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Steve Cachia A Nova Realidade do Mercado de Commodities Agrícolas

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Apresentação em tema: "Steve Cachia A Nova Realidade do Mercado de Commodities Agrícolas"— Transcrição da apresentação:

1 Steve Cachia A Nova Realidade do Mercado de Commodities Agrícolas
Consultor / Analista de Commodities Fórum Financeiro e de Mercado 19 de outubro, 2012 – Maringá, PR, Brasil.

2 Desde 1989: na comercialização.
Mercado Interno : principais estados. Mercado Internacional: Paraguai, Argentina, EUA, Europa, Ásia, Oriente Médio. Escritórios: Curitiba e Paranaguá (PR), Cuiabá e Lucas do Rio Verde (MT), Rio Verde (GO), Malta (EU). Associada a BBM : leilões Conab. Mercado futuro: BMF&Bovespa. CME – Bolsa de Chicago. Comercialização – consultoria, oportunidades de negócios, soluções integradas exportação.

3 Mundo em Constante Transformação
Tempos mudaram. Aceitar mudanças e agir com elas. Olhar para frente e não para trás. Mercados evoluiram.

4 Nova Realidade do Mercado
Globalização, tecnologia, clima. Novo Ciclo de Preços território novo sem parâmetro histórico. Tudo Interligado plantio, economia, humor investidores. O Papel do Mercado é de Confundir ! Fundamentos tradicionais sem efeito, fundos e especuladores dominando operações, grãos para combustível – o mercado não faz mais sentido ?

5 Agenda 1. A Nova Realidade do Mercado
2. Perspectivas e Tendências 2012/13 Papel do Brasil no Contexto Mundial Considerações Finais

6 1. A Nova Realidade do Mercado

7 Quanto é 1 trilhão de Dólares ?
Uma nota de Us$ 100 dólares 7

8 Dez mil dólares - Us$ Pacote de 100 notas de Us$ 100 – cabe no bolso. 8

9 100 pacotes de Us$ 10.000 cabem em uma sacola
Um milhão de dólares - Us$ 100 pacotes de Us$ cabem em uma sacola 9

10 Cem milhões de dólares - Us$ 100.000.000
pacotes de Us$ Cabem em um pallet. 10

11 Um bilhão de dólares - Us$ 1.000.000.000
10 pallets de Us$ 11

12 1 milhão de milhões, mil bilhões ou apenas 1 seguido de 12 zeros
Um trilhão de dólares - Us$ 1 milhão de milhões, mil bilhões ou apenas 1 seguido de 12 zeros 12

13 Temos que seguir o fluxo do dinheiro !
Correlação mercados financeiro e commodities existe ! Crise econômica - pacotes de ajuda, socorro, divida, quebra, bônus, prejuízo, valores, cifras, dinheiro imensurável. Fatores fundamentais importantes, mas as vezes em segundo plano para determinar faixa de valor. Fatores extra-campo vão continuar afetando preços. Mas porque ?

14 Fundos de Investimento
Investidor Gerente Produtos Devolução

15 Oferta e demanda – de dinheiro !
Atuação dos Fundos Investem visando lucro - não interessa valor – direção. Até 80% do movimento em Chicago é de fundos e especuladores ! Posições recorde dos fundos na soja e farelo. Comportamento: instabilidade, pessimismo, pânico - fuga do risco (liquidações). calmaria, otimismo, euforia – entrada no mercado (compras). Futuro – os 5 últimos anos vão ser usados pelos fundos como ferramenta de venda - modismo vai crescer mais e afetar o valor das commodities. Oferta e demanda – de dinheiro !

16 Mercado de Inteligência Artificial ?
Era da globalização e tecnologia. Pregão eletrônico 24 horas. Número de players maior. Sofisticados programas/software. Fundamentos ainda determinam longo prazo mas não as operações diárias. Importante é ter um sistema que funciona !

