Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlfredo Bandeira Espírito Santo Alterado mais de 8 anos atrás
1
TURISMO ECOLÓGICO Qual o mercado do turismo ecológico?
2
INTRODUÇÃO Atividades turísticas ligadas a natureza existem há muitos anos, mas ultimamente ocorreu um aumento gritante nesse tipo de viagem. Em todo o planeta imagina-se que a taxa de crescimento do turismo ecológico tenha crescido mais que 10%. Tornando-se um fenômeno típico do final do séc. XX e início do XXI. Porém para que esta atividade turística obtenha sucesso é preciso cativar e fidelizar o turista, tornando-se imprescindível o conhecer a demanda do público-alvo.
3
TURISMO ECOLÓGICO O turismo ecológico tem objetivos específicos, mas seu mercado possui um leque diversificado de opções, pois há várias formas de interação do homem com o meio ambiente. Surgindo visitantes com objetivos e motivações diferentes, como: → Pseudocientífico: geralmente formado por pessoas com elevado grau de conhecimento relacionado ao meio ambiente. Tem interação rápida com a natureza captando grande número de informações sobre os fenômenos naturais. Geralmente preferem lugares pouco visitados, viajam em pequenos grupos, não priorizam o conforto nem facilidades. As pessoas deste grupo possuem espírito aventureiro.
4
Fotos: Google imagens
6
TURISMO ECOLÓGICO: → Casual: este grupo é formado por pessoas que seguem um roteiro turístico convencional que visite uma área natural, nem sempre ecológica. Não possuem grande conhecimento sobre o meio ambiente, mas sempre buscam informações. Preferem pontos de boa infra-estrutura e fácil acesso. O que lhes atraem é a beleza singular.
7
TURISMO ECOLÓGICO: Lagos Salobres do Pantanal (MT) Foto: Margi Moss
8
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens
9
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens Caldas Novas/ GO
10
TURISMO ECOLÓGICO: → Excêntricos: preferem lugares exóticos e pouco visitados. Normalmente não fazem grandes interações com o meio ambiente, pois seu objetivo é de atingir metas e desfrutar da experiência em si. Preferem locares desconfortáveis e sem infra-estrutura, não se importando com o preço a ser pago.
11
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens Arembepe/BA
12
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens Tailândia
13
TURISMO ECOLÓGICO: → Aventureiros: gostam de atividades físicas envolvidas com a natureza. Primam pela superação de obstáculos, pois adquirem auto-confiança ao fazerem. Não desanimam por contusões, roupas sujas e arranhões pelo corpo, etc. Há que se ter cuidado para que esse turista não se preocupe mais com atividades esportivas.
14
TURISMO ECOLÓGICO: Foto Pauletto
15
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens
16
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens
17
TURISMO ECOLÓGICO: → Alternativos: procuram formas de lazer alternativas e/ou baratas. O que lhes importa é a liberdade junto a natureza e o prazer obtido nestas práticas. Não está muito consciente sobre questões referentes a poluição e maiores impactos que poderá causar.
18
TURISMO ECOLÓGICO: Fotos: Google imagens
19
TURISMO ECOLÓGICO: É preciso compreender o tipo de público que o e empreendimento pretende atingir, definindo o mercado a ser atingido, observando a suas potencialidades para planejar ações de atração ao turista, a curto médio e longo prazo. Verdadeiramente o turismo ecológico nesta estabelecendo-se em grande escala e como todo o tipo de turismo relacionado com a natureza tem um conjunto de princípios aplicáveis. O que limita o turismo ecológico é o impacto a ser causado e não o número de visitantes, pois quanto maior o número de visitantes, maiores os cuidados e investimentos em infra-estrutura, trabalho e educação ambiental.
20
GRUPO THAÍSTHUANY
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.