A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves INFLUÊNCIA DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves INFLUÊNCIA DA."— Transcrição da apresentação:

1 CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves INFLUÊNCIA DA ESQUILA PRÉ-PARTO NA MORTE PERINATAL DE CORDEIROS DA RAÇA CORRIEDALE. Discentes: Franciele Moro, Luisa Garcia, Matheus Alves, Thainá Araújo 1

2 2 INTRODUÇÃO  Detém cerca 17,4 milhões de cabeças ovinas distribuídas por todo o pais.  Apresenta o 17º maior plantel mundial.  A Ovinocultura no Rio Grande do Sul é uma das principais atividades pecuárias desenvolvidas no estado com um rebanho de 4 milhões de cabeça.

3 3 INTRODUÇÃO  A escolha da raça é que garantirá o sucesso da produção, como por exemplo, a raça Corriedale.  A esquila pré- parto é utilizada como importante método para o aumento da taxa de sobrevida dos cordeiros em até 17% do peso ao nascer.

4 4 OBJETIVO OBJETIVOS GERAIS Estudar os efeitos da esquila pré- parto na mortalidade dos cordeiros.

5 5 OBJETIVO OBJETIVOS ESPECIFICOS Comparar a mortalidade perinatal de cordeiros da raça Corriedale nascidos de fêmeas esquiladas antes do parto ou não.

6 6 MATERIAL E METÓDOS LOCAL O experimento será realizado em uma fazenda de médio porte, situada na Estrada Ferraria, município de Bagé-RS ANIMAIS Serão utilizados 40 ovelhas da raça Corriedale com idade entre 2,5 e 4 anos. E um carneiro da mesma raça

7 7 MATERIAL E METÓDOS METODOLOGIA Aos 45 dias pós o encarneiramento será realizada ecografia. Quando as fêmeas completarem 120 dias de prenhes será realizada a esquila método Tally -Hi.

8 8

9 9

10 10 PARÂMETROS AVALIADOS Serão registrados o tempo que o cordeiro levará para ficar em pé, o tempo que procurará o úbere da mãe e o tempo que permanecerá mamando, durante uma hora após o nascimento. Decorrido uma hora, os cordeiros serão identificados e pesados.

11 11 RESULTADOS ESPERADOS Verificar se a esquila pré-parto em ovelhas Corriedale terá influência na taxa de mortalidade perinatal dos cordeiros. Verificar se a esquila pré-parto em ovelhas Corriedale terá influência na taxa de desempenho zootécnico dos cordeiros.

12 12 CRONOGRAMA Jun/15Jul/15Ago/15Set/15Out/15Nov/15Dez/15 a Mai/15 Revisão Bibliográfica X X X X X X X Seleção dos animais e montagem dos grupos X Execução do projeto X X Tabulação e Análise Estatística X X Redação e Apresentação X

13 13 REFERÊNCIAS ÁVILA, S.V et al. O Retorno da Ovinocultura ao Cenário Produtivo no Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 11, n. 11, p. 2419-2426, jun. 2013. DREYER, T.C. O monitoramento nutricional de ovelha, no período de um ano e o efeito da esquila no meio da gestação no peso ao nascer e perfil hematológico do cordeiro recém-nascido. Porto Alegre: UFRGS, 2012. GUYOTI, M.V. Efeitos da esquila durante a gestação no metabolismo de ovelhas e cordeiros na fase pós-nascimento. Porto Alegre: UFRGS, 2013. ZAGO, Daniele. Efeito da esquila e do nível de feno na dieta de cordeiros confinados no inverno. Porto Alegre: UFSM, 2013. MENDONÇA, Gilson de. et al. Morfologia, Característica da Carcaça e Componentes do Peso Vivo em Borregos Corriedale e Ideal. Ciência Rural, Santa Maria, v. 33, n. 2, p. 351-355, 2003.

14 14 Muito Obrigado!


Carregar ppt "CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves INFLUÊNCIA DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google