A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDICE - Universo O CÉU ESTRUTURA DO UNIVERSO CONSTELAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDICE - Universo O CÉU ESTRUTURA DO UNIVERSO CONSTELAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ÍNDICE - Universo O CÉU ESTRUTURA DO UNIVERSO CONSTELAÇÕES
FORMA DAS GALÁXIAS O COSMOS A VIA LÁCTEA COMO SERÁ QUE TUDO COMEÇOU ? NEBULOSAS O BIG BANG ESTRELAS PROVAS A FAVOR DO BIG BANG BURACOS NEGROS REACÇÕES NUCLEARES DISTÂNCIAS NO UNIVERSO FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS

2 O CÉU Observando o céu numa noite estrelada, não podemos evitar a impressão de que estamos no meio de uma grande esfera incrustrada de estrelas.

3 CONSTELAÇÕES Uma Constelação é um grupo de estrelas, unidas por uma linha imaginária, que forma uma figura parecida com seres reais ou mitológicos, donde lhes provém o nome.

4 O COSMO Mas no céu não existem apenas estrelas. Existem planetas, satélites naturais, cometas, gases, poeiras, etc. Ao conjunto de todos os elementos que fazem parte do universo damos o nome de Cosmos.

5 COMO SERÁ QUE TUDO COMEÇOU ?
A singularidade

6 COMO SERÁ QUE TUDO COMEÇOU ?
A criação do Homem , segundo Miguel Ângelo . A singularidade representa o momento exacto da criação. A ciência não consegue agarrar o tempo inicial, as equações matemáticas desintegram-se quando se aproxima de t = 0,0000 s. Nesse momento, a intervenção divina …

7 O BIG BANG Foi criada pelo monge Georges Lemaître em 1927 e publicada por Hublle dois anos mais tarde. Edwin Hubble ( )

8 O BIG BANG Tudo terá começado há cerca de 15 mil milhões de anos, numa grande explosão Um pequeno “ovo cósmico“ , superdenso e extremamente quente, rompido numa feroz explosão de energia, criando o Universo, que desde então se vem expandido e arrefecendo.

9 O BIG BANG À medida que a elevadíssima temperatura (desce cerca de ºC , um milhão de milhões de graus Celsius) ia descendo , nos primeiros três minutos foram-se criando pequenas partículas : - de início , electrões e positrões (electrões positivos); - de seguida , protões (núcleos de H) , neutrões , e deuterões (núcleo de deutério) ; cerca de 100 mil anos depois , apareceram os primeiros átomos de He.

10 Observa a simulação de uma reacção nuclear .
REACÇÕES NUCLEARES Observa a simulação de uma reacção nuclear .

11 FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS
Observa a simulação de uma reacção nuclear . A formação dos elementos químicos no Universo tem origem na evolução das estrelas. As estrelas nasceram e nascem todas mais ou menos da mesma maneira, quando os núcleos dos átomos se aproximam demasiado, iniciam-se reacções nucleares de fusão.

12 FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS
As reacções de fusão, produtoras de hélio e de outros elementos mais pesados, mantêm as estrelas acesas a temperaturas muito elevadas e permitem que elas emitam luz e, portanto, sejam vistas a olho nu ou com telescópios.

13 FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS
Num Universo muito quente, as partículas elementares – quarks, electrões e neutrinos – foram formados a partir de energia. Os neutrinos são pequeníssimas partículas sem carga e praticamente sem massa que estão por todo o lado.

14 O BIG BANG As galáxias começam a tomar forma ao mesmo tempo que se afastam do lugar da explosão inicial.

15 PROVAS A FAVOR DO BIG BANG
Expansão do Universo; Descoberta da radiação cósmica de microondas; A abundância de elementos leves no Universo.

16 A TERRA Sendo a Terra um planeta do Sistema Solar , tem cerca de 5000 milhões de anos, e pensa-se que se terá formado a partir de uma nuvem de gás, gelo e poeiras , que se teriam condensado numa esfera com muita água líquida.

17 O HOMEM Pensa-se que o Homem surgiu na Terra há cerca de dois milhões de anos.

18 O HOMEM O número de estações pré-históricas encontradas em África reforça a crença segundo a qual este continente foi o berço do Homem primitivo.

