A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É EMPREENDEDORISMO?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É EMPREENDEDORISMO?
“O empreendedor acredita em seu sonho e faz com que todos acreditem também.” Danny Barros.

2 Mitos em empreendedorismo
Empreender é abrir novos negócios Empreender é dom e destino de poucos Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos ABERTURA SOBRE EMPREENDEDORISMO (EM ANEXO) Mitos: EMPREENDER É DOM DE POUCOS: A impressão que se dá é que só os caras que aparecem sorrindo na capa das revistas Exames e Você s.a. é que podem ser empreendedores bem sucedidos. A VOCÊ s.a. é que deveria se chamar CARAS. Toda edição tem uma cara nova lá. Só gente bem sucedia. Empreender também se aprende. Tendo criatividade (que também se aprende), é só agir, desenvolver a sua arte. Veja em que vc é bom é desenvolve isso. “Há, eu gosto de criança, então o que não falta é o que fazer com elas: creches, escolas, livros, etc. – Michael Jacson também gosta de crianças.” Há que diga: “Eu gosto muito de lidar com gente”. Oras, tirando a possibilidade de ir para a selva africana para cuidar de macacos, em todas as outras atividades vc vai lidar com gente. EMPREENDER É ABRIR NEGÓCIOS Abrir negócios pode ser, abrir empresas não. O seu projeto de negócio não precisa ser uma empresa. (citar a Linda – Personal Desiner – citar as pessoas que são pagas para arrumar guarda roupas) Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe 2

3 Quando se fala em empreendedores, muitas pessoas lembram de grandes investidores ou donos de construtoras de imóveis. Porém muitos brasileiros com os quais convivemos no dia-a-dia possuem características de empreendedores. Algumas dessas características vêm desde o nascimento, outras podem ser adquiridas ao longo da vida.

4 Empreendedores não estão só nos cursos universitários
Empreendedores não estão só nos cursos universitários! Os empreendedores estão em todos os lugares - o vendedor de Água de coco na praia, a manicure que atende emdomicílio, a vendedora de produtos de beleza (há 30 anos atrás, minha tia ajudava no orçamento da casa trabalhando com isto e sem o glamour de hoje!!!) o encanador especialista em sistemas de descarga... Enfim empreendedores podem estar em qualquer lugar. Alguns deles encontram-se na informalidade.

5 O trabalhador informal é uma mistura de sobrevivência com empreendedorismo, pois nos momentos de maior necessidade, tem um lampejo de criatividade. Muitos trabalhadores informais conseguem obter uma renda apenas para conseguir sobreviver. São pessoas que preferiram enfrentar o desafio de dar certo por conta própria, ainda que sem nenhum conhecimento sobre plano de negócios, marketing ou vendas.

6 É necessário saber diferenciar também, o empreendedor do empresário
É necessário saber diferenciar também, o empreendedor do empresário. Será que todo administrador é empreendedor? Todo empresário é empreendedor? Com tanta gente falando sobre empreendedorismo qualquer profissional liberal ou não, donos de empresa, alunos de administração, são chamados de empreendedores. Então,o que torna alguém um empreendedor?

7 O PROCESSO COMPORTAMENTAL
EVENTO PERCEPÇÃO ESTÍMULO            MOTIVAÇÃO GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS DECISÃO DECISÃO REFLEXIVA (feeling) RESPOSTA

8 Como é um empreendedor? É criativo: enxerga uma necessidade que ninguém viu e transforma a sua idéia em realidade.  Busca Informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o seu ramo de atuação. Quando necessário, busca ajuda de especialistas.  Tem Iniciativa: Toma atitudes necessárias para aproveitar oportunidades e expandir seu negócio.  Assume riscos e controla os resultados.  Encontra maneiras de fazer melhor, mais rápido, ou mais barato.  É persistente: não desiste ainda que precise mudar o caminho para alcançar seu objetivo.  É comprometido: faz o esforço que for necessário para completar uma tarefa.

9 Sabe exatamente o que quer agora e para o futuro
 Coloca prazos para cada tarefa e olha seus planos sempre para saber se algo precisa ser mudado.  Registra todos os ganhos e despesas usando os registros para tomar decisões.  Busca conhecer pessoas que possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos.  Confia na sua capacidade de vencer os desafios.  Motiva a si mesmo.  É ético: comprometido com a honestidade e com a qualidade.

