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Estratégia de Promoção
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Estratégia de Promoção
. Roteiro de Planejamento de Campanhas Onde estamos e por que estamos aqui? Análise da Situação Fato Principal Carlos Freire 2012
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Estratégia de Promoção
a. Análise da Situação Cenário de atuação da empresa, elaborado pela agência e confirmado pelo cliente, linearidade; Briefing elaborado pelo marketing do cliente; Comportamento de compra do consumidor ao longo do tempo. Quando compra, frequência, uso, onde compra, necessidades e motivos de compra; Estrutura interna do cliente para produção e distribuição do produto/serviço Distribuição; Concorrentes, produtos substitutos; Carlos Freire 2012
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Análise da Situação 7. Forma de atuação dos concorrentes; 8. Disponibilidade de Pesquisas de Mercado; 9. Campanhas anteriores e resultados; 10. Mercados a serem cobertos pela campanha. Carlos Freire 2012
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B. Fato Principal Motivo da realização da campanha para a qual está sendo elaborado o planejamento; Lançamento de Produto; Promoção de serviço; Imagem Institucional; Reforço de Marca; Oportunidade; Penetração de Mercado; Diversificação de Mercado; Novo Público Alvo. Carlos Freire 2012
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Estratégia de Promoção
. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Onde queremos chegar? Público Alvo Objetivos de Comunicação Mercados Prioritários Carlos Freire 2012
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a. Público A quem se destina a campanha. Consumidores Público prioritário e público secundário; Perfil demográfico (classe social, idade, sexo, grau de instrução, rensa familiar etc) Perfil Psicográfico (atitudes, personalidade, aspirações, interesses, hábitos, estilo de vida) Carlos Freire 2012
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Estratégia de Promoção
a. Público A quem se destina a campanha. 2. Distribuidores Canais de distribuição; Perfis (Demo e Psico) profissionais da distribuição; Estímulos significativos 3. Revendedores/ Lojistas/ PDV Perfis (Demo e Psico) profissionais revenda; Quantos e como são as pessoas que trabalham nas revendas; Carlos Freire 2012
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a. Público A quem se destina a campanha. 4. Influenciadores Formadores de Opinião; Influências na compra. Carlos Freire 2012
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b. Objetivos de Comunicação O que se espera do consumidor a partir da exposição à campanha. Maior conhecimento da marca e/ou do produto; Posicionar o produto e/ou serviço; Mudar imagem de marca; Provocar aumento nas vendas; “share of market”; “share of mind”; Fidelização Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas C. Como chegaremos lá? Diferencial Competitivo Diagnóstico Estratégico Posicionamento Estratégia de Comunicação Táticas de Comunicação Plano de Mídia Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? . Análise das Forças e Fraquezas no ambiente interno; . Análise das Ameaças, Problemas e Oportunidades no ambiente externo; Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? Com base nessas informações vamos definir: 1. Posicionamento: (o que dizer?) . Proposição básica, justificativa, imagem desejada, conceito. 2. Definir Público Alvo . Consumidor final, distribuidores, força de vendas, influenciadores. A quem se dirige a campanha. Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Táticas de Comunicação: ações, práticas e conceitos que sugerimos para cumprir a estratégia traçada. É o “como” fazer. Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? . Propaganda Promocional: elaborando campanhas e peças publicitárias; . Propaganda Institucional: promoção ou patrocínio de eventos culturais, esportivos ou sociais com o objetivo de reforçar a imagem institucional e a marca; . Promoção de Vendas: para o consumidor final ou força de vendas; Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. . Como chegaremos lá ? Táticas de Comunicação . Relações Públicas: feiras, congressos, assessoria de imprensa; . Merchandising: comunicação em ponto de venda, layout de loja; . Marketing Direto: mala direta, telemarketing; . Mídia Digital: banners, SMS, mkt, blogs, sites. Carlos Freire 2012
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Público Tática Objetivos Mecanismo Peças Consumidor final Propaganda Promoção de venda Vendas ou Imagem Veiculação de peças publicitárias Vt, Spot, Anúncio jornal e revista, outdoor RevendedorDistribuidor Vendedor Promoção de Vendas Vendas Bônus e premiações Cartilha explicando a promoção Formador de Opinião Relações Públicas Imagem e Marca Releases, eventos Press releases, stands Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Praças da Campanha . Meios de Comunicação de Massa? Justificativa. . Mídia impressa? Justificativa. . Mídia externa? Justificativa. . Mída Alternativa? Justificativa. Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Objetivos de Mídia Qual será o alcance, a abrangênca, a cobertura proporcionada pela mída escolhida. . Cronograma do plano de mídia Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas B. Como chegaremos lá ? Planejamento de Mídia . Orçamento de Mídia . Custos de Produção dos materiais (honorários); . Custos de Criação e finalização (internos) . Custo de Veiculação . Descontos negociados . Cronograma de pagamentos Carlos Freire 2012
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. Roteiro de Planejamento de Campanhas Amostras - Blog Tabela do IBOPE Tabela de Preço de Veículo Tabela Sindicato Pedido de Inserção Carlos Freire 2012
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. INTERDISCIPLINAR – 2015.2 Estratégia de Promoção
Tema será construção de marca da lanchonete 6º andar. Disciplina Estratégia de Promoção Elaborar plano de divulgação institucional para valorização da imagem institucional e de marca. Equipes, as mesmas do Interdisciplinar. Carlos Freire 2012
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Vídeo Crispin Porter Carlos Freire 2012
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Vídeo Crispin Porter Carlos Freire 2012
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Questões: Estratégia de Promoção
O primeiro passo para a criação de uma campanha é a busca de informações. Quais os objetivos dessa busca? De que forma a comunicação integrada contribuiu para o sucesso da campanha “Truth”? Eles afirmam que: “o objetivo não é estar na mídia, é estar na mente do consumidor.” Explique essa afirmação. Carlos Freire 2012
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