A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE ROTARY CLUB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE ROTARY CLUB"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE ROTARY CLUB
ANTONIO MARCOS MARRONI advocacia ROTARY CLUB DE CÂNDIDO MOTA – DISTRITO 4510

2 COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO
UMA ADMINISTRAÇÃO EFICAZ POSSIBILITA: - PRESTAR SERVIÇO À COMUNIDADE; - RETENÇÃO DO QUADRO SOCIAL; - FORMAÇÃO DE LÍDERES: - PARA O CLUBE - PARA O DISTRITO - PARA O ROTARY INTERNATIONAL.

3 RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO
- ESTABELECER METAS VIÁVEIS - ORGANIZAÇÃO PROGRAMAS SEMANAIS - GERENCIAR OS COMUNICADOS AOS SÓCIOS - PROMOVER O COMPANHEIRISMO - MONITORAR A FREQUÊNCIA DOS SÓCIOS; - REALIZAR ATIVIDADES QUE FAVOREÇAM O FUNCIONAMENTO EFICAZ DO CLUBE.

4 HISTÓRIA DE UM ROTARY CLUB
“O MISTERIOSO VISITANTE” Baseado no artigo da Revista Rotária de 08/2001, escrito pelo comp. governador 86/87, Ennio Signore Tedesco, do R. C. Porto Alegre – São João, RS. (D.4670) HISTÓRIA DE UM ROTARY CLUB

5 Era uma vez, um Rotary Club de um distrito qualquer.
O Conselho Diretor desafinava ...

6 Os sócios, divididos em grupos, tinham opiniões e pontos de vista diferente.

7 Muitos chegavam atrasado e as vezes saiam antes da reunião terminar.
Interrompiam a reunião sem autorização do presidente para falarem de outros assuntos que não eram objetivos do Clube.

8 Não faziam a Informação rotária , pensavam já saber tudo, portanto, o conhecimento superficial que tinham de Rotary, já era o bastante.

9 Certo dia, na hora de começar a reunião
Uns conversavam no celular ... Outros brincavam e nem ouviram o sino tocar. Enfim... não estavam nem aí para a reunião.

10 No fundo da sala, um visitante, que nem recebera as boas vindas da comissão de companheirismo, assistia a tudo assustado.

11 O protocolo anunciou a constituição da mesa diretora de trabalhos.

12 O Presidente ao bater o sino, percebeu que o Secretário estava querendo falar alguma coisa.

13 FALOU O SECRETÁRIO Presidente, acabei de achar em minha pasta uma carta da Governadoria, com um carimbo de urgente e a data da postagem é de três meses atrás. Se permitir eu a lerei. O presidente autorizou a leitura da carta que assim dizia:

14 “Comunico a todos os Rotary Clubes do distrito, que tive um sonho, no qual fui avisado de estar próximo o Juízo Final, e que um enviado dos céus descerá à Terra para os preparativos devendo visitar todos os clubes para discutir tal evento. Conclamo a todos que se organizem para bem recebê-lo. Assinado o Governador.”

15 Ninguém sabia o que dizer.
Silêncio total. Ninguém sabia o que dizer.

16 Um companheiro levantou e falou:
- “Não é justo, presidente, essa atitude dos céus de mandar um enviado à Terra, assim às pressas. As coisas não podem ser desse jeito. É necessário um tempo para nos prepararmos, e pôr um pouco de ordem na casa”.

17 Baderna total. Todos queriam falar ao mesmo tempo. Um disse:
– O mundo que acabe em outra época. O outro retrucou - Também Concordo.

18 E UM TERCEIRO DISSE: – “Presidente, vamos enviar uma carta ao governador solicitando o adiamento do Juízo Final, e a suspensão da vinda do enviado especial, assim teremos tempo para elaborar um bom programa de trabalho, reativar o auxílio à entidade que assistimos, colocar em dia as finanças com a Governadoria, RI, e Revista Rotária”.

19 Disse o Secretário: “ Mas, companheiros, como o governador entrará em contato com o céu?” . “Ora”, - disse o Tesoureiro, - “isto é problema dele. Afinal a gente paga a per capita é para custear também estes contatos com o céu.”

