A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATRIX “The Matrix” de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATRIX “The Matrix” de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 MATRIX “The Matrix” de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio

2 A ideia principal do filme “Matrix” é a de que a humanidade desenvolveu uma tecnologia extremamente desenvolvida que acabou por sobrepujá-la no ano 2199: os seres humanos se tornaram escravos de máquinas altamente sofisticadas Tudo graças à I.A. (Inteligência Artificial)

3 Durante a batalha entre humanos e máquinas, os seres humanos procuraram anular a fonte de energia das máquinas ( a luz solar) poluindo o céu. As máquinas, por sua vez, conseguiram outra fonte de energia escravizando os seres humanos.

4 Como o corpo humano produz eletricidade, as máquinas conseguiram aprisionar os humanos em casulos, extraindo dessa forma a energia para garantirem o seu funcionamento.

5 Assim, os seres humanos seriam reduzidos a pilhas que alimentariam as máquinas graças à eletricidade produzida em seus corpos.

6 Os Humanos seriam cultivados em colônias desde o nascimento
Os Humanos seriam cultivados em colônias desde o nascimento. Aliás, o próprio nascimento seria determinado pelas máquinas com experimentos em engenharia genética e fertilização artificial.

7 Porém, há um problema: para manter os corpos vivos e se desenvolvendo nos casulos, é necessário manter a mente humana em atividade (idéia do filme). Para isso, as máquinas desenvolveram um programa de computador altamente sofisticado que consegue entrar na mente humana manipulando as sensações (5 sentidos) e fornecendo imagens de um mundo fictício, virtual. As mentes estão conectadas em rede. Neurônios do cérebro

8 O programa que mantém as mentes ativas e em rede e que projeta um mundo virtual na mente de cada pessoa nos casulos é a MATRIX.

9 Há uma esperança: nem todas as pessoas foram escravizadas nos casulos pelas máquinas. Há um grupo que se refugiou no subsolo e mantém uma tecnologia mais precária, mas livre da influência da Matrix. Mais: eles possuem um programa paralelo e análogo à Matrix e conseguem enviar sinais “pirata” para dentro dela. Além disso conseguem identificar potenciais, isto é, pessoas que conseguem “questionar”, ou desconfiar de que a realidade que estão vivendo é estranha, ou que merece ser inquirida, questionada. Dessa maneira essas pessoas poderiam conseguir romper com a manipulação exercida pela Matrix. Para isso, elas precisam de uma orientação e da ajuda da equipe do líder do grupo rebelde: Morpheus. Morpheus e sua equipe (Trinity e outros) procuram sinais dessas pessoas dentro da Matrix e eventualmente entram nela. Dentro da Matrix, tendo acesso ao mundo virtual e, conectados à todas as mentes de todas as pessoas, eles podem tentar resgatar de dentro do mundo virtual, aqueles que quiserem a verdade e que quiserem ser libertados.

10 De dentro de uma nave eles enviam sinais pirata para dentro do programa Matrix, conectando as mentes dos rebeldes com o programa e com as outras mentes humanas. Eles conectam as mentes de seus membros através de um instrumento que é acoplado na nuca e que atinge o cérebro comunicando-se imediatamente com os neurônios, de modo que a pessoa é enviada para dentro da Matrix. O que é enviado, na verdade é apenas a mente. O corpo permanece na nave. O visual dos rebeldes, suas roupas e apetrechos é, na verdade, uma imagem projetada pela própria mente, uma espécie de “eu residual”, ou “eu ideal”. Tank : o gerenciador do programa

11 Tudo o que a mente interpreta como sendo real o corpo aceita e reage como tal. Isto é, se a pessoa, estando dentro da Matrix acreditar que está morrendo, ou recebendo vários tiros, o corpo reagirá de acordo. Se a pessoa morrer na Matrix, o corpo morrerá realmente fora dela. O VERDADEIRO PROBLEMA É CONSEGUIR CONVENCER A MENTE DE QUE ELA ESTÁ NA MATRIX E QUE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO É VIRTUAL, COMO UM SONHO. Se a pessoa conseguir convencer que tudo o que ela está vivenciando é ilusório ela pode fazer coisas fantásticas na Matrix... Morpheus e Trinity, especialmente, conseguem fazer proezas. Mas não são tão habilidosos em convencer suas mentes de que podem, por exemplo, sair voando, ou que podem destruir algo com o pensamento, por exemplo... Entretanto...

