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PublicouDalila Figueira Carmona Alterado mais de 8 anos atrás
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Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba
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Empowerment - Termo em inglês traduzido como “empoderamento” nos países de língua portuguesa, com exceção do Brasil, que utiliza a expressão original.
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Definições - Maximiano(2004): define essa ferramenta como atribuir poderes e decisões a alguém. - Chiavenato(2008): trata-se de dar poder, autoridade e responsabilidade às pessoas para torná-las mais ativas e proativas dentro da organização.
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Definições - Rodrigues e Santos(2004, p.265): O Empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
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Por que implantar? - Os funcionários se sentem mais valorizados e motivados por deterem o controle sobre suas atividades. - Esse mecanismo possibilita aos gestores um ambiente de menor pressão, dando- lhes liberdade para o desenvolvimento de novas ações.
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Para o sucesso é preciso... 1 – Participação direta das pessoas nas decisões; 2 – Atribuição de responsabilidade pelo alcance de metas de trabalho; 3 – Liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho
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Para o sucesso é preciso... 4 – Atividade grupal e solidária, e trabalho em equipe. Tudo deve ser feito em trabalho conjunto. 5 – Avaliação do próprio desempenho da equipe.
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IMPORTANTE - O discurso dos líderes tem que ser igual à prática. A hipocrisia leva ao Empowerment negativo.
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Equipe, Equipe e Equipe - O lugar onde o Empowerment pode e deve ser utilizado é no trabalho em grupo ou em equipes; - O Empowerment caracteriza sistema de trabalho de alto desempenho, diferente do sistema tradicional
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Equipe, Equipe e Equipe - Esse sistema de alto desempenho exige um trabalhador com melhor formação, comprometido com o processo e com a organização.
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Case General Eletric(GE) - Jack Welch reduziu ao máximo o número de relatórios burocráticos, autorizações e medições que eram contrários à nova cultura. - Welch desejava que a GE fosse conhecida por seus clientes e funcionários, em todas as suas linhas de negócios, por velocidade, simplicidade e confiabilidade.
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Case General Eletric(GE) - Através de reuniões em cada uma das localidades de suas filiais, a GE identificou itens que poderiam ser imediatamente alterados e se tornar mais coerentes com a nova cultura.
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Seqüência de ações para a implantação - - Tolerância a erros; - Desenvolver confiança; - Visão; - Fixação de metas; - Avaliação e motivação.
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Novas responsabilidades - Pela execução excelente da tarefa; - Pela execução excelente da tarefa; - Pela melhoria contínua do trabalho; - Orientação para metas a alcançar; - Foco passa a ser no cliente(interno e externo); - Trabalho realizado em equipe; - Foco na missão e visão do negócio; - Ação é traduzida em agregar valor à todos.
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Liderança - O líder tem como principal responsabilidade a missão de desenvolver seus liderados e apoiá- los nas decisões e nas soluções de problemas, favorecendo o enriquecimento do cargo; - Melhorando a qualidade dos trabalhos por meio de um excelente canal de comunicação e informação.
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Empowerment X Liderança - A pessoa mais importante em um processo de delegação do poder não é o funcionário que irá receber a autoridade, mas, sim, o gestor que está delegando o seu poder de decisão a ele. - Se esse gestor não estiver preparado, pode perceber, inicialmente, uma sensação de perda de poder e de controle e, por esse motivo, acaba delegando apenas as tarefas.
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