A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS"— Transcrição da apresentação:

1 PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
GABARITO EXERCÍCIOS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

2 1) QUAIS SÃO OS IMPLÍCITOS DO DIÁLOGO? DESCUBRA!
(1)  Amiga 1: Será que daria pra você trazer o meu CD amanhã? (2)  Amiga 2: Ela irá à manifestação e ela não poderá levar o cd já que estará na manifestação (3)  Amiga 1: Nossa! Amanhã? Então a gente se vê na quarta, tá bom? Ela não irá à manifestação. Hoje provavelmente é segunda e a manifestação ocorrerá na terça. (4)  Amiga 2: Que pena, eu ia passar pra te pegar e a gente ir junto... Ela iria convidá-la, ela pensou que a amiga iria à manifestação. (1)  Amiga 1: Será que daria pra você trazer o meu CD amanhã? (2)  Amiga 2: Vai ter manifestação na Av. Paulista...! (3)  Amiga 1: Nossa! Amanhã? Então a gente se vê na quarta, tá bom? (4)  Amiga 2: Que pena, eu ia passar pra te pegar e a gente ir junto...

3 2) Verifique a validade da sentença para cada questão abaixo, iniciada com "O implícito..."  A) faz um pedido, diz uma opinião de modo mais sutil.  Verdadeiro  Falso B) pode retirar do autor a responsabilidade pela interpretação do enunciado.  Verdadeiro  Falso C) explicita abertamente a orientação argumentativa do autor.  Verdadeiro  Falso

4 3) “O aluno ganhou o seu terceiro Iphone”. # O que a palavra “terceiro” pressupõe? Ela já tem 2 Iphones B) O aluno ganhou Iphone de novo!” # O que está subentendido nesta fala dita em tom de indignação? A pessoa acha um absurdo o outro ter ganhado um novo Iphone; pode estar com inveja.

5 Capital da Líbia já tinha sido bombardeada antes
4. Identifique as informações pressupostas nas frases abaixo: apenas uma resposta possível a) “Capital da Líbia volta a ser bombardeada” b) “Estado do Rio registra primeiro caso de dengue tipo 4” c) “Para Ronaldinho Gaúcho, proposta do Flamengo foi a melhor” d) “Botafogo ainda não definiu treinador” e) “Abel Braga volta a treinar o Fluminense” f) “Vasco busca título inédito da Copa do Brasil” Capital da Líbia já tinha sido bombardeada antes Estado do Rio não havia registrado até então nenhum caso de dengue tipo 4 Ele recebeu outras propostas. Já era para ter sido definido o treinador. Ela já havia treinado o time antes Vasco nunca conquistou a Copa do Brasil.

6 5. Identifique as informações subentendidas nas frases abaixo: (muitas respostas possíveis)
a) “Você gostaria de ir ao cinema comigo qualquer dia?” (rapaz abordando uma moça numa festa) Está interessado na moça. b) “E você é simpático” (mulher respondendo a um elogio feito por um admirador) Não acha o admirador bonito. c) “A bolsa da senhora está pesada?” (um rapaz) Oferecer ajuda. d) “Você tem horas?” (um homem apressado) Saber as horas. e) “Filho, leve o guarda-chuva” (mãe) Mão está preocupada que chova.

7 6. Sobre a frase “isso é tão simples que até uma mulher faz” responda:
a) Qual a palavra que dá sentido machista à frase? Nenhuma. A frase não tem sentido machista, ela tem efeito de sentido machista pressuposto pela palavra “até”. b) É possível ter certeza de que a direção argumentativa do enunciador dessa frase é desfavorável às mulheres? Sim. O implícito pressuposto tem interpretação necessária, ao contrário do subentendido que depende da interpretação do enunciatário para ser compreendido.

8 7) a) Explique porque é possível que o enunciatário de uma mensagem como a que Calvin leu não entenda que, por exemplo, deve ligar os pontos em ordem numérica. Como Calvin não entendeu que deveria ligar os pontos em ordem numérica, temos que isso não estava no enunciado do passatempo da na revista que o menino lia, logo temos que a mensagem estava implícita. Esse implícito é um subentendido, cuja compreensão depende da interpretação do enunciatário e não é única dada a ausência de marcas gramaticais que a indique, por isso é possível não compreender seu sentido. b) Que efeito de sentido a repetição da palavra “regras” traz à fala de Calvin no último quadrinho da tirinha? A repetição da palavra regras gera efeito de sentido de intensificação (da ideia de serem muitas regras) ou quantificação (muitas regras).

9 8) Quais os elementos verbais da tirinha que ajudam a identificar o ponto de vista do autor sobre o tema tratado? A frase “simplifique, simplifique” que o pai da Calvin cita é o elemento verbal que ajuda a entender o ponto de vista do autor. b) Quais os elementos não verbais da tirinha que ajudam a identificar o ponto de vista do autor sobre o tema tratado? O olhar que os pais lançam a Calvin no terceiro quadrinho, tomado o contexto criado nos dois primeiros quadrinhos, é o elemento não verbal que ajuda a identificar o ponto de vista do autor c) Existe algum elemento no texto que explicite o ponto de vista do autor ou ele só pode ser subentendido? Não há nenhum elemento do texto que explicite o ponto de vista do autor. A frase “simplifique, simplifique” defende um ponto de vista em favor de uma simplificação qualquer, enquanto o ponto de vista do autor relaciona a simplificação da vida dos adultos com não ter filhos

10 9. (ITA-2002) Assinale a interpretação sugerida pelo seguinte trecho publicitário: Fotografe os bons momentos agora, porque depois vem o casamento. a) O casamento não merece fotografias. b) A felicidade após o casamento dispensa fotografias. c) Os compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia. d) O casamento é uma segunda etapa da vida que também deve ser registrada. e) O casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.

11 10 - (FGV / ICMS-RJ / ): Com base na leitura do texto, analise os itens a seguir: I - Em "Portanto, a necessidade de as gerações atuais preservarem recursos para as gerações futuras também se dá no que tange aos recursos públicos." o termo grifado colabora com a identificação de um pressuposto. II - Em "Não mais se concebe uma atuação estatal efetiva sem uma apurada reflexão sobre os gastos públicos, seus limites e sua aplicação." Na identificação dos implícitos, observa-se um pressuposto. III - Em "Enquanto o primeiro, normalmente, se adstringe a situações futuras próximas, o segundo vincula-se a situações futuras a longo prazo." A leitura só se efetiva se o leitor identificar os subentendidos. Assinale: a) se somente os itens II e III estiverem corretos. b) se somente os itens I e II estiverem corretos. c) se todos os itens estiverem corretos. d) se nenhum item estiver correto. e) se somente os itens I e III estiverem corretos

12 11- Agora, identifique o posto, o pressuposto e o marcador de pressuposição nos enunciados a seguir: a) Os resultados da pesquisa ainda não chegaram até nós. POSTO: os resultados não chegaram PRESSUPOSTO: já deveriam ter chegado MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÃO: ainda não b) O caso da corrupção tornou-se público. POSTO: agora o caso é público PRESSUPOSTO: não era público MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÃO: tornou-se c) João conseguiu fechar a porta. POSTO: a porta está fechada agora PRESSUPOSTO: ele não estava conseguindo MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÃO: conseguiu (verbo no passado) d) Ela adoeceu de novo. POSTO: está doente PRESSUPOSTO: já havia adoecido antes MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÂO: de novo e) João ficou gripado depois que apanhou muita chuva. POSTO: está gripado PRESSUPOSTO: não estava antes da chuva MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÃO: depois que


Carregar ppt "PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google