Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Felipe Paiva Neiva Alterado mais de 8 anos atrás
1
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa
2
O Delineamento da Pesquisa Delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo tanto a sua diagramação quanto a previsão de análise e interpretação dos dados. Possibilita colocar o problema em termos de verificação empírica. Teorias cedem lugar aos problemas mais práticos.
3
O Delineamento da Pesquisa Para iniciar o delineamento o pesquisador deve fazer 3 perguntas: A partir de que perspectiva teórica se abordará o tema? Que método se usará para se produzir a evidência empírica? Qual será a estratégia de análise?
4
O Delineamento da Pesquisa Tipos de Delineamentos: Pesquisa Bibliográfica É desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Boa parte das pesquisas exploratórias pode ser definida como estudos bibliográficos. É importante quando requer dados muito dispersos no tempo e espaço. É indispensável nos estudos históricos.
5
O Delineamento da Pesquisa Pesquisa Documental Assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa, tais como: documentos oficiais, reportagens, fotografias, gravações etc.
6
O Delineamento da Pesquisa Pesquisa experimental Representa o melhor exemplo de pesquisa científica. Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Testa Hipóteses.
7
O Delineamento da Pesquisa Pesquisa experimental Quando se trata de realizar experimentos em pessoas, há limitações quanto à experimentação. O delineamento experimental só é aplicado em alguns problemas de Psicologia Social.
8
O Delineamento da Pesquisa Pesquisa ex-post-facto Também chamada de quase experimental. Um experimento que se realiza depois dos fatos. O pesquisador não tem controle sobre as variáveis. Os procedimentos lógicos do delineamento ex-post-facto são semelhantes aos dos experimentos propriamente ditos.
9
O Delineamento da Pesquisa Pesquisa ex-post-facto Basicamente neste tipo de delineamento são tomadas como experimentais situações que se desenvolveram naturalmente e trabalha-se sobre elas como se estivessem submetidas a controle. As ciência sociais valem-se muito desse tipo de delineamento.
10
O Delineamento da Pesquisa Estudo de caso É caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimento amplo e detalhado do mesmo. A análise de uma unidade de determinado universo possibilita a compreensão da generalidade do mesmo. Impossibilidade de generalização dos resultados: séria limitação deste tipo de delineamento.
11
O Delineamento da Pesquisa Estudo de caso Muito freqüente na pesquisa social: relativa simplicidade e economia, pode ser realizado por um único investigador. Usado em pesquisas exploratórias. Gera hipóteses.
12
O Delineamento da Pesquisa Levantamentos Caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Grupo grande de pessoas. Análise quantitativa dos dados. Utiliza métodos estatísticos. Considerado por alguns autores um tipo de pesquisa descritiva.
13
O Delineamento da Pesquisa Sub-tipos Exploratória Descritiva Explicativa Não são excludentes entre si!
14
O Delineamento da Pesquisa Exploratória (provém de delineamento estudo de caso) É recomendada quando é necessário ampliar conhecimentos sobre o problema a ser investigado. Define objetivos e busca maiores informações sobre determinado assunto em estudo.
15
O Delineamento da Pesquisa Descritiva Caracteriza-se por estudar fatos e fenômenos físicos e humanos sem que o pesquisador interfira. O pesquisador utiliza técnicas de observação, questionário, entrevista, registro, análise e correlação de fatos sem manipulá-los. É utilizada, principalmente, pelas ciências sociais e humana; permite investigar e conhecer situações e relações que se desenvolvem na vida política, social, econômica etc.
16
O Delineamento da Pesquisa Explicativas Explica relações Situações de causa-e-feito
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.