A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
O interesse da pesquisa de campo está voltado para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, entre outros campos. Objetivo - Compreender os diversos aspectos da sociedade; - Conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema;; - Descobrir novos fenômenos e suas relações. Fases da Pesquisa 1ª fase: pesquisa bibliográfica 2ª fase: determinação, de acordo com a natureza da pesquisa, das técnicas que serão empregadas na coleta de dados e na seleção da amostra; 3ª fase: definição das técnicas de registro destes dados e das técnicas que serão utilizadas em sua análise.

2 PESQUISA DE CAMPO Métodos de Coleta de Materiais QUALITATIVA
A observação direta e intensiva, que possui a observação sistemática e assistemática, participante, não-participante, individual, em equipe, em laboratório, na realidade; As entrevistas estruturadas, não estruturadas, focalizadas, clínicas, não dirigidas, em painel. QUANTITATIVA - A observação direta extensiva, realizada através de aplicação de questionários e/ou formulários.

3 ESTUDO DE CASO Definição Finalidades
É a realização de uma pesquisa sobre um fenômeno em seu contexto real, através de uma exploração intensiva de uma ÚNICA unidade de estudo. Quando existir mais que uma unidade de estudo, trata-se de uma análise comparativa. Finalidades Explorar situações da vida real, cujos limites não estão claramente definidos; Descrever situações da realidade em que está sendo feita a pesquisa; Explicar variáveis causais de fenômenos específicos em situações que não possibilitam a realização de experimentos e levantamentos.

4 ESTUDO DE CASO Fases para um estudo de caso
1ª fase: elaboração de um projeto de pesquisa consistente; (objetivando a clareza de definições e justificativas relativas aos objetivos, tema e problema contextualizado) 2ª fase: elaboração de um protocolo de estudo; (objetivando a sistematização do processo de registro do material coletado) 3ª fase: tratamento do material coletado; (e registrado para viabilizar sua análise de conteúdo) 4ª fase: elaboração do relatório de pesquisa. (indicando claramente seus objetivos, recursos metodológicos, caracterização da(s) unidade(s) de estudo(s), discussão do material coletado e apresentação dos resultados)

5 PESQUISAS TIPOS MÉTODOS TÉCNICAS
bibliográfica; - quantitativa; - entrevista documental; - qualitativa. - observação Estudo de caso; questionários/ Pesquisa de campo Formulários.

6 TÉCNICAS DE PESQUISA 1 – OBSERVAÇÃO 2 – ENTREVISTAS 3 – QUESTIONÁRIOS
Utiliza especialmente os sentidos do observador, através “do ver” e “do ouvir”. Após cada observação, deve-se elaborar uma ficha de registro previamente planejada para que os fenômenos observados sejam registrados. 2 – ENTREVISTAS È utilizada para obtenção de informações sobre o que as pessoas sentem, pensam ou fazem. Pode verificar fatos, opiniões e sentimentos, determinar condutas, averiguar planos de ações. Toda entrevista deve ser preparada antecipadamente e o registro das resposta tem que ser feito no momento da entrevista, para que não se perca. 3 – QUESTIONÁRIOS São usados nas pesquisas de campo quantitativas. Construir um questionário consiste em traduzir os objetivos(geral e específico) em questões específicas. As respostas a essas questões é que irão proporcionar os dados requeridos para testar as hipóteses ou esclarecer o problema da pesquisa.

7 PESQUISA ELEMENTOS SIGNIFICAÇÃO Dados de identificação Quem fará?
Objeto O que será feito? Objetivos Com que finalidade? Justificativa Por que será feito este trabalho? Revisão bibliográfica Com que fundamentos teóricos? Metodologia Como será feito? Cronograma Em que período de tempo? Orçamento Com que recursos? Referências Com que fontes de consulta?

8 PESQUISA OBJETIVOS Geral – dão uma visão abrangente daquilo que se pretende alcançar. Específicos – são as aplicações dos objetivos gerais a situações bem particulares, concretas. JUSTIFICATIVAS Saber o PORQUÊ dessa escolha. Existem quatro perspectivas fundamentais para avaliação do problema: Importância teórica ou prática do estudo; Originalidade na forma de abordagem do conteúdo, no enfoque ou nas condições de realização; O interesse dos executores; Viabilidade, ou seja, possibilidade de verificação empírica.


Carregar ppt "PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google