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FISIOTERAPIA NA UTIN CUIDADOS ESPECIAIS COM O BEBÊ DE RISCO

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Apresentação em tema: "FISIOTERAPIA NA UTIN CUIDADOS ESPECIAIS COM O BEBÊ DE RISCO"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOTERAPIA NA UTIN CUIDADOS ESPECIAIS COM O BEBÊ DE RISCO
Andrea kerckhoff

2 DESENVOLVIMENTO na UTI NEONATAL

3 DESENVOLVIMENTO E SITUAÇÃO NO BRASIL
A redução da mortalidade infantil no Brasil. Aumento proporcional de crianças com deficiência física e mental. O Desenvolvimento determinado diversos fatores: # Fatores de Riscos Biológicos:“Sociedade Brasileira de Pediatria # Fatores de Riscos Ambientais: Renda Per capita Nutrição Relações Familiares Drogas # Fatores Genéticos

4 A Fisioterapia EQUIPE: A fisioterapia não trabalha sozinha e não tem resultados concretos sem a efetiva contribuição de toda equipe da UTI neonatal AVALIAÇÃO : História de nascimento e internação, do comportamento neonatal- neurológico e biomecânica respiratória TERAPÊUTICA: Diagnostico, prevenção, terapêutica e orientação

5 Objetivos gerais: Higiene brônquica Melhora troca gasosa
Diminui trabalho muscular Estimula o desenvolvimento Humanização do ambiente

6 CUIDADOS gerais * Horas de vida
* Exames Laboratoriais / Complementares * Priorizar SEMPRE o AGRUPAMENTO DE CUIDADOS!!! < 1 kg e/ou < 72 hs/ vida Rigorosamente mínimo manuseio Quando necessário deve ser de EXTREMO cuidado Manter cabeça centralizada e pescoço em posição neutra Aspiração quando for avaliado necessidade

7 Riscos do manuseio incorreto
Hemorragia intracraniana Bebês extremamente irritáveis ao manuseio Desorganização motora espacial acompanhada ou não de dificuldade no desenvolvimento por padrões anormais de movimento Dificuldade de ganho ponderal Maior tempo de internação acarretando risco infeccioso Uma criança aversiva ao toque e hiperativa futura

8 INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
MOTORA: ESTIMULAÇÃO SENSORIO MOTORA POSICIONAMENTO TERAPÊUTICO ORTESES-BANDAGEM OFURO RESPIRATORIA: INTEGRIDADE DAS VAS BIOMECANICA RESPIRATORIA REEXPANÇAO PULMONAR DESOBSTRUÇAO PULMONAR METODO CANGURU ORIENTAÇÃO AOS PAIS

9 FISIOTERAPIA E O DIAGNÓSTICO DO DESENVOLVIMENTO
O diagnóstico do desenvolvimento feito pela avaliação funcional; Nem sempre os exames complementares contribuem para a determinação da origem do problema; Diferenças no desempenho motor de crianças de risco são observadas nos componentes motores e na qualidade da função motora; Os efeitos da aquisição da motricidade essencial têm efeitos modeladores do Sistema Nervoso Central. Dificuldades de aprendizado e organização psicossocial estão relacionados á atrasos motores no primeiro ano de vida.

10 Manuseios Bebê desorganizado
Deve ser manuseado SEMPRE de forma lenta e por quadril-cabeça de forma simultânea manter bem aconchegado e em útero com mínimo manuseio Bebê hipotônico Atentar a cabeça que não deve pender ao corpo. Posicionar pescoço com coxim sob o ombro evitando extensão ou flexão exagerada Bebê hipertônico Lento e suave Observar hiperextensão de pescoço

11 Por isso pensem em como estamos manuseando e interagindo com os bebês aqui internados.
Não podemos apenas pensar em resolver problemas iniciais de nossos bebês, mas sim dar condição futura para que essas pequenas vidas desenvolvam os potenciais por Deus oferecidos!!! Somos aqui instrumentos facilitadores da vontade Dele... ! Mariana Ravaneli

12 método canguru ASSISTIR O NEONATO COM CONTATO PELE A PELE PRECOCE, VOLUNTARIO E PRAZEROSO. OTIMIZAR A ALTA FACILITAR O ALEITAMENTO MATERNO PROMOVER REGULAÇAO FUNCIONAL DO RN FACILITAR O RECONHECIMENTO DOS SINAIS DE RISCO PELA FAMILIA PROMOVER MAIOR VINCULO MAE BEBE PROMOVER MAIOR PARTICIPAÇAO FAMILIAR NOS CUIDADOS DO RN

13 Método canguru CONSTRUINDO A PARENTALIDADE: BEBE REAL x BEBE IMAGINARIO : MORTE CUIDANDO DA EQUIPE NEONATAL CUIDADOS : ETAPAS POSTURAS E NOS, AONDE ENTRAMOS

14 Na alta Sugere-se o acompanhamento do desenvolvimento dos bebês evadidos da UTIN, com atuação terapêutica sistemática e sequencial através de participação ativa da criança em seu próprio ambiente, destinada a se evitarem os distúrbios secundários a hipoestimulação e prevenir distúrbios secundários ao problema principal, até a aquisição de marcha independente

15 OBRIGADA!!!!!

16 Obrigada!!!


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