17 Componentes do Índice de Commodities Reuters CRB
Subgrupos Mercados Peso de cada subgrupo Energia Petróleo, Óleo, Gás Natural 17.6% Grãos Trigo, Milho, Soja Industriais Cobre, Algodão 11.8% Carnes Bovinos e Suínos Softs Café, Cacau, Açúcar, Suco de Laranja 23.5% Metais Ouro, Prata, Platinium

18 Fonte: Moore Research Center Inc. (em
Ouro Fonte: Moore Research Center Inc. (em

19 Fonte: Moore Research Center Inc.
Bovinos Fonte: Moore Research Center Inc.

20 Fonte: Moore Research Center Inc.
Petróleo Fonte: Moore Research Center Inc.

21 PRODUTO Us$/barril Petróleo 90,00 Coca Cola 127,00 Perrier 300,00
Petróleo esta caro ? PRODUTO Us$/barril Petróleo ,00 Coca Cola                         127,00 Perrier ,00 Budweiser ,00 Pinot Grigio ,00 Bertoli ,00 Jack Daniels ,00 Tabasco ,00 Chanel ,00

22 Fonte: Moore Research Center Inc.
Açucar Fonte: Moore Research Center Inc.

23 ......mas não o volume de consumo !
Fatores financeiros / econômicos / geopolíticos afetam humor do investidor ......mas não o volume de consumo !

24 Fusões - Fortalecendo Mercados

25 Demanda População mundial – 7 bi antes de 2050 – 9 bi. Mudanças econômicas e geopolíticas – demanda maior. Estamos em mercado de demanda, agravado por problemas na oferta. Controvérsia grãos para combustível. ecologia vs segurança alimentar.

26 Área - menos de 20% do país adequado a agricultura.
1/3 da população mundial China - 1,4 bi. Pessoas Área - menos de 20% do país adequado a agricultura. Forte êxodo rural - desde 1998, renda nas cidades +100%, rural -50%. 300 mi. pessoas já saíram do campo, outras 300 mi. até 2030. Índia - 1,2 bi. pessoas. 4 das 10 pessoas mais ricas do mundo Mumbai – 7ª maior número de bilionários. Maior importador e 2º maior consumidor de óleos vegetais. 2% da área e 15% da população mundial. Abundancia de alimentos – não tão cedo. Quem “apreendeu” a comer não abre mão deste “luxo”.

27 CHINA : exercito – 3,4 mi. de pessoas. 2º maior país e economia. 10 maiores cervejarias – 2 chinesas. maior exportador e 2º maior importador. Chineses consome 13 mi. de cigarros por minuto. 80% dos brinquedos nos EUA fabricados na China. Shangai 1990 Shangai 2010

28 CHINA – mercado de suinos
População de suínos de meio bilhão. É superior a soma dos 43 maiores países produtores do mundo !

29 CHINA – Importação de Soja
2012 – capacidade de esmagamento – 125 mi.t. Importação em 2012 deve passar de 60 mi.t. 29

30 CHINA – Importação de Milho
USDA subestimando – potencial de 7 a 10 mi.t. 30

31 China maior mercado de alimentos !
Folego de consumo da China esgotando ? Importa recorde de +60 mi.t. de soja e +/- 10 mi.t. milho. Alem do consumo interno, a demanda ainda deve entrar em nova fase. Transformação de matéria prima em acabada. Indústria de alimentos passando a exportar.

32 Fator Clima 2011 – ano de clima “louco”.
2012 – La Nina fraco com problemas grandes. 2013 – a volta do El Nino ? Aquecimento Global ou Esfriamento Global ? Mercados precisam de mais evidencia e pesquisa sobre efeitos na produtividade. Amer. Sul – safra 12/13 – início dentro do normal. EUA - 4º ano consecutivo de quebra ?

33 2011 – Reino Unido pior inverno em 100 anos 2010 – Brasil - La Nina
forte mas com excesso de chuvas 2010 – Rússia & Ucránia pior seca em 40 anos 2011 – Reino Unido pior inverno em 100 anos 2011 – Austrália piores enchentes em 30 anos

34 2011 – EUA plantio excesso de chuva 2011 - seca USA
2012 – seca ARG & BR 2012 – frio extremo Europa Mar Negro vira branco !