12 Eles conseguem fazer muitas proezas...

13 Para “entrarem” na Matrix os rebeldes utilizam uma linguagem de programa em que eles se conectam e se desconectam da Matrix através de uma ligação telefônica. Quando estão dentro se comunicam com Tank, o gerenciador, através de celulares. Tank passa a monitorá-los por fora, da nave e, quando os heróis precisam voltar, solicitam a desconexão. Tank a faz, e, em seguida, eles “despertam”, fora da Matrix, na nave. Tank

14 AS MÁQUINAS, PORÉM, “SABEM” DOS ARTIFÍCIOS DOS REBELDES E PREPARARAM UMA DEFESA PARA O PROGRAMA MATRIX: OS ANTI-VÍRUS, os agentes  Smith (o principal) Os agentes são programas altamente sofisticados e que podem fazer coisas que suplantam as possibilidades humanas no que se refere a força física, habilidade, velocidade, etc. Mais: a Matrix pode transformar qualquer pessoa em agente, no momento em que “desejar”. A pessoa no casulo pode morrer, ou, no mínimo, é mantida em animação suspensa quando a Matrix insere um agente anti-vírus no lugar de sua mente dentro do programa.

15 Por isso, os rebeldes precisam estar preparados para enfrentar os agentes. Assim, sempre que eles precisarem, é possível solicitar ao gerenciador do programa paralelo (Tank) uma série de equipamentos como armas e diversos apetrechos de combate. Mais: é possível que até mesmo habilidades sejam introjetadas,como verdadeiros downloads, na mente dos rebeldes. Isto é, é possível transferir programas que introjetam na mente e na memória dos rebeldes habilidades como a de pilotar aeronaves, perícia em artes marciais, pontaria com armas de fogo e lutas com armas brancas. Isso tudo é necessário para enfrentar os agentes.

16 Morpheus conseguiu salvar e retirar da Matrix muitas pessoas
Morpheus conseguiu salvar e retirar da Matrix muitas pessoas. Por outro lado, é muito difícil vencer os agentes. Muitos rebeldes morreram lutando contra eles. Entretanto, ele está procurando, há muito tempo, uma pessoa que teria habilidades excepcionais. Uma pessoa que teria o poder de vencer facilmente os agentes anti-vírus e salvar as pessoas da prisão da Matrix. O grande herói, ou, “O ESCOLHIDO”. A vinda dessa pessoa teria sido prevista pelo Oráculo: uma senhora com dons premonitórios. Oráculo

17 O filme começa , sem esses esclarecimentos, é claro, com a identificação de Neo – Thomas Anderson, por Morpheus. Neo é um funcionário de uma empresa de computadores. Ele é na verdade, um Hacker que utiliza o nome (nick name) de Neo, e vende programas de computadores não autorizados. Morpheus consegue se comunicar com a mente de Neo através do próprio computador pessoal do rapaz. A máquina exibe mensagens que pedem que ele siga o “coelho branco”. Assim, logo após ter vendido um programa, ele segue um grupo de jovens a uma boite, por ter visto uma tatuagem no braço de um dos jovens (uma moça) cuja figura é, paradoxalmente, a de um coelho branco. Ele se pergunta se está sonhando e até pergunta a um dos jovens se ele já teve um sonho que se parecia muito com a realidade. O Coelho branco é uma alusão à obra de Lewis Carrol “Alice no País das Maravilhas”. NEO – Thomas Anderson Coelho branco

18 Chegando à boite, Neo encontra Trinity (uma jovem rebelde), que o orienta a se encontrar com ele mais tarde. Neo não entende o que está acontecendo. Na manhã seguinte, Anderson é interrogado por um gerente da empresa sobre seu comportamento. Logo após recebe uma correspondência que contém em seu interior um telefone celular que imediatamente toca ( para a surpresa do rapaz). Ao atender, Neo é conduzido por Morpheus que, pelo telefone, lhe orienta a fugir de agentes. Neo acredita que está sendo procurado pela justiça. Mas, na verdade, os rebeldes querem libertá-lo da Matrix que enviou agentes para pegá-lo. O celular é um recurso do programa paralelo dos rebeldes que finalmente conseguiram localizar e se comunicar com o “escolhido”.

19 Sem entender nada do que está acontecendo, Neo se deixa conduzir por Morpheus que, na linha, o conduz a uma fuga dos agentes que estão no seu encalço. É incrível: mas a pessoa no telefone parece estar vendo Neo dentro das salas de escritório... Morpheus o conduz até a janela do prédio e o orienta a fugir para um outro andar pelo lado de fora. Neo desiste: é vencido pelo medo e capturado pelos agentes. Porém, ele nem imagina que está vivendo em um mundo virtual e que seu corpo está em um casulo...

20 Os agentes o interrogam e ele se nega a ajudar
Os agentes o interrogam e ele se nega a ajudar. Por isso, os agentes implantam em Neo um rastreador, um recurso de software que permitiria localizar não apenas Neo, mas também os rebeldes – os vírus... Neo passa por uma experiência terrível, para que não grite , a Matrix o faz ficar sem sua boca... Em seguida, o rastreador é inserido em seu umbigo: trata-se um robô..

