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Inovação no setor público: uma análise do choque de gestão (2003-10) sob a ótica dos servidores e dos preceitos teóricos relacionados à inovação no setor.

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1 Inovação no setor público: uma análise do choque de gestão (2003-10) sob a ótica dos servidores e dos preceitos teóricos relacionados à inovação no setor público Alunos: Bruno Reis Bechtlufft Maria Clara Naime Gustavo Bernardes Pedro Richter Planejamento na Administração Pública UFMG - FACE

2 Introdução Início de 2003 e o governo de Minas Gerais apresentava um déficit de quase 2,4 bilhões de reais. O cenário de caos é agravado com a péssima qualidade nos serviços públicos, infraestruturas e dificuldade na arrecadação de recursos Surge então o plano “Choque de Gestão” (CG) como alternativa para tal quadro econômico O CG tem como objetivo principal impulsionar a administração pública, buscando a eficiência e eficácia.

3 Introdução O pilar centrar do choque de gestão se dá na pespectiva de governança social – equilíbrio e articulação de interesses entre o Estado, mercado e sociedade) O cerne da questão é alinhar estas questões que são de interesses de vários “públicos O decorrer do artigo é sobre o CG sob a gestão e ótica dos servidores inseridos no contexto da política Demonstrar o ponto da “inovação no setor público”

4 Mudança organizacional Mudanças feitas no setor público podem ser realmente classificadas como alterações organizacionais? Alterações só podem ser na linha de Modificação na estrutura Modificação comportamental Para Bertero (1976) e outros autores a mudança na administração pública só é possível de se conseguir através da “modernização organizacional (MO)” Assim alterações administrativas não são consideradas como mudanças organizacionais.

5 Mudança organizacional As mudanças podem ocorrer de várias formas, entre elas estão: Inovação tecnológica Questões ambientais Alterações da forma de vida da sociedade Para o artigo em si considerou-se as 5 modificações citadas por Motta (2001) 1) Compromisso ideológico 2)Necessidade ambiental 3)Releitura de crítica à realidade 4)Intencionalidade social 5)Processo de transformação do indivíduo

6 A inovação no setor público vista como mudança radical Segundo Motta (2001) e Spink (2006) inovação no setor público esta extremamente ligado a mudança Farah (2006) aponta que o Brasil viveu 2 grandes momentos de inovação no setor público – decádas de 1930 e 1980 Inovação brasileira voltada para duas direções: Eficiência Democracia

7 Choque de Gestão como pespectiva invodora Segundo Vilhena, Martins e Marini (2006) dois pontos deixam a politíca de choque de gestão extremamente inovadora: Adequação voltada para o desenvolvimento Pespectiva integradora das políticas Ações de “hoje para hoje” e “hoje para amanhã” Consilidação da gestão por resultados dentro do governo de MG

8 Procedimentos Metodológicos Estratégia: Metodologia qualitativa. Perfil: 70 entrevistados Classe executora Sec. Defesa Social (45 entrevistados) Sec. Transportes e Obras (21 entrevistados) Classe idealzadoraSec. de Estado de Planejamento e Gestão (4 entrevistados) Análise: 3 categorias CG era de fato inovador? Em quais aspectos? Análise dos aspectos inovadores. Investigação em dimensões conceituais.

9 Resultados da Pesquisa Resumo: De maneira geral, quase todos afirmaram que a gestão adotada em Minas Gerais nos últimos oito anos era inovadora. Destaques das respostas dos entrevistados: Firmeza Confiabilidade Alta credibilidade Expectativa de continuidade Opinião favorável: “Não tenho nenhuma dúvida disso! É uma inovação! Uma grande inovação!” Opinião contrária: “… é inovador no campo da gestão, como metodologia de acompanhamento, mas não necessariamente no campo democrático, na gestão participativa”.

10 Resultados da Pesquisa Dimensões inovadoras: Pessoais concretas Pessoais subjetivas Tecnológicas e estruturais Sociais concretas e subjetivas Financeiras e orçamentárias Processuais voltadas para os resultados Desenvolvimento e evolução da política pública específica dos órgãos estruturados Econômicas e políticas

11 Resultados da Pesquisa Pontos de reflexão: Em que medida as melhorias identificadas, pelos atores entrevistados, de fato, representaram inovações do CG, em relação a gestões governamentais anteriores? Em que medida os servidores entrevistados, de fato, foram capazes de identificar as melhorias do CG, mencionadas por eles, a partir da sua própria percepção sobre a mudança, sem interferência externa?

12 Aspectos inovadores Estratégico: melhorias processuais voltadas para os resultados (objetivos e metas); otimização e redefinição da forma de atuação (foco na eficiência) duplo planejamento : visão de futuro Estrutural: redefinição da estrutura da administração pública para rearranjo matricial (gestão de projetos) adequação estrutural de órgãos instrumentos de desempenho, avaliação e controle das políticas públicas criação e redistribuição de cargos (empreendedores públicos) Tecnológico: novos recursos materiais; criação e desenvolvimento de sistemas –gestão e controle financeiro, compras, pessoal - e capacitação pessoal.

13 Aspectos inovadores  Em termos humanos, cultural e político não houve inovação, pois focou muito a questão da eficiência organizacional e deixou de lado a mudança do papel do indivíduo bem como sua remuneração.  Indivíduos foram vistos como meros “recursos” e não como parte essencial.  Cultural - apesar de não ser o foco, mas ao longo de sua implementação, gerou efeitos que conduziram a isso,ainda que de forma incipiente – valores, atitudes, hábitos e interesses.  considerando o fator político, pôde-se observar que foram muitas alterações provocadas na estrutura formal de órgãos e entidades, mas elas não necessariamente refletiram um ganho na questão participativa (centralização das decisões e da tomada de decisões).

14 Aspectos inovadores  Desenvolvimento e evolução das políticas públicas:  Criação de indicadores qualitativos e quantitativos  Entrega de serviços em prazo adequado  Mecanismos de integração entre órgãos e sercretarias * Não focaram o aumento do poder da sociedade na formulação e implementação de políticas, apenas na forma de gerir e acompanhar  Âmbito social:  Maior transparência

15 Respostas Vagas

16 Conclusão  Opinião geral dos entrevistados: “ O CG é inovador”  Divisão clara das vizões trazidas pelas classes: - Idealizadora: inovação em um ambito mais estrategico - Executora: inovação nas rotinas de trabalho e políticas públicas

17  De acordo com os conceitos teóricos apresentados no artigo segue definição do autor do CG: Estratégico Estrutural Tecnológico GERENCIAL Controle Humana Cultural Política


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