A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos básicos MÉTODO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos básicos MÉTODO."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos básicos MÉTODO

2 Conceito: Palavra grega “methodos” (meta + hodos) = “caminho para chegar ao fim” O método é o caminho, o roteiro mais seguro, eficiente, econômico, rápido e adequado para efetuar um trabalho e alcançar os objetivos

3 Classificação dos métodos
Método indutivo: parte de uma observação individual e, pelo raciocínio ascendente, chega-se ao geral, às teorias, às leis, que são as conclusões. Exemplo: O milho, o feijão, o arroz, o mamão, o tomate, o pasto, o homem, o boi, o cachorro, a galinha, o tubarão, o robalo são seres vivos que precisam de água para sobreviver. Os cereais, as leguminosas, as fruteiras, as gramíneas, os mamíferos, as aves, os peixes são seres vivos. Então, todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver.

4 Classificação dos métodos (continuação...)
2. Método dedutivo: parte-se do geral e, através do raciocínio descendente, atinge-se o particular, levando a conclusões. Exemplo: Todos os seres vivos precisam de água para sobreviverem. Os cereais, as leguminosas, as fruteiras, as gramíneas, os mamíferos, as aves, os peixes são seres vivos. Então, o milho, o feijão, o arroz, o mamão, o tomate, o pasto, o homem, o boi, o cachorro, a galinha, o tubarão, o robalo são seres vivos que precisam de água para sobreviver. Obs: método muito utilizado na ciência formal (lógica e matemática)

5 Classificação dos métodos (continuação...)
3. Método dialético (do diálogo): está no âmbito do pensamento, através do questionamentos, pelas formulações de perguntas, argumentações e respostas. Através de sucessivas perguntas e análises destas (antítese) e de sucessivas respostas (tese), pode-se chegar a verdade (síntese). Observações: Muito utilizado em investigações policiais e na magistratura. Defende que não existe nada acabado, pois tudo está em constante mudança e transformação

6 Continuação... Exemplo: “antes de ser laranja foi flor e, posteriormente, poderá ser uma árvore e chegar a húmus. Assim, a flor se transforma em laranja, esta em árvore, que ao morrer chega a húmus, e este através de novas transformações químicas, físicas e biológicas no solo, modifica o ambiente.

7 O método científico 1. O problema
Ponto de partida para elaboração de uma pesquisa ou de um projeto de pesquisa; “É uma questão que mostra uma situação que necessita de discussão, investigação, decisão ou solução” (Kerlinger, 1980).

8 Critérios para a escolha do problema (Busch; Lacy, 1983)
Importância para a sociedade; Gosto do pesquisador para realizar aquele tipo de pesquisa; Aplicação imediata dos resultados; Facilidade para a realização da pesquisa; Curiosidade científica; Existência de pouca pesquisa na área; Necessidade do cliente; Possibilidade de publicação, etc.

9 Procedimentos para se avaliar um problema (Oliveira, 2004)
Selecionar um problema importante e que precise de solução; Analisar a importância das informações obtidas; Verificar a possibilidade dessas informações contribuírem para resolver o problema; Propor explicações hipotéticas para as causas do problema; Estabelecer a relevância das explicações, utilizando como método a observação e a análise; Procurar relações entre as explicações que procuram contribuir para solucionar o problema; Procurar relações entre os dados e as explicações; Analisar.

10 2. Hipótese É formulada a partir do momento que o problema é selecionado; É uma antecipação dos fatos: representa uma suposição, uma explicação provisória; É através dela que os fatos vão ser comprovados ou rejeitados (verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar); Deve ser testável e responder ao problema; Deve ser direta e simples.

11 Observação: Uma pesquisa bem planejada leva ao teste das hipóteses.
Através da análise estatística, a hipótese pode ser aceita ou rejeitada; Quando verdadeira, há uma correspondência entre a hipótese formulada e o resultado do experimento, de modo que, verdade dentro desse contexto é uma confirmação entre o teórico e o prático, entre o conteúdo da hipótese e os fatos.

12 3. Experimentação Pode ser realizada em campo experimental, em laboratório, em computador, lagos, partes de mares, florestas, entre outros espaços físicos; Deve ser bem planejada, baseada em um projeto e executada de tal forma que leve à verificabilidade dos seus resultados; Deve seguir os três princípios da estatística: a repetição, a aleatoriedade e o controle local;

13 Continuação... Requer interpretação dos resultados;
Sempre leva a conclusões que conduzem a descoberta de novos fatos; Cada etapa deve ser registrada e ao final tudo deve ser publicado; A verificação poderá confirmar ou não a relação entre os fatos postulados e a hipótese; No caso afirmativo, a conclusão passa a ser conhecimento sistematizado.

14 Esquema do método experimental
VERIFICAÇÃO HIPÓTESE CONCLUSÃO FATOS (PROBLEMAS)

15 Método experimental Problema Hipótese Resultados e Experimento
conclusões Experimento Figura retirada de: prática, a teoria é outra…

16 Referências utilizadas:
BUSCH, L.; LACY, W. B. Science, agriculture and politics of research. Boulder CO: Westview Press, 1983. FERRÃO, R. G. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. 2a. ed. Vitória: Incaper, p. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU/EDUSP, 1980. OLIVEIRA, S. L. de. Trabalhos de metodologia científica: projetos de pesquisa., TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. 6. ed. São Paulo: Pioneira, p.


Carregar ppt "Conceitos básicos MÉTODO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google