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B O A S V I N D A S Ano Letivo 01/2016

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Apresentação em tema: "B O A S V I N D A S Ano Letivo 01/2016"— Transcrição da apresentação:

1 B O A S V I N D A S Ano Letivo 01/2016
FATEC ZONA SUL

2 PAUTA Primeiro Semestre de 2016 Calendário e Horário de Aulas
Direitos e Deveres Discentes Frequência Sistema de Avaliação Horario de Funcionamento / Atendimento Secretaria Biblioteca Coordenação Portal do Aluno ( Aproveitamento de estudos e proficiência e-fatec SIGA - Notas e faltas DP´S Ciência sem fronteiras (falta) Estágio Monitoria Jornada de Soluções Tecnológicas Trabalho de Conclusão de Curso

3 CALENDÁRIO

4 HORÁRIO DE AULAS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

5 HORÁRIO DE AULAS GESTÃO EMPRESARIAL

6 HORÁRIO DE AULAS LOGÍSTICA

7 ROTEIRO DA SEMANA 03/02/2016: 04/02/2016: 05/02/2016:
03/02/2016: 04/02/2016: 05/02/2016: Recepção de Calouros Aula Magna Apresentação Corpo Diretivo, Coordenação e Docente Tour pela Fatec Zona Sul Visita a Biblioteca Visita aos laboratórios de Informática Proficiência e exames de Inglês (TOEFEL) Intercâmbios realizados pelos alunos e professores Apresentação de trabalhos relevantes

8 DIREITOS E DEVERES DO CORPO DISCENTE
Frequência nas aulas e demais atividades curriculares e utilizar os serviços educacionais e administrativos e técnicos oferecidos pela instituição; Votar e ser votado, na forma da lei, nas eleições para representantes de classe; Recorrer de decisões dos órgãos deliberativos ou executivos; Observar o regime escolar e disciplinar e comportar-se, dentro e fora da Universidade, de acordo com princípios éticos condizentes; Selar pelo patrimônio da Faculdade;

9 FREQUÊNCIA IMPORTANTE Presença: 75%
Aluno deve ficar atento à chamada para não ficar com falta. Aluno que tiver mais de 2 faltas consecutivas será chamado pela coordenação. Aulas semanais: 4 aulas – 80 horas (25%= 20 faltas = 5 aulas no semestre) Aulas semanais: 2 aulas – 40 horas (25%= 10 faltas = 5 aulas no semestre) 9

10 COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA
Como se aplica: O aluno entra com o pedido de compensação de ausência na Secretaria, mediante requerimento e documento comprobatório ( Atestado Médico ) no prazo de 3 dias após o término do atestado. Serão providenciados trabalhos referentes as disciplinas ministradas no semestre letivo; O prazo para entrega dos trabalhos é de 30 dias após retirada na Secretaria

11 COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA
O professor e/ou coordenador não poderão receber atestado médico do aluno, pois o mesmo deverá ser encaminhado a SECRETARIA para os procedimentos de praxe. O aluno deverá solicitar a compensação de ausência através de requerimento e entregar o atestado médico ou documento comprobatório na SECRETARIA em até 3 (três) dias úteis do retorno às aulas. Sem o documento comprobatório o requerimento deverá ser indeferido pelo Diretor. Depois de deferido o requerimento deve-se providenciar todos os temas com os professores do período solicitado pelo aluno.

12 COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA
Haverá abono apenas nos seguintes casos: Participação de reuniões da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior). Reserva Militar Quando o aluno for membro da Comissão local de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI.

13 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1° Bimestre: Período de provas: 28/03 a 09/04
Matéria do bimestre VISTA DE PROVAS: 11/04 a 16/04 Peso 3,5

14 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2° Bimestre: Período de provas 06/06 a 18/06
Matéria do bimestre VISTA DE PROVAS: 20/06 a 25/06 Peso 5

15 SISTEMA DE AVALIAÇÃO Média Final: TR: P3:
(B1*0,35) + (B2*0,5) + (TR*0,15) As notas bimestrais poderão ser: Trabalhos Práticos Provas Seminários Trabalhos propostos ao longo do semestre e atividades realizadas na Jornada de Soluções Tecnológicas Aluno poderá requerer prova substitutiva, no caso de falta na P1 ou P2 e se estiver com média final entre 2,5 e 5,5 SUBSTITUTIVA: 27/06 a 02/07

16 TRABALHOS PRÁTICOS Contribuir para o desenvolvimento das competências prescritas nas diretrizes curriculares de cada curso. Mudar o conceito de aula. Ampliar o papel do professor. Transferir o foco do ensino para a aprendizagem. Aumentar eficácia do processo de construção do conhecimento.

17 TRABALHOS PRÁTICOS Objetivos
Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo seu aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Aplicar as teorias e os conceitos na solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

18 TRABALHOS PRÁTICOS Aplicação para ingressantes
Os trabalhos práticos ocorrem nos horários livres de cada semestre em que está previsto. Os grupos de alunos deverão utilizar o horário vago, todas as semanas, para a resolução das etapas dos trabalhos.