21 Sem conseguir gritar, Neo “acorda” em sua cama
Sem conseguir gritar, Neo “acorda” em sua cama. Parece ter sido apenas um sonho. Ele se dirige então para o local em que Trinity o aguarda. Lá é conduzido a confiar em Trinity e nos rebeldes, e, sem entender nada do que está acontecendo, permite que a moça retire o rastreador através de um equipamento colocado em seu umbigo. Dessa maneira, após ver o pequeno robô, Neo entende que tudo o que acontecera era real e aceita o convite de Trinity para conhecer Morpheus.

22 Morpheus se apresenta a Neo e solicita a ele uma escolha: compreender o que está acontecendo, saber o que é a Matrix ou desistir de tudo e acordar em casa na sua cama. Ele faz isso apresentando duas pílulas: uma vermelha – a que conduzirá à verdade – e outra azul - a do esquecimento. Morpheus destaca que, caso Neo escolha a Vermelha, não haverá possibilidade de voltar.

23 Neo escolhe a pílula vermelha e, após ser apresentado ao resto da equipe, é conduzido para sentar-se em uma poltrona ligada a vários fios e componentes eletrônicos e, em seguida, passa a sentir-se mal: a realidade começa a se distorcer. Ele vê sua imagem multifacetada pelo espelho quebrado se recompor e o próprio vidro do espelho parece ficar maleável e grudar em seu dedo. Em seguida a substância começa a revestir sua pele e a penetrar em sua garganta. Neo sente frio... O QUE ESTÁ ACONTECENDO??

24 O que está acontecendo é o seguinte: Morpheus conseguiu criar um artifício para libertar a mente de Neo da Matrix. Inicialmente a mente fica confusa, confunde as imagens projetadas pela Matrix, mas, finalmente consegue se libertar. CONSEGUE SE LIBERTAR DO PROGRAMA MATRIX PARA CONTEMPLAR A TERRÍVEL REALIDADE:

25

26 a de que a humanidade é escrava. É cultivada em casulos
a de que a humanidade é escrava. É cultivada em casulos. Mantida viva dentro dos mesmos através de vários cabos conectados em seus corpos e mentes através de orifícios dispostos ao longo de vários pontos do corpo...

27 Tão logo a Matrix descobre que uma mente (Neo) está desconectada, ela liberta o corpo e, através de uma máquina, o expele da conexão em rede com as outras mentes nos casulos.

28 Logo após ser expelido, o corpo de Neo é encontrado pela nave dos rebeldes: a Nabucodonosor. E é, então, resgatado. Neo está fora da Matrix, e salvo. Entretanto, como nunca usou realmente os olhos, ouvidos e os músculos de seu corpo, Neo precisa ser tratado. A equipe tem a seu dispor técnicas de acumpuntura...

29 Após a recuperação de Neo, Morpheus conta a verdade
Após a recuperação de Neo, Morpheus conta a verdade... Neo reluta, mas acaba aceitando...

30 Morpheus explica, então, o funcionamento do programa paralelo à Matrix e destaca que ele pode, além de simular o que acontece lá, servir de treinamento para enfrentar os agentes e libertar mais pessoas. Neo é então convidado a treinar no programa e recebe várias habilidades, entre elas a de lutador de Kung Fu e perito em armas. Durante o treinamento, porém, ele não revela possuir as habilidades que todos esperavam... Não é fácil convencer a mente e os 5 sentidos de que o que se vê e sente é ilusório e que é possível manipular a realidade projetada na mente pela Matrix.

31 Mesmo assim, Morpheus confia em Neo
Mesmo assim, Morpheus confia em Neo. Ele acredita que no momento certo, as habilidades do rapaz serão despertadas e ele será capaz de confiar em sua mente manipulando a realidade projetada pela Matrix, fazendo, então, maravilhas. Morpheu conduz Neo para uma consulta com a Oráculo. No “local” em que ela se encontra há uma famosa inscrição: “Conhece-te a ti mesmo”. É uma alusão à missão que Sócrates atribuiu a si mesmo ao ver essa inscrição no templo dedicado a Apolo em Delfos, na Grécia Antiga. Há, porém, algo curioso: em uma sala que fica nas dependências da residência da Oráculo várias crianças prodígios manipulam a realidade. Neo se detém em uma delas e consegue “entortar” uma colher com o pensamento... As palavras da Oráculo, porém não são animadoras. Neo acredita não ser o “escolhido”. A senhora afirma que ele terá de fazer uma escolha, em breve...

