A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

2 PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho de seus membros para que resultados concretos sejam obtidos, isto é, que alguém as administre. Daí a necessidade fundamental do papel do administrador na organização.Daí a necessidade fundamental do papel do administrador na organização.

3 O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

4 PLANEJAR O planejamento define onde a organização deseja estar no futuro e como chegar lá. Planejar é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.

5 ORGANIZAR O ato de organizar é decorrente do planejamento e reflete como a empresa procura se estruturar para cumprir o plano proposto. Organizar é o processo pelo qual ocorre a distribuição de tarefas, seu agrupamento em departamentos e a alocação de recursos a eles.

6 DIREÇÃO Dirigir é o processo de conduzir um grupo de pessoas. Está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas. As pessoas precisam ser dinamizadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam. A função de direção se relaciona à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.

7 CONTROLE Controlar é comparar o resultado das ações com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi- las se necessário. O termo controle, atualmente, pode ser melhor substituído pelos termos monitoramento e avaliação

8 As funções administrativas fazem parte de um processo recíproco e repetitivo. Administração Controle Planejamento Organização Direção r

9 O QUE É ADMINISTRAÇÃO? A administração vai adequar os meios aos objetivos, racionar os recursos aos bens e serviços As pessoas também são recursos, porém são elas que vão utilizar os demais. E que recursos são estes? Recursos materiais – tecnologia, instalações, equipamentos... Recursos financeiros – dinheiro Recursos operacionais – normas, técnicas, leis...

10 As pessoas estão no centro do processo administrativo, sendo o principal agente do processo administrativo. E o processo de administrar é que vai garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos.

11 A administração vai adequar os meios aos objetivos, racionar os recursos aos bens e serviços MEIOS Recursos Humanos R. Financeiros R. Materiais R. Operacionais ADMINISTRAÇÃO OBJETIVOS Produção de bens e serviços Lucro Custo/ Benefício


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google