Carregar apresentação
1
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
GILSON BATISTA ALVES E MARCELENE CUNHA
2
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes". Rubem Alves
3
Abordagem conceitual:
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori). Abordagem conceitual:
4
Algumas reflexões: Diante das realidades da sociedade contemporânea, é imprescindível a nós, educadores, a tomada de consciência de que os alunos têm uma cultura e uma curiosidade que precedem à imposição da escola. Promover a igualdade entre desiguais exige uma visão crítica do educador que busca ampliar não só os conhecimentos de sua área de ensino, mas também toda uma visão de mundo aliada à crença de que a escola precisa considerar os educandos como seres humanos, portanto, seres histórico-sociais.
5
O aluno no processo educacional é visto como um fator essencial para a construção do conhecimento, e não só como um mero recebedor de conteúdos. A busca pelo saber não está ligado exclusivamente no ato de ouvir, copiar e fazer exercícios, pois neste aspecto metodológico os alunos devem permanecer calados e quietos em suas carteiras, entretanto, é possível realizar vários tipos de propostas que pressupõem a participação ativa do aluno e não se limitar apenas aos aspectos intelectuais ou a memorização de conteúdos julgados como relevantes, segundo Reznike e Ayres (1986 apud CANDAU, 1988, p. 121), “Quando falamos em reavaliação crítica, estamos atendendo não só para o processo em si do ato educativo, mas também para tudo aquilo que os alunos já trazem enquanto vivência, enquanto formação cultural”.
6
Assim, através dos mais variados meios de construção do conhecimento a tarefa do professor deve ser, não somente passar conteúdo mas sobretudo que os alunos estejam construindo conhecimento, principalmente,ter um olhar crítico do mundo que o cerca.
7
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar: a) Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem; b) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se; c) As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas); d) Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:
8
Métodos e Técnicas Didáticas Individuais
Métodos e Técnicas Didáticas Interativas Métodos e Técnicas Didáticas Individuais Leitura Dirigida Discussão Solução de Problemas Debate Estudo de Casos Estudo em Grupo Pesquisa Diálogo Estudo/Tarefa Dirigida Simpósio Aulas práticas de laboratório Painel Aulas práticas de oficina Phillipps 66 ou 22 Aulas práticas de campo-estudo do meio Comissão Trabalho Individual Entrevista Demonstração de Teorias Mesa Redonda Aulas Expositiva Fórum Seminário Apresentação de Soluções Dramatização
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.