32 Porém, algo muito sério acontecera: Cyfer, integrante da equipe e entendido no uso do programa paralelo, havia proposto entregar os rebeldes aos agentes, desde que estes últimos concordassem em lhe dar uma vida rica e famosa na Matrix: ele prefiria ficar na Matrix vivendo feliz do que apostar nos sonhos de Morpheus, especialmente por ter visto que Neo não era tão habilidoso. Os agentes aceitaram, é claro... Cyfer traíra sua equipe e decidira ficar na ignorância e na escravidão... Momentos antes da equipe entrar na sala da Oráculo, Cyfer avisa os agentes ----

33 Ao saírem da consulta com a Oráculo, os rebeldes são surpreendidos por agentes (anti-vírus). Um deles morre (o mais jovem-Mouse) e Morpheus é capturado. Cyfer consegue voltar para o programa paralelo antes e, em seguida, tenta matar os companheiros que estão na nave... Após ter matado um dos membros da equipe (Dozer) e ferido o outro (Tank), Cyfer desconecta Swift e Apoc que morrem na hora. Quando ele confessa seu desejo por Trinity e ameaça matar Neo, Tank consegue impedi-lo, matando-o. Em seguida ele traz de volta Neo e Trinity. Morpheus está nas mãos dos agentes. O que fazer?

34 A Nabucodonosor tem apenas três tripulantes
A Nabucodonosor tem apenas três tripulantes. É necessário resgatar Morpheus, mas isso é praticamente impossível: ele era o melhor lutador... Neo decide voltar para a Matrix e resgatar Morpheus. Ele acredita ter entendido a mensagem da Oráculo. Trinity decide acompanhá-lo. A mente de Morpheus está nas mãos dos agentes. Apenas o seu corpo está na nave além de Trinity, Tank e Neo (vivos)

35 As habilidades de Neo começam a aparecer...
Neo e Trinity voltam para a Matrix e recebem do programa paralelo muito armamento. Eles invadem o prédio onde estão Morpheus e os agentes, enfrentam os guardas e conseguem resgatar Morpheus. As habilidades de Neo começam a aparecer...

36 Morpheus e Trinity conseguem voltar à nave. Mas Neo permanece
Morpheus e Trinity conseguem voltar à nave. Mas Neo permanece. O gerenciador (Tank) procura orientar o rapaz para fugir, mas ele acaba tendo que enfrentar o agente Smith: Durante a luta Neo aparentemente morre. Mas é “despertado” pelo amor de Trinity e, em seguida, acaba percebendo a realidade para o assombro dos tripulantes e confirmação das esperanças de Morpheus...

37 A realidade projetada pela Matrix é ilusória
A realidade projetada pela Matrix é ilusória. A consciência de Neo o faz, agora, poderoso. Ele vê os agentes como são, manipula a realidade e vence os anti-vírus facilmente. Ele é o escolhido!

38 Neo agora é capaz de parar as balas com o pensamento e destrói os agentes... Ora, as balas e os agentes são VIRTUAIS... ELE CONSEGUIU EDUCAR SUA MENTE

39 Neo volta, então, para a nave e o filme se encerra com ele se comunicando de um orelhão na Matrix com mais uma mente inquiridora. Ele quer salvá-la. E, tão logo, encerra o contato, sai voando...

40 DESTQUES importantes para debate e problematização:
1- Epistemológico 2- Ecológico e Antropológico 1- Há uma cena no programa paralelo em que Morpheus pergunta a Neo: “o que é a Realidade?”Como você define “real”? Se está falando do que pode cheirar, provar, ver, então, “real” são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro. 2-Na cena em que Morpheus encontra-se prisioneiro do Agente Smith, este revela que, ao tentar classificar a raça humana, fez uma descoberta surpreendente: ele sustenta que nós, seres humanos, não somos mamíferos, porque não entramos em equilíbrio com o meio ambiente. Ao contrário dos mamíferos, nós nos mudamos para uma área e nos multiplicamos até consumirmos todos os recursos naturais para depois, mudar novamente para outra. Segundo o Agente Smith, o "outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão" é um "vírus". Ou seja, nós humanos, agiríamos de maneira semelhante aos vírus...

41 Quais os temas você julga importante serem debatidos para o problema do conhecimento exato das coisas? Lembra do quadro de Renée Magritte? A realidade é ilusória? O que determina que tenhamos a certeza do conhecimento exato, seguro das coisas?

42 PRÓXIMOS PROBLEMAS : O que é conhecimento? Quais são as condições para o conhecimento? Quais são as fontes do conhecimento seguro? Existem métodos adequados para termos acesso ao conhecimento da verdade? O conhecimento não é necessário? O que você pensa da atitude de Cyfer?

43 Estudaremos as idéias de alguns filósofos a respeito das soluções para esses problemas. Platão, Berkeley e outros... Locke Descartes: boa parte da inspiração do filme... Kant


Carregar ppt "MATRIX “The Matrix” de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google