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POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas

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Apresentação em tema: "POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas 1996 - 1999

2 APRESENTAÇÃO Objetivos, Estratégias e metas. Papel do turismo.
Papel dos agentes públicos.

3 INTRODUÇÃO O início : 1966 O turismo impacta em 52 setores da economia. Dados mundiais: 10% do PIB. 204 milhões de empregos. 13% dos gastos.

4 INTRODUÇÃO Dados do Brasil em 1994:
Movimentou 45 bilhões de dólares. Arrecadou 7,8 bilhões de dólares. Empregou 6 milhões de pessoas. Movimentou 16 bilhões de dólares em salário. Remunera o empregador 6,1% acima da média salarial do mercado. Participação brasileira no mercado mundial: 0,3%.

5 OBJETIVOS E METAS Idéias da política:
A ordenação das ações do setor público orientando o esforço do estado e a utilização dos recursos públicos para o bem-estar social. A definição de parâmetros para o planejamento e a execução das ações dos governos estaduais e municipais. A orientação referencial para o setor privado.

6 Resultados da Política Nacional de Turismo:
OBJETIVOS E METAS Resultados da Política Nacional de Turismo: A melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros que vivem em regiões com potencial turístico. A diversificação qualitativa dos bens e serviços produzidos e da infra-estrutura receptiva do turismo nacional. A geração de novos empregos e a manutenção dos existentes. A qualificação e requalificação dos recursos humanos já envolvidos. O aproveitamento da mão-de-obra não-qualificada, com sua consequente capacitação.

7 Resultados da Política Nacional de Turismo:
OBJETIVOS E METAS Resultados da Política Nacional de Turismo: A redução das desigualdades regionais. O maior aporte de divisas ao de pagamento. A integração socioeconômica e cultural da população. A proteção ao meio-ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. A inserção do Brasil no cenário internacional, construindo-se uma imagem externa positiva.

8 Principais metas a serem alcançadas:
OBJETIVOS E METAS Principais metas a serem alcançadas: Numero de ingresso de turista estrangeiro – Aumento de 1,8 milhão, 1994, para 3,8 milhões, 1999, com incremento de 111%, no período. Ingresso de divisas estrangeiras – Aumentar de US$ 1,95 bilhão, em 1994, para US$ 4 bilhões, em 1999, com um incremento de 105,13%, no período. Empregos gerados na economia – Passar de 9%da população economicamente ativa empregada no setor para alem da media mundial de 10,6%.

9 Planejamento estratégico
As ações do governo devem se basear em pressupostos para o desenvolvimento estratégico, tornando o produto brasileiro mais competitivo : Preservação do meio-ambiente Desenvolvimento sustentado Qualidade de vida Desenvolvimento regional Integração Geração de divisas Geração de empregos Formação de mão-de-obra Produto turístico competitivo Inserção internacional Satisfação do cliente

10 Planejamento estratégico
Macro - Estratégias Ordenamento, desenvolvimento e promoção da atividade pela articulação entre o governo e a iniciativa privada. Implantação de infra-estrutura básica e infra-estrutura turística adequadas as potencialidades regionais. Qualificação profissional dos recursos humanos envolvidos no setor. Descentralização da gestão turística por intermédio do fortalecimento dos órgãos delegados estaduais, municipalização do turismo e terceirização de atividades para o setor privado.

11 Planejamento estratégico
Objetivos estratégicos: Fomento Defesa do consumidor Desenvolvimento Inserção internacional Qualidade de serviços Descentralização Conscientização Articulação Turismo interno Promoção

12 Fomento Centrado no desenvolvimento da infra-estrutura básica e turística e na capacitação profissional.

13 Defesa do consumidor Conscientização do Mercado: Cliente em 1º lugar.
Código de defesa do Consumidor Turístico. Controle de qualidade do produto turístico. Campanha “Turista, receba bem que ele volta”. S.O.S. Turista.

14 Desenvolvimento do pensamento estratégico
Criação de um centro de estudo que se responsabilize pelo desenvolvimento e disseminação do pensamento estratégico.

15 Busca de qualidade de serviços
Conscientização do setor. Capacitação para qualidade. Normatização serviços. Criação de brigadas de qualidade total. Legislação indutora.

16 Descentralização Fortalecimento das Secretarias e orgãos estaduais/municipais para a gestão do turismo. Programa Nacional de Municipalização do Turismo. Transferencia de responsabilidade para gestão das atividades turisticas. Delegação de atividades à entidade privadas. Terceirização de serviços.


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