A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI- VARZEA Supervisora bolsista: Marcia Lima Bolsistas: Amabel Sheila de Jesus Borba Super Heróis Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma Pré I F surgiu através do entusiasmo dos alunos quando a professora levou um DVD dos Vingadores, os meninos ficaram eufóricos, e depois falaram muito de super heróis. 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Quem são os super heróis? O que eles fazem? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma Pré I F que é composta por 24 Alunos... FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Fizeram uma lista de super herois. O homem de ferro tem a luz que mata todos os vilões. O homem aranha solta teia no pulso. O Thor joga o martelo e usa raios para matar os vilões. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões... FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem oral e escrita: Identificar assuntos e temas tratados em textos de gêneros diversos, relacionando diferentes tipos de informação. Relacionar a linguagem oral à linguagem escrita, percebendo sua importância para a comunicação. Identificar a diferença entre a escrita e outras formas gráficas percebendo seus significados. Familiarizar-se com o processo de construção da escrita alfabética, ampliando suas possibilidades de comunicação. FOTO DA ATIVIDADE

5 Matemática Identificar atributos relativos à matemática, utilizando diferentes objetos. Reconhecer a grandeza física tempo, estabelecendo relações entre as unidades de medida de tempo. Identificar os números naturais percebendo sua função no cotidiano. História Conhecer as relações entre os seres vivos, compreendendo a importância dos mesmos para o meio ambiente. Ampliar as possibilidades de expressão e criação, utilizando diversos materiais, objetos, textos e equipamentos. Artes Ampliar as possibilidades de expressão e criação, utilizando diversos materiais, objetos, textos e equipamentos.

6 CONCLUSÃO: Conclui com este trabalho que o tema foi bem produtivo. E saber que o tema faz parte do cotidiano das crianças o que lhe desertaram o interesse e a participação na elaboração das atividades. BIBLIOGRAFIA TERESÓPOLIS, Matriz de Referência Curricular do Município de Teresópolis – Educação Infantil, 2015


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google