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O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.

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1 O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN

2 Número de matrículas no Ensino Superior Mundo: 1960: 13 milhões 1995: 82 milhões Brasil: 2002-2003: aumento de 6,7% 2006-2007: aumento de 4,4% 21% vagas ociosas! Em 2009: cerca de 5 milhões alunos matriculados  25,4% em Universidades Públicas

3 Ritmo de abertura de faculdades 1994 - 98 : 28% (7% ao ano) 1998: 9% 2004-2005: 7% Em 2004: apenas 10,4% brasileiros entre 18 e 24 anos no Ensino Superior De acordo com MEC, em 2009: 24,3% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao Ensino Superior

4 Universidades Federais

5 Número de cursos de graduação em 2008 Projetadas Diurno NoturnoTotal 1.827 7252.552 Executadas DiurnoNoturnoTotal 1.814692 2.506

6 Número de vagas em concursos docentes em 2008 Vagas em Concursos - Docentes de 3º Grau Projetadas: 1.821 Autorizadas: 1.821 Homologadas: 1.560 Nomeações: 1.560

7 Número de vagas em concursos para Técnicos classes B, C e D (nível médio) e E (nível superior) em 2008 Projetadas: 1.638 Nomeadas: 1.275

8 Bolsas de Assistência ao Ensino concedidas em 2008 Total: 941 bolsas Mestrado: 645 Doutorado: 296 492 milhões em 2008, exceto bolsas CAPES

9 Projetos com componentes de inovação (de 26 das 53 Universidades Federais que aderiram ao REUNI) Cinco tipos: Formação básica comum (ciclo básico ou por grandes áreas); Formação básica em uma ou mais das Grandes Áreas: Saúde, Humanidades, Engenharias e Licenciaturas; Bacharelados Interdisciplinares em uma ou mais das Grandes Áreas: Ciências, Ciências Exatas, Ciência e Tecnologia, Artes, Humanidades, Saúde; Bacharelados com dois ou mais itinerários formativos. Formação em ciclos (geral, intermediário, profissional ou de pós-graduação);

10 Portaria Normativa nº 39 (12/12/2007) Criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) Com o PNAES, esses estudantes passaram a contar com: ◦ auxílio para alimentação, transporte, moradia ◦ apoio pedagógico, inclusão digital ◦ assistência a saúde, cultura, esportes e serviços de creche.

11 Papel das Universidades Formação de recursos humanos Qualificação Aprendizagem permanente Geração e Promoção de conhecimentos Espaço para inovações tecnológicas Pesquisa científica

12 Possibilidades Aulas presenciais Internet Laboratórios de Informática Simulações Ensino à distância Aulas de reforço com tutores à distância

13 Pontos questionados por alunos de graduação da UFRGS Distribuição de professores para os cursos Início dos cursos: falta conexão com a vida profissional – muita teoria e pouca prática Chamada desnecessária Disciplinas lecionadas em ordem inadequada (exemplo da física e cálculo) Falta de maior interação do professor com aluno

14 Pontos questionados por alunos de graduação da UFRGS Necessidade de maior número de monitores para dúvidas fora de aula Cursos noturnos: aulas iniciam muito cedo Cursos noturnos: cursos com algumas aulas no período da manhã Falta de creche para filhos de estudantes Falta de tempo para estudar – muita aula!!

15 Pontos questionados por alunos de graduação da UFRGS Aulas no turno da tarde iniciando as 14h Falta de locais de estudo Bibliotecas com horários restritos na parte da noite Professores faltam aulas Falta de laboratórios de trabalho Falta de incentivo ao esporte


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