A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar) HIPÓTESE é uma tentativa de explicação das observações/do problema é testada por observação ou experimentação, os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar) HIPÓTESE é uma tentativa de explicação das observações/do problema é testada por observação ou experimentação, os."— Transcrição da apresentação:

1

2 A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar)

3 HIPÓTESE é uma tentativa de explicação das observações/do problema é testada por observação ou experimentação, os resultados levam a rejeitar ou apoiar a hipótese

4 TEORIA é uma explicação de um conjunto de observações ou fenómenos relacionados. Tem uma aplicação muito mais ampla do que uma hipótese. Muitas vezes resultam de hipóteses que foram testadas, repetidamente, com sucesso. devem estar de acordo com as evidências existentes/factos disponíveis. Uma teoria é, geralmente, apoiada por muito mais evidências do que uma hipótese. Todas as teorias podem ser submetidas a novas verificações, que podem levar à sua modificação ou, embora mais raramente, ao seu abandono. As teorias científicas excluem explicações sobrenaturais porque não podem ser testadas por procedimentos científicos.

5 ORIGEM DO SISTEMA SOLAR: algumas teorias Teoria da Colisão Conde de Buffon, Georges -Louis Leclerc ( ) _theory.jpg

6 Chamberlain e Moulton (1900) Antes de existirem os planetas uma outra estrela teria passado junto do Sol, arrancando parte dele. O material ter-se-ia condensado em blocos que ficariam orbitando na direcção em que haviam sido arrancados. Os pedaços ter- se-iam juntado, formando deste modo os planetas.

7 Teoria Nebular ( proposta em finais do séc. XVIII por Kant e Laplace) Immanuel Kant ( ) kant.jpg Pierre Laplace ( ) imm/laplace.jpg

8 1. Nébula (nuvem interestelar de gás e poeiras), em rotação lenta, contrai-se

9 2.Como resultado da contracção e da rotação forma-se um disco plano que roda rapidamente. No centro do disco forma-se o proto-sol.

10 3.Nas regiões do disco mais próximas do proto-sol, pequenos grãos sólidos colidem e aglutinam-se formando planetesimais.

11 4.Na região mais interna do disco formam-se, por acreção de planetesimais devida a atracção gravitacional, os planetas telúricos. Os planetas gigantes formam-se nas zonas mais afastadas do centro do disco.

12

13 Teoria Nebular: evidências a favor idade idêntica para todos os corpos do sistema solar; regularidade das órbitas planetárias, são órbitas elipsóides, quase circulares: todas as órbitas são quase complanares, formando um disco; todos os planetas percorrem as suas órbitas em sentido directo; quase todos os planetas têm movimentos de rotação no mesmo sentido; a densidade dos planetas mais próximos do Sol é superior à dos planetas mais afastados, o que está de acordo com a posição em que se terão formado numa nébula em rotação. Questões ainda por responder: ex: a baixa velocidade de rotação do Sol.

14 Sputnik,4 de Outubro de Lancio_sputnik.jpg Sputnik_asm.jpg

15 A tecnologia ao serviço da ciência e não só…..

16 1. Comenta a afirmação:Em Ciência existem verdades absolutas e consensos generalizados. 2. A Astronomia é uma das ciências que mais evoluiu tecnológica e cientificamente nos últimos anos, fruto de avultados investimentos em projectos de exploração espacial. Quais os principais interesses económicos e estratégicos da exploração espacial?

17 Bibliografia: -Freedman, R.A.; Kaufman III, W.J., (2005), Universe, 7ª ed, USA; W.H. Freeman and Company - Silva, A. D. ; e outros, (2007), Terra, Universo de Vida, 1ª Parte - Geologia, Biologia e Geologia, Ano 1,Porto, Porto Editora - Smith, G. A., Pun, A., (2006), How does earth work?, USA; Pearson Prentice Hall


Carregar ppt "A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar) HIPÓTESE é uma tentativa de explicação das observações/do problema é testada por observação ou experimentação, os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google