35 soja – cultura milagrosa, só 10% !
2012 – Seca EUA 30% quebra no milho soja – cultura milagrosa, só 10% ! 2012 – seca ARG & BR

36 Taxa de Cambio Encontrou uma nova zona de conforto.
Satisfazendo mercado de modo geral. Só que ainda e vulnerável a mudança brusca. 36

37 2. Perspectivas e Tendencias 2012/13

38 Mercado de Soja Oferta – insuficiente para atender demanda. Demanda – sem sinais de enfraquecimento. Fator chave – safra America do Sul e entressafra americana. EUA – export. soja em 71% contra média normal 47%. export. farelo em 49% contra média normal 30%. export. óleo em 42% contra média normal 25%. Tendência 2012/13 – fundamentalmente altista. Tecnicamente – estrago maior que esperado. Momentos de volatilidade elevada e recuperação. No Brasil, pressão do andamento e entrada da safra mas dólar alto oferece suporte. Fator incerteza – crise econômica / financeira. 38

39 Soja EUA - Estoque Final Baixo
Ano Produção Consumo Total Estoque Final 2010/11 90,61 89,25 5,85 2011/12 84,19 85,87 4,61 2012/13 77,84 79,48 3,53 Soja Mundial - Estoque Final em Queda Ano Produção Consumo Total Estoque Final 2010/11 264,68 251,40 70,56 2011/12 238,11 254,19 54,79 2012/13 264,28 258,76 57,56 Fonte: USDA (outubro 2012). 39

40 Soja – Comparativo Estoque / Consumo
Mundial EUA 40

41 Relação Estoque / Consumo
Óleo de Soja Mundial Relação Estoque / Consumo Estoque Final Estoque / Consumo

42 Média Mensal em Us$ cents/bu
Soja Bolsa de Chicago Média Mensal em Us$ cents/bu 1940 – 70: Us$ 2,60/bu 1970 – 00: Us$ 6,15/bu Novo ciclo – Us$ 11,50 média Us$ 8,20 min Us$ 19,10 max

43 Mercado de Milho Oferta – de expectativa de explosão na produção mundial para a volta do aperto. Demanda – muito forte, mas preço pode provocar substituição e racionamento de produto. Fatores chave – demanda mundial, principalmente compras da China e programa de etanol dos EUA. Tendência 2012/13 – fundamentos altistas de curto e médio prazo, baixista de longo prazo. Brasil – estoques elevados da supersafra Precisamos exportar tudo o possível e mais um pouco. 43

44 Fonte: USDA (outubro 2012, em mi.t.)
Milho - Oferta e Demanda Mundial Prod. Ração Cons. Total Export. Est. Final EUA: /11 316,17 121,75 285,01 46,59 28,64 11/12 313,92 115,87 278,97 39,19 25,11 12/13 271,94 105,42 254,01 29,21 15,73 Mund /11 830,29 500,07 848,41 91,46 127,13 877,75 506,74 873,35 108,11 131,54 839,02 504,49 853,29 89,82 117,27 Fonte: USDA (outubro 2012, em mi.t.) 44

45 Consumo de Milho EUA - Indústria de Etanol
da produção 40% 42% 35% 45

46 Relação Estoque / Consumo
Milho Mundial Relação Estoque / Consumo Estoque Final Estoque / Consumo 46

47 Brasil - Oferta e Demanda Fonte: Cerealpar (em mi.t.)
2013/14 2012/13 2011/12 2010/11 Estoque Inicial 11.889 7.389 8.189 9.889 Produção 71.000 72.000 56.500 55.000 Importações 400 500 700 Consumo Interno 54.050 51.050 48.500 46.600 Exportações 17.000 9.500 10.800 Estoque Final 12.289 Fonte: Cerealpar (em mi.t.) 47

48 Milho Bolsa de Chicago 1940 – 70: Us$ 1,30/bu 1970 – 00: Us$ 2,40/bu
Novo ciclo – Us$ 4,60 média Us$ 3,00 min Us$ 6,70 max

49 Guerra soja x milho continua
Área Brasil 2012/13: soja +9% milho -7% normal, +15% safrinha, +3% total. Área EUA 2013: milho -0,5%, soja +1,5%. O mercado comprador conta com safra cheias nas Américas – mas nada e garantido, compradores nervosos porque clima tem surpreendido negativamente a produtividade nos últimos anos.