20 A questão foi colocada em votação.
O protocolo fez a contagem, e ao final anunciou a aprovação por unanimidade.

21 Levantou-se o Secretário e disse:
“Presidente, a votação não foi unânime. Aquele companheiro do fundo não levantou a mão”.

22 O presidente, coçou os olhos, fixou o olhar no companheiro que não levantou a mão, e como não o reconheceu, Perguntou o nome ao secretário. O Secretário também não o conhecia. O presidente perguntou aos demais da mesa e também ninguém sabia quem era o cara.

23 O presidente dirigindo-se ao cidadão disse:
- “Você é sócio deste clube?” – “Não !”, respondeu, “Sou apenas visitante!.” Baixinho disse o protocolo. -“Justo um visitante vem discordar de nós”.

24 PERGUNTOU O PRESIDENTE
- “Sr. visitante, diga-nos de onde você vem”. RESPONDEU O VISITANTE: “Venho de um grande clube onde só impera o amor e a fraternidade”.

25 Perguntou o Presidente ao visitante.
- “E as virtudes de um bom rotariano são praticadas em seu clube?”

26 Respondeu o estranho visitante.
- “Sim, lá as pessoas trabalham com dedicação ao bem comum; a figura do Presidente é respeitada por todos por ser ele o nosso líder maior.

27 E CONTINUOU ... Nosso Presidente com sabedoria conduz o clube à grandes realizações e aproveita esta oportunidade para fazer deste tempo um marco histórico que honra o nosso clube e a sua pessoa.

28 O Protocolo é exercido com exemplar dedicação.
É o primeiro a chegar, Cuida de tudo nos mínimos detalhes para que a reunião transcorra dentro da normalidade. Fica na entrada do salão para receber a todos. Anota a presença dos visitantes.

29 O DIRETOR DE PROTOCOLO Ao usar da palavra, o faz com elegância, bem postado e, respeitosamente pronuncia corretamente o nome dos visitantes, dando destaque às notícias da nossa organização, além de estar sempre à disposição do presidente.

30 O SECRETÁRIO , por ser o guardião da vida do clube, mantém o arquivo atualizado.
Tem todos os folhetos, formulários, vídeos e literatura do Rotary, sempre à disposição dos sócios para consultas.

31 O SECRETÁRIO Dá destaque às correspondências recebidas, merecendo todas pronta resposta. Comunica mensalmente e com pontualidade a frequência do clube ao governador.

32 O Tesoureiro É responsável pelos recursos financeiros, sendo gentil, amável, compreensível com as dificuldades de cada um. Não faz dívida, mantém as finanças sempre em ordem e cumpre com o orçamento aprovado em assembleia.

33 Comissão de companheirismo
É composta por pessoas de grande sensibilidade, capazes de detectar pequenos problemas, que atingem momentaneamente os sócios.

34 A Comissão de companheirismo
Tratam a todos com solidariedade, demonstrando que cada companheiro é por demais querido para ser relegado ao esquecimento.

35 A Comissão de companheirismo
São pessoas solícitas, que promovem o bem estar dos visitantes, deixando-os à vontade para comungar do mesmo sentimento. Deste modo tem-se até evitado o declínio do quadro social.

36 A INFORMAÇÃO ROTÁRIA É destaque nas reuniões, graças a companheiros qualificados que: As preparam com antecedência, Pesquisam a história da organização, Transmitindo-as com ricos detalhes, melhorando assim os nossos conhecimentos sobre o que é Rotary.

37 O responsável pela frequência
Após a reunião, entrar em contato com os faltosos, e os orienta como e onde recuperar sua falta. Aos visitantes entrega o cartão de recuperação pois sabe que eles precisam justificar sua falta no clube.

38 A Comissão de Admissão e Classificação
Cuida com carinho de todo o processo de admissão: - prazos de indicação, - abertura de classificação, - investigação da vida pessoal e profissional do candidato.

39 A Comissão de Admissão e Classificação
Após a admissão, proporciona ao novo companheiro, o seu integral entrosamento no grupo.

