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PublicouMelissa Assunção Branco Alterado mais de 8 anos atrás
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Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli
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COMPONENTES ATIVOS DE REDES AULA 06 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
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Objetivo Aprender sobre: Aprender sobre: – Modelos de operações de switches – Roteadores – Fibra ótica – Wireshark
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Introdução Na última aula, aprendemos a configurar TCP/IP de uma máquina, montar uma rede local e conhecemos os Hubs e Switchs mais a fundo. Na última aula, aprendemos a configurar TCP/IP de uma máquina, montar uma rede local e conhecemos os Hubs e Switchs mais a fundo. Hoje, veremos modelos de operação de switches, conheceremos roteadores mais a fundo, falaremos sobre fibra ótica e experimentaremos uma ferramenta de análise de protocolo. Hoje, veremos modelos de operação de switches, conheceremos roteadores mais a fundo, falaremos sobre fibra ótica e experimentaremos uma ferramenta de análise de protocolo.
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Modos de operação de um switch Um switch pode operar em 4 modos: Cut-through; Cut-through; Store-and-Forward; Store-and-Forward; Adaptative Cut-Through; Adaptative Cut-Through;
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Cascateamento (daisy chain ou cascade)
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Empilhamento (stacking)
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Bridge (ponte)
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Routers (Roteadores) Mais inteligentes, a ponto de saberem qual o melhor caminho a seguir; Mais inteligentes, a ponto de saberem qual o melhor caminho a seguir; Trabalham na camada 3 (além de MACs, trabalham com IPs); Trabalham na camada 3 (além de MACs, trabalham com IPs); Permite interligar redes diferentes, de locais diferentes (prédios, cidades, países, etc); Permite interligar redes diferentes, de locais diferentes (prédios, cidades, países, etc); Intercomunicáveis; Intercomunicáveis; Baratos ou caros; Baratos ou caros;
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Routers (Roteadores)
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Procuram seguir a menor rota; Procuram seguir a menor rota; Se a rota estiver congestionada, procuram uma alternativa; Se a rota estiver congestionada, procuram uma alternativa; Conectam redes menores a redes maiores; Conectam redes menores a redes maiores; Para medir o tempo do pedido de conexão, usamos: Para medir o tempo do pedido de conexão, usamos: – tracert (no Windows); – traceroute (no Linux);
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Complemento: Fibras Óticas
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Wireshark
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ATIVIDADE 1. Explique como funciona a conexão com 2 computadores (1 em cada ponta), passando por um roteador; 2. Complementando, desenhe o esquema que você explicou na 1ª questão e coloque na atividade; 3. Qual a importância de utilizar uma ferramenta analisadora de protocolo? 4. Capture protocolos com o wireshark e explique o que você conseguiu capturar. (Dê um print na tela para mostrar sua capturas e cole no exercício)
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Observações A atividade deve ser feita seguindo o padrão de formatação publicado no fórum e deve ser enviada em PDF. A atividade deve ser feita seguindo o padrão de formatação publicado no fórum e deve ser enviada em PDF. Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.
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