50 Mercado de Trigo Produção – cenário incerto, mas oferta não deve crescer como esperado. Demanda – crescendo, principalmente para ração. Fatores chave – clima na Austrália e demanda para ração. Tendência 2010/11 – mercado voltando a receber suporte, mas também com tendência de perder fôlego ao longo de 2013, na medida que o cenário para 2014 comece a desenhar um quadro de oferta abundante.

51 Trigo - Oferta e Demanda Mundial
Prod. Importação Ração Cons. Total Export. Est. Final EUA: /12 54,41 3,05 4,46 32,16 28,56 20,21 12/13 61,76 3,54 8,57 36,41 31,30 17,79 Argentina /12 15,50 0,01 0,10 5,95 12,70 0,96 11,50 6,00 5,50 0,97 Brasil /12 5,80 7,30 0,50 11,20 2,00 1,76 5,00 7,00 0,20 11,00 1,50 1,26 China /12 117,92 2,93 22,00 120,50 0,98 58,47 118,00 122,00 1,00 54,97 Mundial /12 695,9 147,79 144,39 695,46 156,52 198,17 653,05 134,99 134,49 678,22 130,87 173,00 Fonte: USDA (outubro 2012 em mi.t.)

52 Trigo – Estoque / Consumo Mundial
Estoque Final Rel. Est. / Consumo

53 Fonte: Moore Research Center Inc.
Trigo Bolsa de Chicago 1940 – 70: Us$ 1,80/bu 1970 – 00: Us$ 3,25/bu Novo ciclo – Us$ 3,30 min. Us$ 5,80 média Us$ 10,15 max. Fonte: Moore Research Center Inc.

54 Mercado de Carnes Fator chave – comportamento dos preços de ração
Oferta – produção provavelmente voltando a crescer, respondendo a melhora nos preços e tendencia de queda na ração. Demanda – interna crescimento leve, dependencia na externa. Fator chave – comportamento dos preços de ração pode determinar faixa de valor. Tendência 2012/13 – fundamentalmente altista, com taxa de cambio garantindo boa rentabilidade nas exportações, mas de olho no recuo dos preços ao longo de Demanda e consumo vão garantir faixa de valor e poder de recuperação. 54

55 Carnes – provável expansão em 2013
Frango – recorde na produção e exportações. Bovinos - longe do recorde mas em recuperação. Suinos – espaço para surpresa e recorde. 2013 2012 2011 2005 2001 Bovina Produção 8,78 8,72 8,53 8,79 6,63 Exportação 1,70 1,68 1,57 2,10 0,88 Frango Produção 13,02 12,84 12,86 9,35 6,56 4,05 3,93 2,76 1,25 Suina Produção 3,66 3,71 3,65 2,52 2,08 0,58 0,49 0,60 0,26 Fonte: Safras e Mercado, em mi.t.). 55

56 Após forte rali, vem forte queda !
Será o ano da reversão ? Nosso mercado responde muito rapido a rali nos preços atraves do aumento na produção. Sem quebra de safra, a oferta volta a ficar mais comfortavel no 2 semestre !

57 3. Papel do Brasil no Contexto Mundial

58 Do Café da Manha............. ........para almoço e janta !
AÇUCAR: maior produtor e exportador, +50% do mercado mundial. CAFE: maior produtor e exportador, 30% do mercado internacional. SUCO DE LARANJA: maior produotr e exportador, 1 em cada 2 copos consumidos. CACAO: 2º maior produtor até recentemente, mas doenças cortaram produtividade pela metade. para almoço e janta ! BOVINOS: maior rebanho comercial do mundo. 80% para consumo interno e mesmo assim e o maior exportador do mundo. AVES: maior exportador de frangos. SUINOS: crescimento rápido como exportador mundial importante. SOJA: maior produtor e exportador. COMPLEXO SOJA: 2º maior exportador de farelo 3º maior exportador de óleo. MILHO: 2o maior exportador de milho. ALGODÂO: 4º maior exportador. ETANOL: maior exportador de etanol de cana de açúcar.