19 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO / ATENDIMENTO
SECRETARIA: BIBLIOTECA: COORDENAÇÕES: Segunda a Sexta: 7:00 às 20:00 Sábados: 7:00 às 12:00 Plantão de Atendimento ao Aluno: ANÁLISE DE SISTEMAS Quintas-feiras: 08:30 às 11:30 19 às 22 GESTÃO EMPRESARIAL Segundas e Quartas: 10 às 17 LOGÍSTICA Segundas à Sextas: 13 às 17 Quintas e Sextas: 19 às 21

20 PORTAL DO ALUNO

21 APROVEITAMENTO DE ESTUDOS/ PROFICIÊNCIA
 Quanto ao aproveitamento de estudos O aluno deverá entregar na SECRETARIA, histórico escolar, conteúdos programáticos de disciplinas que tenham sido aprovadas em instituição de ensino superior para análise curricular da coordenação. Quanto à proficiência O aluno deverá solicitar na SECRETARIA, até dia 06/02/2015 a proficiência das disciplinas do curso, e realizar suas provas até final do mês de fevereiro. PERMITIDO APENAS NO INGRESSO DO CURSO.

22 PROFICIÊNCIA INGLÊS Caracterização

23 E-FATEC Sistema de apoio as aulas presenciais Conteúdo Programático
Materiais e slides

24 SIGA http://www.sigacentropaulasouza.com.br/aluno/login.aspx
 Notas e Faltas

25 DP´S IMPORTANTE Até 3 disciplinas de DPs, o aluno é promovido para a série seguinte. À partir de 4 DP´s o aluno fica retido na série que estava cursando, podendo cursar as disciplinas que foram reprovados Discentes reprovados em 5 ou mais disciplinas, devem cursá-las no horário regular de aulas no mesmo semestre letivo. DP´s são solicitadas na Secretaria. OBS: O aluno deverá solicitar sua DP na rematrícula

26 DP POR NOTA FORMA DE APLICAÇÃO O aluno solicita o requerimento
A Secretaria informa ao professor. Após a aplicação da prova a Secretaria atualiza a nota no histórico do aluno. OBS.: Aluno que solicitou a matricula da dependência por nota e não fez a prova, estará reprovado por falta e deverá cursá-la no regime de dependência por falta. Aluno de dependência por nota deverá solicitar a prova até 2 semestres após sua aquisição.

27 DP POR FALTA FORMA DE APLICAÇÃO O aluno solicita o requerimento
A Secretaria informa ao professor. O aluno frequenta as aulas regulamente em horário normal de aula realizando todas as atividades propostas à disciplina. Após o término do semestre letivo a Secretaria altera a nota direto no histórico do aluno.

28 CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Caracterização

29 ESTÁGIO Uma oportunidade para o profissional em formação tomar contato com sua área no ambiente empresarial, aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas em situações reais do dia a dia. Os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial e Logística devem obrigatoriamente cumprir a partir do quinto semestre do curso um estágio de 240 horas, nas quais deverão ser supervisionados por um profissional da empresa onde estagiarem de forma que suas atividades sejam acompanhadas e possam ser validadas pela Coordenação de Estágios da Fatec Zona Sul.

30 PLANTÃO DE ESTÁGIO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Eduardo Bonetti Plantão: Manhã: Quarta Noite: Segunda Quinta 8:40 às 12:10 21:10 às 22:50 19:20 às 21:00 GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Plantão: Manhã: Tarde: LOGÍSTICA Plantão: Tarde: Noite:

31 MONITORIA Caracterização
A atividade de monitoria não pode conflitar com as demais atividades regulares do aluno. O exercício da monitoria não se confunde com o exercício regular da docência, não podendo o monitor substituir o professor nas aulas, nem ser responsabilizado, total ou parcialmente, pelo processo formal de avaliação dos alunos. O monitor receberá certificado de monitoria a cada semestre desde que tenha avaliação positiva do orientador e da Coordenação.

32 JORNADA DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
 Palestras e minicursos do mercado na Fatec Zona Sul

33 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Momento do curso no qual o aluno produzirá, sob orientação de um docente do curso, um trabalho de caráter acadêmico sobre tema relacionado à sua área de formação. O orientador é definido conforme a disponibilidade dos docentes e o tema escolhido pelo aluno. Após a elaboração do TCC, o aluno deverá apresentá-lo e submetê-lo à apreciação de uma Banca Examinadora, devendo ser capaz de defender o trabalho desenvolvido. As atividades visando a elaboração do TCC são iniciadas no quinto semestre e estendem-se até o sexto semestre do curso num total de 160 horas, no qual o aluno terá inclusive uma disciplina específica para fechamento do processo de elaboração do trabalho.

34 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Monografia sobre assunto de inovação tecnológica Integrante: 1 aluno e seu orientador Desenvolvimento de software e/ou aplicativo mobile Integrante(s): até 3 alunos e seu orientador

35 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Gestão Empresarial:
Artigo sobre Integrante: Desenvolvimento de Integrante(s):

36 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Logística: Artigo sobre
Integrante: Desenvolvimento de Integrante(s):

37 PARA UM ÓTIMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM!
SEJAM BEM VINDOS E APROVEITEM O ANO DE 2016 PARA UM ÓTIMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM! ALEX: - LOGÍSTICA REBECCA: - ADS SILZA: - GESTÃO COORDENAÇÃO ADS


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