19 O Universo é feito de estruturas que «encaixam» uma nas outras.
é formado ESTRUTURA DO UNIVERSO O Universo é feito de estruturas que «encaixam» uma nas outras. Galáxias são constituídas Estrelas Poeiras Gases Nebulosas Planetárias Difusas berços

20 ESTRUTURA DO UNIVERSO Com o decorrer do tempo, a matéria foi arrefecendo e foi-se condensando em nebulosas, galáxias, e, dentro destas, em estrelas e buracos negros.

21 Galáxias FORMA DAS GALÁXIAS podem ser Elípticas Esférica ( Quasares )
Irregulares Espiral Via Láctea pertence Grupo local num dos braços Sistema Solar

22 GALÁXIAS GALÁXIA – É um grupo infinitamente grande de estrelas (cerca 100 biliões), que se move no espaço.

23 GALÁXIAS Por convenção, escreve-se Galáxia para designar a nossa Galáxia (aquela à qual o Sol pertence) e galáxia (com g minúsculo) para referir qualquer outra.

24 FORMA DAS GALÁXIAS Espiral Esférica Elípticas Irregular

25 A VIA LÁCTEA Vivemos numa galáxia em espiral a que usualmente se atribui o nome de Via Láctea , embora tal designação resulte da tradição popular de acreditar na existência de uma “via” por onde “as almas” se dirigiam ao céu.

26 NEBULOSAS As nebulosas são verdadeiras “maternidades de estrelas“, constituídas por nuvens de gás, com poeiras estelares, geralmente em grande turbilhão. Estas apresentam-se brilhantes e por vezes sombrias.

27 ESTRELAS As estrelas são astros com luz própria, constituídos fundamentalmente por átomos, fundamentalmente hidrogénio e hélio.

28 AS ESTRELAS Estrelas MAIOR TAMANHO Luz própria produzida MENOR
TEMPO DE VIDA Reacções nucleares

29 MORTE DE UMA ESTRELA DE PEQUENAS DIMENSÕES
Uma estrela de pequenas dimensões passa por perturbações violentas e morre calmamente como anã branca.

30 MORTE DE UMA ESTRELA DE PEQUENAS DIMENSÕES
Quando se esgotar o hidrogénio numa estrela, como o Sol, ela dilatar-se-á e transformar-se-á numa gigante vermelha. Quando por sua vez se esgotar o hélio, ela ficará reduzida a um núcleo de carbono puro e transformar-se-á numa anã branca.

31 MORTE DE UMA ESTRELA DE GRANDES DIMENSÕES
Uma estrela de grandes dimensões morre destroçada por explosões violentas, podendo originar uma estrela de neutrões ou um buraco negro.

32 MORTE DE UMA ESTRELA DE GRANDES DIMENSÕES
Em estrelas muito maiores do que o Sol, vão-se sintetizando os elementos químicos até ao ferro, sendo a estrela em explosão uma supernova, e produzindo-se então, na sua morte, os restantes elementos químicos.

33 ESTRELAS

34 ESTRELAS O Sol deve acabar como uma anã branca formada essencialmente por carbono.

35 BURACOS NEGROS Objectos cósmicos tão densos que atraem praticamente tudo, incluindo a própria luz. A existência dos buracos negros tem sido difícil de provar pelo facto de serem invisíveis.

36 BURACOS NEGROS Um buraco negro surge quando uma estrela de grande massa (muito maior do que o Sol) explode e se torna numa supernova (explosão de uma estrela, com a duração de alguns segundos), depois de se esgotar o seu combustível que permitia a manutenção das reacções de fusão.

37 1 UA  150 milhões de km A UNIDADE ASTRONÓMICA 1 UA
Unidade de medida correspondente à distância média entre a Terra e o Sol. 1 UA 1 UA  150 milhões de km

38 Unidade de medida correspondente à distância percorrida pela luz
O ANO-LUZ – a.l. 1 Ano  1 Volta 1 minuto = 60 segundos 1 hora = 60 minutos 1 hora = 60 x 60 = segundos 1 dia = 24 x 3600 = segundos 1 Ano = x 365 = segundos Unidade de medida correspondente à distância percorrida pela luz no vazio durante um ano . 1 a.l = 9, 46 x km = km

39               This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 2.5 License.


Carregar ppt "ÍNDICE - Universo O CÉU ESTRUTURA DO UNIVERSO CONSTELAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google