59 Todo mundo de olho no Brasil! É hora de vender o Brasil de verdade !
O Mundo precisa comer ! A agricultura global precisa produzir mais comida para alimentar uma população cada vez mais numerosa. Todo mundo de olho no Brasil! Precisamos ser mais eficientes e competitivos para não dependermos demais na reação de preços. O mundo quer e precisa de produtos brasileiros, mas não consegue chegar até eles. É hora de vender o Brasil de verdade !

60 O Brasil é comprado, não vendido !
Necessidade de maior agressividade Globalização exige isso. Só porque o desempenho é bom não significa que não pode melhorar. Olhar alem dos EUA. Participação em eventos fora do país não é gasto, é investimento. Buscar maior competitividade. Reduzir Custo Brasil: infra-estrutura – logística, modais de transporte, armanzenagem, portos. Carga tributaria – estimular maior consumo.

61 4. Considerações Finais

62 Mercado ou cassino ? Cassino ? – parece mas não é.
Similaridades – nos 2 existe elevado grau de risco. Resultado - empatar o investimento, perder ou ganhar. Emoções pesadas e probabilidades determinando decisões. Diferença – no mercado você pode limitar perdas/garantir lucros Decidir se quer apostar ou administrar o risco. Postura – se entrarmos no mercado com mentalidade de jogador, estaremos sujeitos aos riscos de um cassino. Se entrarmos como profissionais, estaremos comercializando. Especulação – especulação não cria cenários. Apenas responde a situações , portanto é fundamental, desde que não compromete nossa atividade.

63 Mercado de Risco Atividade de risco constante – desde a lavoura até a comercialização. Fatores inesperados provocam mudanças nos preços. Como se prevenir do imprevisível ? Muitos não gostam de números, estatística, gráficos. Mas os mercados vivem do “SE”. Se chover, se não quebrar a safra, se os fundos voltam aos mercados, se a economia se recuperar......etc., etc., etc. Podemos chutar e esperar ou trabalhar hipóteses e probabilidades a nosso favor. Com um plano, metas e estratégia temos mais condições de acertar.

64 Mudança na Mentalidade
Aceitar os Fatos Ninguém consegue prever o futuro - bolas de cristal não foram aperfeiçoadas ainda. 2. Tentar acertar o alvo não funciona – topo ou fundo, só sabemos depois que já passou ! 3. Os mercados sempre foram e continuarão sendo complexos e voláteis – especular ou garantir lucro. 4. Sucesso depende da estratégia certa - ganha mais quem erra menos – minimizar as perdas e maximizar os lucros. 5. Respeito os ciclos – o mercado é soberano ! 64

65 Fator Psicológico ! MEDO DISCIPLINA
Controle emocional na tomada de decisões – exercício mental. MEDO GANANCIA Pânico – vendas quase sempre próximas ao fundo. Euforia – impede vendas próximas ao topo.

66 Muitas vezes compramos aqui Muitas vezes vendemos aqui
Topo Muitas vezes compramos aqui Mercado em Alta Mercado em Queda EMOCIONAL Muitas vezes vendemos aqui Fundo

67 Disciplina – controle emocional na tomada de decisões
Demanda Recuando Indecisão Oferta Crescendo Ganância Medo Euforia Pânico Forte Demanda Aumento Oferta O MERCADO É CICLICO Indecisão Indecisão Disciplina – controle emocional na tomada de decisões

68 O sucesso depende da estratégia certa.
Otimizar tempo e selecionar informação ! Atenção constante ao mercado – o mercado oferece sinais. Quem é mais profissionalizado tem mais chance de identificar as melhores oportunidades de negócios.

69 No futuro próximo, produtores estarão dirigindo Lamborghini e os banqueiros taxis !
Jim Rogers, mega investidor global , 2009.

70 Agradecemos a atenção !!! www.cerealpar.com.br
stevecachia @cerealpar


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