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25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.

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1 25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito Professora Associada 3 – Escola de Enfermagem/USP Diretora do Departamento de Relações Internacionais – SOBEST Coordenadora do Comitê de Educação/ WCET

2 PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO MUNDO Total = 68 57 programas credenciados pelo WCET (ate março de 2015) 49 ETNEPs 5 REPs Stoma/ 3 REPs Stoma & Wound 11 a distância (Brasil (16), China (11), EUA (6): > número de cursos) NO BRASIL 16 ETNEPs MOU EUA (informal) Brasil Alemanha Austrália

3 PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA Critérios de Credenciamento dos Cursos Coordenação/ Assessoria por Estomaterapeuta Carga horária mínima (estabelecida pelo CNE/MEC – 360 hs Distribuição proporcional de carga horária: metade prática clínica Relação para supervisão de campo: 2 alunos: 1 ET Infraestrutura adequada, incluindo biblioteca Recursos humanos qualificados Campos de prática adequados ao ensino

4 PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA Impacto da Educação em Estomaterapia no Brasil SOBEST/ Seções Estaduais Revista Estima TiSOBEST Semana Nacional de Estomaterapia Encontro de Pesquisa em Estomaterapia Congresso Mundial do WCET Políticas p ú blicas (estaduais e nacional) Integração com associações nacionais e internacionais Disseminação dos ETNEPs (federação) N ú mero de disciplinas de graduação e pós-graduação N ú mero de teses e dissertações Patentes (dispositivos/ softwares/ cursos online etc…)/ mídia Datas comemorativas internacionais (Prevenção UP; Norma Gill; Estomizados)

5 VISIBILIDADE CREDIBILIDADE MISSÃO VALORES RESULTADOS MESTRADO PROFISSIONAL? ESTOMATERAPIA MELHORA DA QUALIDADE DO CUIDADO O QUE QUEREMOS? CUIDADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS? CUIDADO AVANÇADO?

6 ÁREA Programas e Cursos de pós- graduação Totais de Cursos de pós- graduação TotalMDFM/DTotalMDF Enfermagem67192153198503315 Brasil3.8811.295665891.9315.8123.2261.997589 Fonte: SNPG Data atualização: 20/03/2015 Legenda: M - Mestrado Acadêmico D - Doutorado F - Mestrado Profissional M/D - Mestrado Acadêmico/Doutorado http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarArea&identificador=20 Notas CAPES 4 (5)/ 3 (10) Cuidado/ Atenção Primária/ Gestão/ Ensino/ Tecnologia PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (ME E DO)

7 MESTRADO PROFISSIONAL (MP) (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 “...aplicabilidade técnica, flexibilidade operacional e organicidade do conhecimento técnico-científico, visando o treinamento de pessoal pela exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício da inovação, visando a valorização da experiência profissional.” √ Princ í pios

8 MESTRADO PROFISSIONAL (MP) “É uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.” √ Conceito √ Objetivos contribuir com o setor produtivo nacional > competitividade e produtividade qualificar para a prática profissional avançada, transformadora e inovadora desenvolver competências para a intervenção em saúde realizar investigações científicas (pesquisa aplicada) propiciar o desenvolvimento de competências para a liderança propiciar a formulação de políticas de saúde (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 www.ee.usp.br http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e)

9 MESTRADO PROFISSIONAL (MP) √ Estrutura curricular articulação entre o conhecimento e a prática profissional domínio da metodologia pertinente aplicação orientada para o campo de atuação profissional articulação com os programas de residência TCC/ Dissertação: vinculado(a) a problemas reais da área de atuação e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e) √ Avaliação CAPES trienal/ conceitos 1 a 5 (nota mínima 3)/ sem bolsas

10 MESTRADO PROFISSIONAL EM ESTOMATERAPIA (MP) Desafios √ Multiprofissional? √ Três áreas? √ Recursos humanos – corpo docente credenciado √ Parcerias internacionais √ Produção de evid ê ncias – intervenções complexas Com o que contamos? √ Universidade de Classe Mundial √ Infraestrutura- recursos fisicos √ Biblioteca √ Laboratorio animal √ Parcerias institucionais (nacionais e internacionais)

11 GRATA! veras@usp.br CONVITE PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE: PROFESSOR DR KEVIN WOO QUEEN’S UNIVERSITY EEUSP E UNIFESP 8 A 17/12/2015


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