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PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.

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Apresentação em tema: "PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE

2 A Comissão Permanente de Ensino tem como função geral assessorar a Congregação em questões diretamente vinculadas ao ensino. A Comissão Permanente de Ensino tem como função geral assessorar a Congregação em questões diretamente vinculadas ao ensino.

3 HISTÓRICO  Em 08/05/1991, foi instituída a Comissão Permanente de Ensino, composta por:  I – Coordenadores de Cursos de Graduação e de Cursos ou de áreas de pós-graduação;  II – um docente indicado pela Congregação, dentre seus membros;  III – quatro docentes eleitos por seus pares, dois dos quais portadores, pelo menos, do título de doutor;  IV – um aluno de graduação e um aluno da pós- graduação, indicados na forma da legislação em vigor.

4 HISTÓRICO  Em 1999, houve alteração na composição da Comissão Permanente de Ensino, passando a constar como membros:  Coordenadores de Curso de Graduação;  Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação;  01 representante Docente para cada grande área do conhecimento – áreas: Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas;  01 representante Discente de Graduação e 01 de Pós-Graduação e  02 representantes do Corpo Técnico e Administrativo.

5 HISTÓRICO  Em 2001, a pedido da Comissão Permanente de Ensino, houve alteração da sua composição, passando a constar como membros:  Coordenadores de Curso de Graduação;  Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação;  Presidente do Colegiado de Estágio;  01 representante Docente para cada grande área do conhecimento – áreas: Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas;  02 representantes Discentes de Graduação e 01 de Pós-Graduação e  01 representante do Corpo Técnico e Administrativo.

6 ATRIBUIÇÕES ATUAIS  Nos últimos anos a CPE tem cumprido as seguintes atribuições: 1- manifestar-se sobre a criação e extinção de Cursos de Graduação; 2- manifestar-se sobre alteração ou reestruturação curricular dos cursos de graduação e Pós-Graduação; 3- propor normas para transferência de alunos e tempo de integralização;

7 ATRIBUIÇÕES ATUAIS 4- manifestar-se sobre normas de estágios da Unidade; 5- aprovar a proposta de número de vagas a ser fixado anualmente pelos Conselhos de Curso, para os diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação; 6- emitir parecer a respeito da aprovação do Calendário Escolar; 7- demais atribuições delegadas pela Congregação.

8 ATRIBUIÇÕES PROPOSTAS  A CPE tem como atribuição coordenar a política de ensino da Unidade e poderá promover estímulo às seguintes ações: 1- Sugerir à Direção da Unidade que atribua competências à administração acadêmica para aplicar a legislação vigente (Portaria didática e demais), no que se refere às solicitações dos alunos, tais como trancamento de matrícula, suspensão de matrícula e outros; 2- Acompanhar a implantação e o desenvolvimento do Projeto Institucional de Educação Contínua de Docentes que ministram aulas nos Cursos da Unidade;

9 ATRIBUIÇÕES PROPOSTAS 3- Acompanhar a implantação e o desenvolvimento dos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos da FC; 4- Assessorar pedagogicamente os Conselhos de Curso da Unidade, através, principalmente, da participação de Docentes que atuam na área de Educação; 5- Incentivar atividades científicas e culturais sobre temas de interesse dos diferentes Cursos da Unidade, incentivando o intercâmbio e a integração entre os Cursos de Graduação e Pós-Graduação;

10 ATRIBUIÇÕES PROPOSTAS 6- Implantar discussões (encontro, seminários) sobre a relação atual entre docentes e alunos; 7- Avaliar as condições de ensino da Unidade, propondo mudanças efetivas na infra-estrutura de salas de aula, laboratórios didáticos, Seção de Graduação e de apoio aos Conselhos de Curso da FC; 8- Avaliar e propor melhorias no quadro de servidores docentes e técnico- administrativos no que diz respeito ao número e capacitação.


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