A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrelas e nebulosas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrelas e nebulosas."— Transcrição da apresentação:

1 Estrelas e nebulosas

2 O que é uma estrela Uma estrela e um objecto que é feito de gás, o hidrogénio e que se mantêm unido pela atracção entre si das suas moléculas. As estrelas brilham porque fundem hidrogénio para fazer hélio e como isso produzem uma enorme quantidade de energia e o seu brilho é muito intenso. As estrelas visíveis a olho nú aparecem como pontos brilhantes no céu nocturno sem contar com o sol. Depois do Sol, a estrela mais próxima da Terra está próxima de Centauro que fica a 40 triliões de quilómetros. Os astrónomos estimam que existam pelo menos de estrelas no universo conhecido.

3 Tipos de estrelas Há diferentes tipos de estrelas consoante o seu brilho, temperatura, tamanho e cor. A cor está relacionada com a temperatura como se pode ver no gráfico e o tamanho normalmente esta associado ao brilho porque quanto maior for a estrela mais brilha. Mas as estrelas podem classificar-se em três grupos principais: Supergigantes e gigantes— estrelas a acabar a vida que já incharam. Anãs brancas— o que resta das estrelas médias que já explodiram. Estrelas da sequencia principal—estrelas que ainda vivem.

4 O nascimento de uma estrela
Toda as estrelas começam por ser uma nebulosa. Depois a qualquer momento podem começar a aquecer até ficarem incandescentes. Ás estrelas “bebés” chama-se proto-estrelas. Uma proto-estrela vai tentando ficar cada vez mais quente ate que por assim dizer acendem a sua fornalha e começam a brilhar e a produzir gás, é esse gás que será o seu combustível para o resto da sua longa vida. Depois o vento estelar leva parte do gás para a nebulosa, depois ficam pedaços de rocha incandescente resultantes da fusão do gás esses pedaços de rocha podem formar planetas como no caso do Sol ou dispersam-se. A estrela agora tem um brilho constante e assim será durante muitos milhões de anos . Este processo pode parecer rápido mas na verdade dura muitos milhares de anos.

5 A morte de uma estrela As estelas têm uma vida sossegada ate terem gasto o seu gás depois começa a ficar cada vez maior agora a estrela chama-se gigante vermelha a estrela assim se chama pois as cresceu até 100 vezes o seu tamanho real. Depois acontecem várias coisas segundo o tamanho da estrela: Se a estrela for pequena não se chega a transformar em gigante vermelha a vai arrefecendo até ficar uma anã vermelha. Se a estrela for média transforma-se em gigante vermelha aquece e a sua camada exterior é lançada para o espaço e desvanecer-se-á passado algum tempo, o núcleo da estrela vai ser uma anã branca. Mas se a estrela for muito grande depois de se transformar irá explodir continuamente como um fogo de artifício gigante, a esta explosão chama-se supernova, depois de esta explosão o que fica é uma nebulosa e a estrela que se irá tornar numa estrela de neutrões ou num buraco negro. Como já disse este processo pode parecer rápido mas na verdade dura muitos milhares de anos.

6 Casais de estrelas O nosso sol não e normal pois a maioria das estrelas vive aos pares. Estas estrelas nascem juntas e ficam juntas durante toda a vida! Assim que nascem estas estrelas começam a girar à volta uma da outra numa roda sem fim. As estrelas duplas são preciosas para os astrónomos pois podem calcular o seu peso. Estas estrelas permanecem inalteradas durante muito tempo, mas quando uma estrela se transforma em anã branca tudo muda, pois a estrela anã começa a sugar o gás da outra, mas este gás e um grande peso para ela. Bruscamente a camada exterior da estrela explode. E eis uma nova! Assim se chama porque os astrónomos pensavam que tinha surgido uma nova estrela. Após esta explosão as estrelas voltam ao normal pelo menos até a outra estrela se transformar numa anã branca!

7 As constelações mais famosas
A ursa menor A ursa menor é conhecida pela sua forma de caçarola! Esta famosa caçarola é apenas uma parte da constelação pois esta ainda e formada por muitas mais estrelas. A ursa maior A ursa maior pode não ser tão conhecida como a ursa menor mas são ambas conhecidas pela forma de caçarola, E tal como na ursa menor a caçarola é apenas uma pequena parte do conjunto,

8 As constelações mais famosas
Orion É uma das constelações mais brilhantes do céu. E, segundo a mitologia grega Orion era um caçador gabarola, os deuses fartaram-se da sua gabarolice e mandaram um escorpião para o matar, mais tarde arrependeram se e mandaram no para o céu. Cassiopeia Esta constelação situa–se perto das ursas menor e maior tem a forma de um W. A constelação de Cassiopeia é uma das mais fáceis de identificar nos céus pois as suas estrelas mais brilhantes formam um W muito difícil de ignorar. Encontra-se muito próxima do Pólo Norte Celeste numa posição diametralmente oposta à da Ursa Maior. À medida que a noite vai decorrendo é notória a rotação do W em torno da estrela polar.

9 As constelações mais famosas
Escorpião Esta constelação até se parece com o nome que lhe foi dado. Escorpião foi o animal que matou Orion e que os deuses mandaram para o céu

10 O Sol O Sol começou a brilhar há cerca de milhões de anos. Formou-se a partir de uma nuvem de gás e pó que flutuava no espaço. O Sol é uma enorme bola de gás quente, a maior parte do gás existente no Sol é hidrogénio. O Sol tem um diâmetro de km e que pesa cerca de vezes mais do que a terra. O Sol é constituído por o núcleo, mancha solar, fotosfera, protuberância, coroa e a cromosfera. O núcleo tem cerca de ºC. A fotosfera tem cerca de 5800 ºC. A mancha solar é das zonas mais frias e esta a 4000 ºC A cromosfera tem cerca de 5000 ºC. A coroa tem cerca de ºC. O Sol tem movimentos de translação, isto é, move-se em conjunto com as outras estrelas da Via Láctea à volta do centro da galáxia. Demora 200 milhões de anos para efectuar uma volta completa.

11 Física do sol O sol é a estrela mais próxima do nosso planeta, esta localizada no centro do nosso sistema solar e todos os planetas contidos neste sistema solar giram em torno dele. Enquanto a luz das estrelas mais próximas demoram em torno de 10 anos para chegar à Terra, a luz do nosso Sol demora aproximadamente oito minutos.      O Sol possui o tamanho equivalente a 100 vezes o tamanho da Terra isto, equivale a dizer que o Sol tem um tamanho aproximado de km e é feito quase só de hidrogénio, que, em altíssimas temperaturas, se transforma em Hélio, liberando, através dessa mudança uma enorme quantidade de energia. A energia liberada neste processo é a que permite o desenvolvimento da vida na Terra.

12 Trabalho elaborado por:
Wilson Alves nº 23 8º A


Carregar ppt "Estrelas e nebulosas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google