10 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
TÉCNICA CONCEITUAL INTERPESSOAL COMUNICAÇÃO DECISÃO COMPETÊNCIAS IDENTIFICAR OPORTUNIDADES PENSAMENTO CRIATIVO COMUNICAÇÃO PERSUASIVA NEGOCIAÇÃO AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

11 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O processo de GLOBALIZAÇÃO e de PROSPECÇÃO DE TENDÊNCIAS nasceu com a necessidade de troca de produtos, conhecimento de novos mundos e troca de informações.

12 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

13 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
ERA DA GLOBALIZAÇÃO SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO MÍDIAS DIGITAIS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

14 Globalização Econômica
Aceleração da produção Renovação dos meios técnicos – transporte e meios de produção Produção flexível Marcas e produtos mundiais

15 Globalização Cultural?
Cultura global? Universalização ou padronização? Indústria cultural Estetização dos bens de consumo

16 ASPECTOS POSITIVOS DA GLOBALIZAÇÃO:
INTEGRAÇÃO ENTRE POVOS ACESSO QUASE INSTANTÂNEO ÀS INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO QUASE QUE IMEDIATA SUPERANDO AS BARREIRAS DO TEMPO E DO ESPAÇO “MUNDIALIZAÇÃO DO SABER”

17 O LADO PERVERSO: A MESMA GLOBALIZAÇÃO QUE POSSIBILITA A APROXIMAÇÃO , O ENCONTRO, O ACESSO AO SABER POR TODOS OS HOMENS E MULHERES PROVOCA O AUMENTO DE DIVERSOS TIPOS DE EXCLUSÃO QUE PASSAM PELA EXCLUSÃO SOCIAL

18 QUAL INCLUSÃO QUEREMOS?

19 São sonhos de quem sonha com uma vida melhor.....
Aos poucos o computador vai ganhando sonhos, vai “conversando” com aquelas pessoas cheias de histórias de vida, vai registrando idéias... E as pessoas vão refletindo... São sonhos de quem sonha com uma vida melhor.....

20 CONTEXTUALIZAÇÃO O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso.

21 Sociedade da Informação
“Informação e conhecimento são, essencialmente,criações humanas e nunca seremos capazes de administra-los se não levarmos em conta que as pessoas desempenham, neste caso, um papel fundamental.” (Davenport & Prusar, 1992)

22 Sociedade da Informação
CONCEITO DE INFORMAÇÃO Informação é todo dado acerca de um determinado assunto, de interesse de uma ou mais pessoas, que possa ser interpretado ou tenha significado para o receptor. Fonte: Aurélio, 1998

23 Sociedade da Informação
CONCEITO DE INFORMAÇÃO Informação é um dado ou um conjunto de dados que transformados, auxiliam na redução de incertezas, ou seja, é o conhecimento que propicia a tomada de decisão.

24 Desenvolvimento Tecnológico – Ondas evolutivas
Sociedade da Informação Desenvolvimento Tecnológico – Ondas evolutivas de ALVIN TOLFER 5ª ONDA: Conhecimento, Inteligência 4ª ONDA: Gestão de pessoas 20aa. - Humanware 3ª ONDA:Informática 30aa Informação, Idéias Criativas - Software 2ª ONDA: Industrial 120aa. – Capital $ - Hardware 1ª ONDA: Agrícola aa. – Família, terra

25 Sociedade da Informação
A “SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO” é um produto das grandes transformações ocorridas no século e que evoluíram significativamente para o século XXI com o crescimento e o fortalecimento das redes de telecomunicações, computadores pessoais. Vivemos numa sociedade virtual com informações em tempo real.

26 Sociedade do Conhecimento
CONCEITO DE CONHECIMENTO Argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações. Trata-se de conceitos e raciocínios lógicos essencialmente abstratos que interligam e dão significado a fatos concretos. Envolve hipóteses, teses, teorias e leis.

27 INVENÇÃO INOVAÇÃO INVENÇÃO X INOVAÇÃO É UMA NOVA SOLUÇÃO É UMA NOVA
SOLUÇÃO VIÁVEL

28 Entrevista por Competência
Algumas perguntas comuns... Conte-me sobre uma situação de difícil negociação em que você obteve sucesso (Negociação) Dê um exemplo de um trabalho realizado por você com Qualidade (Qualidade Total) Fale-me de uma ocasião onde você teve que liderar uma equipe/pessoas e qual foi o resultado? (Persuasão/Liderança)


Carregar ppt "O QUE É EMPREENDEDORISMO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google