS) COORDENAÇÃO DO PLANEJAMENTO ENTROSAR TODAS AS ÁREAS/PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS AÇÕES = MOMENTO CERTO + LUGAR PRETENDIDO + VERBA ESTABELECIDA PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
12
PLANO = DOCUMENTO DO PLANEJAMENTO COMO REDIGIR? PLANO = DOCUMENTO DO PLANEJAMENTO COMO REDIGIR? ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES LÓGICA NA APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO OBJETIVIDADE NO QUE SE QUER DEMONSTRAR CLAREZA PARA EXPRESSAR O PENSAMENTO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
13
1ª FASE: Determinação dos padrões com base nos objetivos e metas propostos 2ª FASE: Determinação do sistema de avaliação: - o que avaliar - como avaliar - quando avaliar - quem avalia 3ª FASE: Comparação: Resultados Reais X Resultados Previstos 4ª FASE: Ações Corretivas SISTEMAS DE AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010
14
Anedota “SOLUÇÃO DE PROBLEMAS” O que não pode existir quando se busca resultados A COISA FUNCIONA? NÃO MEXA! Sim VOCÊ MEXEU NELA? Não ENTÃO... NÃO HÁ PROBLEMA! QUE MANCADA! Sim Não VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? Sim Não ALGUÉM SABE? Não ENTÃO, VOCÊ É UM POBRE INFELIZ! Sim VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? ESCONDA! Não Sim FINJA QUE NÃO VIU! Aula de 23 de Março de 2010 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I – PROFº MARA DIOTTO
15
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I - PROFª MARA DIOTTO AULA DE 23.03.2010 ATIVIDADE PRÁTICA: ANÁLISE SITUACIONAL DO PROJETO TCC AMBIENTES RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL) MERCADOS ENVOLVIDOS (HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL) CONCORRENTES (DIRETOS E INDIRETOS) PÚBLICOS ENVOLVIDOS (DECISOR E INFLUENCIADOR) ANÁLISE DE DEMANDA (HISTÓRICO E TENDÊNCIAS) PESQUISA (OBJETIVO DO PROJETO)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.