A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA

2 1. RELAÇÃO ENTRE PIBID E PESQUISA Qual o lugar da pesquisa no PIBID? Estar na escola para aprender é diferente de estar na escola para pesquisar? É necessário conceber a formação do professor articulada com práticas de pesquisa. Aprender também é pesquisar. O PIBID se constitui no trinômio ensino, pesquisa e extensão, pois integra as IES e as escolas e oferece espaço de visibilidade das experiências docentes no meio acadêmico.

3 As práticas de pesquisa e os processos de formação docente são elementos constituintes da identidade do PIBID e se produzem na singularidade das ações pedagógicas. O aprendizado da docência se dá pelo compartilhamento de significações e de produção de sentidos. A compreensão desse aprendizado ocorre por meio de processos investigativos que envolvem questionamentos, problematizações, leituras, fala, escrita. Esse processo permite a reflexão e a sistematização teórica.

4 O lugar da pesquisa/ensino/extensão no PIBID : O professor(IES/escola/licenciandos): -pesquisa; - usa resultados de pesquisa; -desenvolve a metodologia de pesquisa na sala de aula; -interage com a comunidade.

5 2. POSSIBILIDADES DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE Na retomada das questões metodológicas com questionamentos sobre práticas docentes. Por exemplo O relato da experiência do PIBID em Rio Grande (RS) demonstrou o planejamento articulado do ensino, a pesquisa e a extensão nas ações de: - Elaboração de portfólio (ações do supervisor na escola); - Escritos de sala de aula, (relatos mensais de 3 páginas, renderam 3000 histórais de sala de aula já escritas) -Encontro interinstitucional -A escrita exige a leitura a reflexão e a autoria

6 Questões a serem pensadas: como articular os programas PARFOR e PIBID na pesquisa? Como articular a ética na pesquisa social?

7 3. PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS A partir da problematização da situação de ensino e aprendizagem em contexto de educação formal, os pressupostos teóricos e epistemológicos devem ser articulados. Esses dão subsídios para sistematizar o processo reflexivo da própria prática educacional e da formação docente. A produção de um conhecimento científico- educacional permite o trânsito entre teoria e prática e os métodos para esse processo.

8 No entendimento sobre as perspectivas metodológicas da pesquisa no PIBID, várias abordagens teóricas foram contempladas. Em relação a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão destacam-se as questões: -reorganização de projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas; -tensionamento de paradigmas, quebra de conceitos cristalizados; -percepção pelos alunos dos reais problemas da escola; -mudança de atitude dos professores na organização de suas práticas (IES e escolas).

9 A concepção sobre a função constitutiva (ética, estética, epistêmica) da escrita: A importância de escrever para refletir sobre o que vivenciou; A escrita como lugar de memória e distanciamento; A escrita como forma de autoria permitindo que o aluno se constitua sujeito de sua história; Escrever como forma de transpor a materialidade da manipulação para a sistematização do pensamento lógico e abstrato.

10 A aprendizagem exige um percurso investigativo que acompanha o prazer da construção do conhecimento em processo. Esse processo pode ser registrado de vários modos: Realização de uma cartografia do processo (o diário de bordo, diário de campo, fotografias e gravações de imagens, gravações de falas e depoimentos). Exercícios de legibilidade : leituras com reconhecimento de autorias e escrita com produção de autoria. Transposição desse registro para o texto por meio de reflexões teóricas. Ênfase nas interações e produções virtuais e na promoção de encontros presenciais que favoreçam a produção de sentido.

11 A pesquisa está na relação com o professor no Princípio da Ciência: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

12 Proposta Que os comitês de Pós Graduação da CAPES reconheçam, pontuando nas avaliações trienais dos Programas de Pós Graduação: - a produção acadêmica do PIBID; - a captação de recursos.


Carregar ppt "Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google