A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que existe no Universo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que existe no Universo"— Transcrição da apresentação:

1 O que existe no Universo

2 Conhecimento do Universo
A astronomia é uma ciência antiga, havendo registos de observações efetuadas pelos Egípcios, Sírios, Babilónios e Chineses desde 3000 a.C. As constelações são grupos de estrelas que parecem estar próximas, embora estejam distantes umas das outras.

3 Exemplos de constelações visíveis a olho nu
Conhecimento do Universo Exemplos de constelações visíveis a olho nu No hemisfério norte Ursa Maior, Ursa Menor (onde se encontra a estrela Polar) e Cassiopeia. No hemisfério sul Cruzeiro do Sul, Centauro (onde se encontra a Próxima de Centauro). A estrela Polar, pertencente à Ursa Menor, indica o norte aos habitantes do hemisfério norte.

4 Modelos do sistema solar Sistema heliocêntrico
Teorias sobre o Universo Sistema geocêntrico A Terra está no centro do Universo. Os planetas e o Sol giram à volta da Terra. Sistema heliocêntrico O Sol está no centro do Universo. Os planetas giram à volta do Sol e rodam em torno de si próprios.

5 Teorias sobre o Universo
E atualmente o que dizem os físicos sobre o Universo? Teorias atuais: Os planetas e outros astros do sistema solar giram em torno do Sol. O Sol e todas as estrelas da Via Láctea giram em torno do centro da Via Láctea. Há galáxias mais pequenas que giram em torno de galáxias maiores. O Universo teve uma origem – Teoria do big bang. O Universo está em expansão: as galáxias estão, em geral a afastar-se umas das outras.

6 Exploração espacial Telescópios Colocados à superfície da Terra
Colocados em órbita no espaço Telescópios óticos Radiotelescópios Telescópios espaciais

7 Exploração espacial As agências espaciais são organismos que se dedicam à exploração espacial através da realização de missões tripuladas e não tripuladas, desenvolvendo tecnologias para esse efeito. 1961 Primeiro homem enviado ao espaço, o russo Yuri Gagarin. 1957 Construção do Sputnik I, primeiro objeto enviado para a órbita da Terra. 1969 Primeira missão tripulada à Lua, a Apollo 11. 1963 Primeira mulher a chegar ao espaço, a russa Valentina Tereshkova. Um mês depois do lançamento do satélite Sputnik, a União Soviética colocou em órbita o primeiro animal, a cadela Laica.

8 Tecnologias usadas nas missões espaciais
Exploração espacial Tecnologias usadas nas missões espaciais Sondas espaciais Não tripuladas Satélites artificiais Vaivéns espaciais Tripuladas Estações espaciais

9 Constituição do Universo
Galáxias, enxames e superenxames de galáxias Uma galáxia é um conjunto de milhares de milhões de estrelas, gases e poeiras, que orbitam em torno de um centro comum. NASA NASA NASA Espiral Irregular Elíptica

10 Superenxame Local (superenxame de galáxias)
UNIVERSO Constituição do Universo As galáxias agrupam-se às dezenas ou até às centenas, ormando enxames de galáxias. Estes conjuntos ou «enxames», por sua vez, agrupam-se em superenxames. Superenxame Local (superenxame de galáxias) Grupo Local (enxame de galáxias) Via Láctea (galáxia) Sistema solar TERRA

11 Constituição do Universo
Quasares Constituição do Universo Objeto mais distante e mais luminoso que detetamos no céu, com a ajuda de instrumentos. Estrelas Nebulosa: nuvem de gás e poeiras a partir da qual se pode formar uma estrela.

12 Constituição do Universo
Maior massa Maior temperatura Maior brilho Maior tempo de vida As estrelas azuis são mais quentes do que as estrelas amareladas, como o Sol; As estrelas vermelhas são mais frias do que as semelhantes ao Sol; O modo como morre uma estrela depende da sua massa inicial. Plêiades


Carregar ppt "O que existe no Universo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google