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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. POR QUE PLANEJAR? Para preparar-se para o inevitável; Para controlar: minimizar ou eliminar as influências de mercado; Minimizar.

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1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 POR QUE PLANEJAR? Para preparar-se para o inevitável; Para controlar: minimizar ou eliminar as influências de mercado; Minimizar a necessidade de revisões durante a execução; Para coordenar suas atividades.

3 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

4 HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Surgiu nos anos 50 na América, como exercício orçamentário; Expandiu-se para grandes organizações na década de 60; Surgiu como forma de lidar com a acirrada competitividade das empresas.

5 DEFINIÇÃO DE PE Processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações integradas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a tomar decisões antecipadamente; “É uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. (Philip Kotler, 1975) “Um futuro desejado para a organização e os meios mais eficazes de alcançá-los”. (Ackoff, 1970)

6 ETAPAS Definição da Missão e Negócio; Visão estratégica; Análise Ambiental (externa e interna); Diretrizes estratégicas; Ações estratégicas; Acompanhamento e Avaliação do processo.

7 Delimita os domínios de atuação da Instituição; Envolve todos os níveis para a consecução dos fins maiores. CARACTERÍSTICAS

8 BENEFÍCIOS Rapidez nas decisões; Melhora a comunicação; Aumento da capacidade para tomada de decisões; Direção única para todos; Melhor relacionamento com o ambiente externo; Possibilita resolução antecipada de conflitos.

9 MISSÃO Objetivo maior da unidade; Traduz a sua razão de ser; “Formar Recursos Humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área de saúde à comunidade e região”. (HU - UFJF)

10 NEGÓCIO Meio pelo qual a empresa consegue cumprir a sua missão. “Assistência, Ensino e Pesquisa na área de saúde para o desenvolvimento da região”. (HU - UFJF)

11 VISÃO Projeção do futuro; É um sonho possível. “ O HU deverá nos próximos dois anos ter autonomia na rede de serviços de saúde, como centro de referência para o desenvolvimento regional, formando e reciclando RH, consolidando a pesquisa e prestando assistência humanizada à clientela da região, com qualidade e resolubilidade”. (HU - UFJF)

12 Identifica o negócio; É a partida; Identifica quem somos; É motivadora; Foco do presente para o futuro. É o que se “sonha” para o negócio; É “aonde vamos”; É inspiradora; Projeta “quem desejamos ser”; Focalizada no futuro. VISÃO MISSÃO

13 ANÁLISE AMBIENTAL “ Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates” (A arte da guerra – Sun Tzu)

14 Características: I → requerem um esforço adicional global por parte da unidade; II → provocam maior impacto na eliminação dos pontos fracos e no fortalecimento dos pontos fortes; III → aproveitam oportunidades e criam condições de defesa frente às ameaças; IV → são consideradas inadiáveis e relevantes para a sobrevivência da unidade. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

15 AÇÕES ESTRATÉGICAS Projetos que devem ser implementados de modo que as diretrizes estratégicas sejam resolvidas; Devem ser pensadas em termos de viabilidade e necessidade estratégica.

16 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Acompanhamento é fundamental; Verificação periódica; Deve ser mensurado de maneira qualitativa e quantitativa.

17 As empresas privadas visam o lucro e o crescimento no mercado em que atuam X As instituições públicas visam a prestação de um serviço com o objetivo do bem comum da população PE: Setor Público X Setor Privado

18 Histograma; Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência); Fluxograma; 5W2H; Diagrama de Ishikawa (Causa e efeito, “espinha de peixe”). FERRAMENTAS

19 Fonte: DATASUS, Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde - outubro de 2006. Histogramas para o desempenho dos hospitais no padrão de conformidades segundo as regiões geográficas e Brasil – 2006 - Brasil HISTOGRAMA

20 Ferramenta utilizada para priorização das ações na gestão. Cada problema deve ser pontuado numa escala de 1 a 5 em cada critério, conforme a tabela: NotaGravidadeUrgênciaTendência 5Extremamente graveExtremamente urgente Se não for resolvido, piora imediatamente 4Muito graveMuito urgenteVai piorar em curto prazo 3GraveUrgenteVai piorar em médio prazo 2Pouco gravePouco urgenteVai piorar em longo prazo 1Sem gravidadeSem urgênciaSem tendência de piorar MATRIZ GUT

21 Serve para visualizarmos holisticamente determinada atividade. Encaminhamento de paciente para consulta FLUXOGRAMA

22 5W2H Utilizada para se conhecer os processos, como os produtos/serviços são planejados, produzidos e entregues; São atribuídas as responsabilidades e é determinado como o trabalho deverá ser realizado.

23

24 DIAGRAMA DE ISHIKAWA Possíveis causas do atraso entre cirurgias

25 ACKOFF, R. L. A Concept of Corporate Planning. John Wiley & Sons: New York, 1970. ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica. Rev. FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, mai/ago. 2000. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1975. SUN TZU. A arte da guerra. BIBLIOGRAFIA


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