40 Os Presidentes de avenidas
Seguem o calendário de trabalho, dando integral cumprimento às metas traçadas. Convidam pessoas e profissionais para ministrar palestras sobre assuntos de interesse atual.

41 A Comissão de Relações Públicas
Mantém contato com o jornal e a rádio local, fornecendo notícias sobre as atividades do clube, para melhorar a imagem pública e mostrar que não somos apenas um clube de amigos que se reúnem para jantar, mas para melhorar a vida da comunidade .

42 Os objetivos da Fundação Rotária
São compreendidos, e nossos companheiros não medem esforços para contribuir, e fazer intensa parceria com clubes do exterior, em benefício das entidades por nós assistidas.

43 FUNDAÇÃO ROTÁRIA Nossos companheiros estão sempre dispostos a recepcionar em seus lares, os participantes de IGE ou bolsistas da Fundação Rotária.

44 A Avenida de Serviços Profissionais
É a Avenida da sinceridade e da consciência das profissões.

45 A Avenida de Serviços à Comunidade
É a avenida da solidariedade, do amor ao próximo.

46 A Avenida de Serviços Internacionais
É a avenida da fraternidade, da compreensão mundial.

47 AS AVENIDAS DE SERVIÇOS
Mantêm metas realizáveis, e não apenas metas bonitas que só servem para impressionar os que leem o Plano de Atividade do Clube.

48 Todos desempenham trabalhos eficientes que influem:
na união do Clube, na ajuda à comunidade, na divulgação da filosofia de servir, E isto tem aumentando a credibilidade do Rotary perante a sociedade.

49 Todos os meses realizamos palestras alusivas as datas especiais.

50 Venho de um grande clube onde a classificação não é ditada pela riqueza, nem pela posição social, nem pelo modo de vestir, mas pela bondade que brota do generoso coração do verdadeiro rotariano.

51 Venho de um clube onde os companheiros ao chegarem à reunião, deixam seu orgulho e vaidade do lado de fora, e entram vestidos apenas com as roupas da bondade e do servir que adornam seus corações, para que nossas reuniões transcorram em um clima de comunhão e pura sinceridade.

52 Venho de um clube onde impera o silêncio respeitoso quando pessoas usam da palavra, como demonstração de gratidão pela honra de tê-las em nossa presença.

53 Até os celulares são desligados, para não interferir no andamento dos trabalhos.

54 Por fim disse o estranho visitante
- “Com a sua devida permissão, presidente, peço para me retirar, e o faço entristecido, pois de vós tenho pena.

55 Esperava encontrar neste clube, verdadeiros rotarianos, defensores de uma causa nobre, e encontrei pessoas apenas preocupadas consigo mesmos.

56 SERVIR = ESPÍRITO ROTÁRIO
Observei que aqui, o espírito rotário foi trocado por paixões pessoais, que desonram o ideal de servir.

57 Quando acabou de falar, despediu-se e dirigiu-se à porta por onde saiu sozinho e em silêncio.

58 Somente neste instante é que todos perceberam que o estranho visitante vestia uma túnica branca bordada em ouro.

59 Ante o espanto geral, o presidente pediu ao secretário que era responsável pela frequência o nome do estranho visitante. Atônito, com a voz embargada sussurrou:

60 “Sr. Presidente, consta na lista de presença que ele se chama:
J. C. o enviado”.

61 COMPANHEIROS ESTA ILUSTRAÇÃO NOS MOSTRA DOIS CLUBES:
UM COM O CONSELHO DIRETOR DESAFINADO; OUTRO COM BOA ADMINISTRAÇÃO. E O SEU CLUBE COMO ESTÁ? O ANO ROTÁRIO AINDA NÃO TERMINOU... AINDA DÁ TEMPO DE CORRIGIR OS ERROS! ADMINISTRAR É SERVIR.

62 “Toda a Natureza, é uma ânsia de servir".
Serve o Sol, serve a chuva, servem os rios, as florestas, os animais, os peixes, os pássaros...

63 "Amar é servir." VIVER ROTARY E TRANSFORMAR VIDAS. Este é o lema
de quem quer: VIVER ROTARY E TRANSFORMAR VIDAS.

64


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE ROTARY CLUB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google