Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouValentina Fialho Dinis Alterado mais de 8 anos atrás
1
MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO RESULTADOS
2
Passos de uma atividade educativa coletiva
1) IDENTIFICAÇÃO das necessidades observação, entrevista, outros dados 2) PLANEJAMENTO (organização das ações, estudo do conteúdo a ser desenvolvido, preparação do material) e 3) EXECUÇÃO 4)Avaliação
3
Observação Observador ordinário
Observação de um fenômeno ou de uma situação social com objetivos específicos
4
OBSERVAÇÃO Tipos de observação - observação sem participação
- observação com participação passiva Participação moderada participação completa
5
OBSERVAÇÃO O que observar Em uma situação social: Posto de Saúde
Ambiente Atores atividades
6
Tipos instrumentos utilizados na entrevista
não- estruturado Semi-estruturado estruturado
7
Tipos de perguntas Perguntas abertas
Exemplo:Fale-me sobre a sua doença Perguntas focadas Onde buscou ajuda? Perguntas fechadas Qual sua idade?
8
Tipo de perguntas que devem ser evitadas
Perguntas dirigidas Agora vc já está se sentindo melhor não é mesmo? Perguntas compostas Fale-me de seu marido, sobre seus filhos e também do seu trabalho
9
ENTREVISTA Tipos de entrevista com relação aos instrumentos
-individual -grupal
10
ENTREVISTA Planejamento da entrevista -a finalidade da entrevista
-a escolha dos informantes o agendamento da entrevista:local, data e horário Entrevista por telefone Registros planejar um tempo e local para fazer anotações pós entrevista
11
ENTREVISTA Realização da entrevista
-a explicação com garantias de sigilo, anonimato e consentimento -a postura do investigador: postura de aprendiz;manter atitude de escuta e interesse,respeito com relações ao agendamento,em relação aos valores, opiniões,ambiente e condições do entrevistado -
12
ENTREVISTA -Observar a expressão corporal do entrevistado: entonação, expressões faciais e corporais ao responder as perguntas. -disponibilidade para conversa pós entrevista
13
Para saber mais BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. SPRADLEY,J. Participant Observation. Florida: Holt, Rivelant and Winston, TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Pesquisa convergente-assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2. ed. Florianópolis: Insular, p TRIVINÕS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em ciências sócias: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, p
14
ENTREVISTA A- com uma pessoa experiente da família
1-Lembra de um problema de saúde que aconteceu na família? 2-O que foi feito para cuidar/ tratar desse problema de saúde? 3-Onde buscaram ajuda/recurso? 4- Que lições a familia aprendeu sobre esta experiencia?
15
ENTREVISTA B- Com uma pessoa que teve alguma experiência de doença
1-Lembre de um problema de saúde que teve? 2-O que fez para cuidar/ tratar desse problema de saúde? 3-Onde buscou ajuda? 4-Que lições você tirou desta experiência? REGISTRO:Descrever detalhadamente as respostas. Comentar as facilidades e dificuldades encontradas em todo o processo da entrevista
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.