A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As nebulosas são nuvens escuras e/ou brilhantes de gases e poeiras. São a maternidade e o cemitério das estrelas. As estrelas nascem, vivem e morrem. UNIVERSO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As nebulosas são nuvens escuras e/ou brilhantes de gases e poeiras. São a maternidade e o cemitério das estrelas. As estrelas nascem, vivem e morrem. UNIVERSO:"— Transcrição da apresentação:

1 As nebulosas são nuvens escuras e/ou brilhantes de gases e poeiras. São a maternidade e o cemitério das estrelas. As estrelas nascem, vivem e morrem. UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas Professor António Nunes As nebulosas planetárias são constituídas por estrelas no final do seu ciclo de vida. Têm semelhanças com planetas gigantes gasosos. As nebulosas difusas são constituídas por material inter-estelar, que após um processo de condensação resulta na formação das estrelas.

2 As Estrelas nascem a partir de nebulosas difusas. Nascimento das Estrelas As nebulosas difusas contêm hidrogénio, o combustível das estrelas. As nebulosas difusas sofrem uma contracção com libertação de energia, que dá origem a um disco e a uma bola rodopiante. Origina uma Estrela. Pode originar ou não um Sistema Planetário.

3 Vida das Estrelas No interior da Estrela, o hidrogénio transforma-se em hélio e energia. A estrela liberta energia sob a forma de luz e calor. Hidrogénio Hélio + Energia As estrelas brilham. O brilho das estrelas depende: Do tamanho da estrela; Da temperatura a que a estrela se encontra; Da distância a que nos encontramos da estrela.

4 Morte das Estrelas As estrelas morrem quando se acaba o seu combustível, o hidrogénio. A morte de uma estrela depende do seu tamanho e massa. Estrela de pequenas dimensões Estrela de grandes dimensões

5 Quando uma estrela pequena como o Sol morre, origina… Quando uma estrela com massa entre oito a vinte cinco vezes a massa do Sol morre, pode originar… …uma anã branca. …uma estrela de neutrões ou pulsar. …após a fase de supernova, um buraco negro. Quando uma estrela com massa superior a cerca de vinte cinco vezes a massa do Sol morre, pode originar… Esfera fria do tamanho de um planeta. Astro com poucas dezenas de km de diâmetro. Corpo com cerca de 2,5 km de raio, muito denso, que atrai toda a matéria e luz à sua volta.

6 Brilho das Estrelas As estrelas mais pequenas têm menor temperatura e o seu brilho é laranja ou avermelhado. As estrelas de tamanho médio têm temperatura média e o seu brilho é amarelo. As estrelas maiores têm maior temperatura e o seu brilho é branco-azulado.

7 As estrelas nascem, vivem e morrem. A forma como morrem as estrelas depende da sua massa. Aprendi que… As estrelas nascem a partir de nebulosas difusas. A morte de uma estrela pequena como o Sol origina uma Anã Branca. A morte de uma estrela duas a oito vezes maior que o Sol origina um Pulsar ou Estrela de Neutrões. A morte de uma estrela mais do que oito vezes maior que o origina um Buraco Negro.


Carregar ppt "As nebulosas são nuvens escuras e/ou brilhantes de gases e poeiras. São a maternidade e o cemitério das estrelas. As estrelas nascem, vivem e morrem. UNIVERSO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google