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PublicouIzabel Galindo Caires Alterado mais de 8 anos atrás
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Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo
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Conceitos de Investimento e Custos Investimento - está relacionado aos gastos destinados à ampliação da capacidade de produção de uma organização. Custos - está relacionado aos gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. O custo é um gasto que é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
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Sistemas de Custeio Sistema de Custeio Baseado em Atividades - Conhecido como “ Activity-Based Costing ” (ABC), é uma metodologia de custeio que procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Sistema de Custeio Real - é um sistema de custeio que se preocupa exclusivamente com a apuração do custo de determinado produto, decorrente de elementos obtidos dos custos de produção. Sistema de Custeio Padrão - são custos predeterminados que são utilizados para aferir desempenho, fazer orçamentos, nortear preços.
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Conceito de Benefício Benefício - aquilo que contribui para o aprimoramento da competitividade da organização (Page-Jones, 1990). Tipos: Aumento de receita – estimativa de receita adicional proveniente, por exemplo, da implantação da nova TI; Redução de Custos – estimativa de ganhos decorrente de alguma melhoria de processos; Melhoria de Serviço – estimativa referente ao fornecimento de serviços adicionais aos clientes; Satisfação de exigências legais – estimativa decorrente do atendimento, por exemplo, da legislação vigente.
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Fatores que contribuem para medir Benefícios 1. Definição dos efeitos da TI nos trabalhos dos indivíduos (Oliveira, 2000): Produtividade - índice que mede o quanto a TI pode interferir na produção do usuário em determinada unidade de tempo; Inovação - índice no qual a TI pode ajudar as pessoas na criação e/ou na tentativa de expressar novas idéias em seu trabalho; Satisfação do Usuário – índice que mede o quanto a TI pode ajudar um usuário agregar valor aos clientes internos e externos à organização; Controle Gerencial - índice que mede o grau que a TI auxilia no controle e no desempenho dos processos.
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Fatores que contribuem para medir Benefícios 2. Definição dos efeitos da TI na estratégia organizacional (Oliveira, 2000): Clientes – índice que indica o quanto a TI auxilia nas negociações com clientes e contribui para oferecer suporte; Fornecedores – índice que indica o quanto a TI ajuda a reduzir as incertezas no processamento de produtos e serviços e os custos de operações da organização e dos fornecedores; Estrutura de Custos – índice que indica o quanto a TI reduz o custo de produtos e serviços para segmentos específicos de mercado, proporcionando economias de escala;
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Fatores que contribuem para medir Benefícios Eficiência Organizacional Interna – índice que indica o quanto a TI auxilia na melhora da coordenação entre as áreas funcionais, do processo decisório, da avaliação do orçamento e do planejamento estratégico; Eficiência Inter-organizacional – índice que indica o quanto a TI amplia agiliza e facilita a comunicação com parceiros, clientes e fornecedores; Requisitos de governos e países – índice que indica o quanto a TI auxilia a tratar as questões de política sociais nas regiões onde a organização opera. Internacionalização - índice que indica o quanto a TI ajuda a organização a ampliar nacionalmente e internacionalmente seus negócios.
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Modelo de Simulação Utilizado para auxiliar na análise econômica, procurando mensurar através de cenários os efeitos financeiros causados pela implantação de TI. Etapas: 1. Criação de modelo de processo de negócio existente com sua respectiva decomposição de atividades; 2. Identificação das oportunidades/necessidades de mudanças; 3. Criação de modelo que represente as atividades do novo processo de negócio;
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Modelo de Simulação 4. Descrição da infra-estrutura necessária de TI para suportar o novo processo de negócio; 5. Criação de tabela que relacione os custos e os benefícios obtidos através da comparação do novo processo de negócio com o antigo; 6. Classificação dos custos e dos benefícios em quantitativos e qualitativos.
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Considerações para Análise Econômica Pontos a considerar: Identificação dos elementos possíveis de análise, classificando- os em investimentos, custos e benefícios; Definição dos elementos que podem ser mensurados financeiramente sem a necessidade de se fazer qualquer tipo de projeção e/ou simulação; Definição dos elementos que podem ser mensurados financeiramente, caso cenários para simulação venham a ser criados; Definição dos elementos que não podem ser quantificados financeiramente, sendo, portanto, qualitativos.
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Elementos para Análise Econômica de TI Tabela 1.1. – Elementos para Análise Econômica de TI
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Elementos para Análise Econômica de TI Tabela 1.1. – Elementos para Análise Econômica de TI
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Elementos para Análise Econômica de TI Tabela 1.1. – Elementos para Análise Econômica de TI
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Elementos para Análise Econômica de TI Tabela 1.1. - legenda: Elementos – componentes de investimentos, custos e benefícios que podem ser analisados economicamente quando da intenção de aquisição de uma TI; Inv – elemento cujo componente financeiro está relacionado aos investimentos necessários de aquisição de TI; Cust – elemento cujo componente financeiro está relacionados aos custos decorrentes da implantação; Benf – elemento que traz algum benefícios decorrente da implantação de TI; QuantF. – Elemento quantificável financeiramente; QuantC – Elemento quantificável financeiramente através da utilização de cenário; Qualit – elemento qualitativo, não quantificável.
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