A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do Sistema Solar 10º ano Biologia e Geologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do Sistema Solar 10º ano Biologia e Geologia."— Transcrição da apresentação:

1 Formação do Sistema Solar 10º ano Biologia e Geologia

2 Teoria nebular reformulada

3 No espaço entre as estrelas da nossa galáxia existia uma nébula de gases e poeiras A nébula ter-se-ia contraído graças à existência de forças de atracção gravítica entre as diferentes partículas que a constituíam.

4 A contracção da nébula proto-solar provocaria o aumento da sua velocidade de rotação

5 Lentamente a nébula teria começado a arrefecer e a adquirir a forma de disco muito achatado, em torno de uma massa de gás densa e luminosa em posição central, que seria o proto-sol

6 Durante o arrefecimento do disco nebular, verificar-se-ia a condensação dos materiais da nébula em grãos sólidos, mas não de um modo uniforme. As regiões situadas na periferia, em contacto com o espaço intersideral, eram mais rapidamente arrefecidas que as próximas da estrela em formação, o proto-sol. Ora, a cada temperatura corresponde a condensação de um tipo de material com determinada composição química, o que leva a uma zonação mineralógica de acordo com a distância ao Sol.

7 No referido disco, a força da gravidade provocaria a aglutinação de poeiras constituídas por diferentes minerais, que formariam pequenos corpos chamados planetesimais, com diâmetro de cerca de 100 m. Os maiores desses corpos atraíram os mais pequenos, verificando-se a colisão e o aumento progressivo das dimensõe s, o que levou à formação de planetesimais com alguns quilómetros.

8 Todo este processo, denominado acreção, desencadeou um bombardeamento cada vez maior, formando-se corpos chamados protoplanetas.

9 Finalmente, os protoplanetas, por acreção de novos materiais, teriam dado lugar aos planetas.


Carregar ppt "Formação do Sistema Solar 10º ano Biologia e Geologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google