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Avaliação de Projetos Sociais

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Apresentação em tema: "Avaliação de Projetos Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Projetos Sociais
FSV – Faculdade Católica Salesiana do ES Disciplina: Planejamento e gestão de serviços Sociais II Docente: Juliane Barroso.

2 Avaliação No sentido lato, avaliar consiste em emitir um juízo de valor sobre “algo” – objeto, situação ou processo –, baseando-se em determinados critérios de valor

3 Avaliação “avaliação informal” é insuficiente, principalmente quando se pretende maior grau de objetividade, de precisão e de fundamento da avaliação quanto ao julgamento realizado. Nesse caso, deve-se recorrer à avaliação em sentido estrito: a “avaliação sistemática”. (AGUILAR; ANDER-EGG, 1994)

4 Avaliação Diferença entre a avaliação FORMAL e a INFORMAL
Não está nos seus propósitos. Sim, nos métodos utilizados! A avaliação FORMAL, sistemática trata-se da pesquisa avaliativa, que se baseia no uso do método científico. Logo...

5 Avaliação Para Belloni, Magalhães e Sousa (2001, p. 15), avaliar consiste num “processo sistemático de análise de uma atividade, fatos ou coisas que permite compreender, de forma contextualizada, todas as suas dimensões e implicações, com vistas a estimular seu aperfeiçoamento”.

6 Avaliação Costa e Castanhar (1998, p. 2) apresentam o seguinte conceito de avaliação utilizado pela Unicef: Trata-se do exame sistemático e objetivo de um projeto ou programa, finalizado ou em curso, que contemple o seu desenho, implementação e resultados, com vistas à determinação de sua eficiência, efetividade, impacto e sustentabilidade e a relevância de seus objetivos.

7 Quando avaliar? Antes de implementar a primeira ação do projeto
Durante a implementação do projeto Depois da execução

8 Quando avaliar? Antes... MARCO ZERO – é a avaliação preliminar pode também ser denominada como: diagnóstico, indicadores preliminares, avaliação ex-ante, de contexto e outras. Motivo: Conhecer as necessidades do público-alvo e o contexto social onde projeto vai atuar Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto Papel do avaliador: Aprofundar-se no conhecimento do problema a ser tratado pelo projeto.

9 Quando avaliar? Durante...
AVALIAÇÃO DE PROCESSO – compreende além do monitoramento contínuo das atividades, as relações entre os membros da equipe e sua interação com o público alvo. Motivo: Descobrir o que funciona, o que não, e melhorar o processo de implementação Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto, contando com eventual ajuda de um especialista Papel do avaliador: Facilitar o processo e assegurar a melhoria do projeto.

10 Quando avaliar? Depois... AVALIAÇÃO DE RESULTADO – analisa os benefícios proporcionados aos participantes (público-alvo, parceiros, equipe responsável etc...) durante ou após a implementação. Pode ser chamada também de “avaliação ex-post”. Motivo: Descobrir se as atividades desenvolvidas ou o projeto como um todo provocou mudanças na vida das pessoas (público-alvo). Quem faz: Pessoa ou equipe do próprio projeto, contando com eventual ajuda de um especialista. Dependendo da complexidade, um avaliador externo e recomendado. Papel do avaliador: Facilitar a definição de indicadores de resultados junto à equipe do projeto, interessados e público-alvo.

11 Quando avaliar? Depois... Avaliação de Impacto
Motivo: Descobrir sucessos e/ou insucessos do projeto na realidade em que ele se propôs atuar Quem faz: Avaliador externo Papel do Avaliador: Julgar o mérito dos efeitos do projeto.

12 Perguntas orientadoras dos três tipos de avaliação
Tipo de Avaliação Perguntas Orientadoras Marco Zero Quais são os indicadores sociais da comunidade- natalidade, mortalidade, escolaridade etc. – onde queremos atuar? Quais são os indicadores específicos – evasão escolar, aproveitamento escolar, nutrição etc.? Por quais problemas passam hoje? Quem sofre com esses problemas? Onde moram as pessoas-alvo? Qual quadro geral da situação? Avaliação de processo Como todos os participantes estão percebendo o projeto? Quais os pontos fortes e fracos das atividades do dia-dia do projeto? Como o processo de implementação pode se melhorado? Avaliação de resultados Os resultados previamente estabelecidos estão sendo cumpridos? Quais efeitos tem o projeto sobre os envolvidos? Quais são nossos indicadores de resultados?

13 Principais interessados dos três tipos de avaliação
Tipo de Avaliação Interessados Marco Zero Público-alvo e os agentes sociais relevantes. Ex: Crianças e adolescentes & líderes formais ou informais e as famílias. Avaliação de processo Principalmente membros da equipe coordenadora. Deve-se levar em conta três elementos básicos na avaliação de um projeto: 1 - Conceito: conceitos, objetivos e visões que orientam a concepção do projeto. 2 - A interação: relações humanas internas e externas (especialmente com o público-alvo). 3 - Os procedimentos: o método e a técnica adotados na execução das ações. Avaliação de resultados Público-alvo.

14 Perguntas orientadoras da avaliação
São perguntas que a equipe quer ver respondidas ao final do processo. São importantes para definir FOCO, dar direção ao processo de avaliação. São formuladas a partir dos objetivos do projeto e das expectativas expressas pelos diferentes interessados pela avaliação.

15 Definição dos Indicadores
Afinal, o que são indicadores de um projeto? São elementos concretos que indicam a medida de sucesso ou fracasso em relação aos resultados esperados. Os objetivos do projeto e as perguntas formuladas para orientar sua avaliação são as principais fontes para definir os indicadores de resultados parciais ou finais. Pressupõe a definição de unidades de medida (quantitativas ou qualitativas) de resultado do projeto

16 Definição dos Indicadores Exemplo
Objetivos do Projeto: Melhorar a autoconfiança, o tempo de permanência na escola, o desempenho escolar e o convívio familiar em crianças com idade de 07 a 12 anos que vivem na periferia, por meio de atividades de complementação educacional, baseadas na arte-educação, esportes e reforço escolar. Perguntas orientadoras Indicadores Fontes de Coleta Instrumentos de Coleta Em que medida o projeto contribuiu para aumentar a auto-estima das crianças participantes? Auto-estima: postura física, cuidado com estética: auto-imagem Crianças Mães Professores Monitores do projeto Observação Entrevista individual aberta Grupo Focal O projeto tem contribuído para diminuir a evasão escolar das crianças que dele participam? Evasão escolar: Índice de evasão escolar do grupo ou amostra Escola Análise de documentos – históricos, boletins e outros.

17 Para refletir... Existem cinco variáveis críticas na condução de uma avaliação. São elas em ordem de importância: 1º Pessoas 2º Pessoas 3º Pessoas 4º Pessoas & 5º Pessoas.


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