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Solução de Monitorização - ATM

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Apresentação em tema: "Solução de Monitorização - ATM"— Transcrição da apresentação:

1 Solução de Monitorização - ATM
Play Solução de Monitorização - ATM João Neves – Director Comercial – Rui Sousa – Especialista de Soluções – Paulo Brandão – Director Técnico – 17 de Abril de 2008 – Vila Galé Porto

2 Agenda Solução de Monitorização - ATM Introdução
Apresentação Técnica Nagios Caso Práctico Leiria Região Digital Coffee-Break Caso Práctico Sub-Região Saúde de Aveiro Apresentação Técnica Nagios (2ª parte) Oferta Complementar Almoço Fim

3 Solução de Monitorização - ATM
Facturação 2007: 24M€ 80 colaboradores Fundada em (19 anos) Serviços / Indústria Infra-estruturas Networking Integrator Software Administração Pública, Central e Local Saúde (Adm. Central, Local, Hospitais) Indústria e Serviços 17 acordos DGP Clientes distribuídos por mais de 500 locais > estações de trabalho > servidores > Local Area Networks

4 Acordos Técnico-Comerciais
Solução de Monitorização - ATM Acordos Técnico-Comerciais

5 Certificações Técnicas ATM Informatica
Solução de Monitorização - ATM Certificações Técnicas ATM Informatica

6 Serviços ATM - Factor central na estratégia
Solução de Monitorização - ATM Serviços ATM - Factor central na estratégia Sistemas operativos Storage Segurança Bases de dados Serviços Alta Disponibilidade Gestão de Sistemas Servidores Processos de Gestão de TI

7 Organização certificada NP EN ISO 9001 (2000)
Solução de Monitorização - ATM Serviços ATM - Qualidade e Excelência Organização certificada NP EN ISO 9001 (2000) Membro associado do itSMF Portugal Organização independente, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento e adopção standards e melhores práticas para os serviços de gestão de TI Adopção das metodologias ITIL® no desenvolvimento de todas as actividades

8 As necessidades de monitorização
Solução de Monitorização - ATM As necessidades de monitorização Negócio cada vez mais suportado nos SI Aumento da complexidade das soluções de SI Geralmente, aumento da resiliência (capacidade de manter certo QOS perante a falha)

9 As necessidades de monitorização
Solução de Monitorização - ATM As necessidades de monitorização Efeito secundário: Diminuição da atenção sobre a infra-estrutura “Se está sempre a funcionar, então não necessita de atenção” Na realidade, então, diminuição da resiliência (sem que exista percepção do facto) Exemplo: falha de 1 disco de um RAID Desta forma, avarias simples levam à paragem de sistemas complexos

10 Solução de monitorização Sistema de Monitorização e Alerta
Solução de Monitorização - ATM Solução de monitorização Sistema de Monitorização e Alerta Não baseado na falha total da infra-estrutura Com interfaces rápidas e eficazes com equipa de suporte Integrado com sistemas de registo de incidentes – Service Desk Sem necessidade de interacção humana até à falha

11 As necessidades de análise de tendências
Solução de Monitorização - ATM As necessidades de análise de tendências Aumento da procura de HW (CPU, RAM, disco) possibilitou descida de custo de HW No entanto, as capacidades são limitadas Geralmente, o consumo de recursos (CPU, RAM, disco, table spaces, ..., ...) não é medido.

12 As necessidades de análise de tendências
Solução de Monitorização - ATM As necessidades de análise de tendências Alterações podem ter impacto não previsto, apesar de Change e Capacity Management Esse impacto pode ficar “escondido”, apesar dos “sinais” já existirem

13 Solução de análise de tendências
Solução de Monitorização - ATM Solução de análise de tendências Sistema de captura e armazenamento de métricas Mantêm histórico de longo prazo de valores pré-definidos Traça gráficos sem necessidade de manipulação de tabelas Permite pela sua análise, prever necessidades futuras ... mas essencialmente, prever atempadamente.

14 Previsão Serviços TI até 2011 Taxa Crescimento Anual
Solução de Monitorização - ATM Previsão Serviços TI até 2011 Serviço Principal Serviços Detalhados Taxa Crescimento Anual Suporte de Produtos Manutenção e Suporte de Hardware 2,3% Suporte de Software 4,9% Serviços Profissionais Consultadoria 5,3% Desenvolvimento & Integração 6,2% Gestão TI 6,6% Gestão de Processos 8,6% Fonte: Gartner, Maio de 2007

15 Solução de Monitorização
Como controlar o meu datacenter???!!!

16 Porquê monitorizar? Como você pode reduzir os custos operacionais e ainda modernizar? IT Budget Gap IT Costs IT Budget Custos Novas Iniciativas

17 Desafios do negócio e da tecnologia
Adaptive/ Predictive Fuel business growth & keep it running Internet As 7 TOP Tecnologias SOA GRID Virtualization Mobility VoIP Window/Linux Integration Web 2.0 CIO Focus Client Server Keep the business running Desde 2005… Prespectiva histórica

18 Porquê monitorizar? Identificar o que está a acontecer neste momento
Identificar o que aconteceu no passado Planear upgrades ou alterações Diagnosticar incidências rapidamente Garantir que os serviços disponíveis para os seus utilizadores estão a funcionar em pleno Determinar o estado de “saúde” da infra-estrutura a qualquer momento Assegurar que os sistemas de segurança estão a funcionar correctamente Garantir uma melhor qualidade de serviço Reduzir custos operacionais Conhecer e controlar de uma forma mais eficaz toda a plataforma tecnológica instalada.

19 O desafio da ATM Encontrar uma solução de monitorização que reunisse as seguintes características: Aumentar a produtividade – capaz de dar a informação certa no momento certo; Rápido retorno de investimento – simplicidade na instalação, agilidade na implementação Flexibilidade - Capacidade de adaptação às futuras necessidades Relatórios – análise de métricas (SLA’s) e desempenho Plataforma OpenSource – libertadade para adequar a ferramenta a novos requisitos Baixo Custo de Propriedade (TCO)

20 GroundWork Monitor A solução ATM O melhor dos projectos Open Source
Flexibilidade Confiável Inovação O melhor dos projectos Open Source Compreensível Adequada para pequenas, médias e grandes organizações Custo de propriedade mais baixo Adaptável às necessidades Know-how na Integração de plataformas Ferramentas de configuração Serviços especializados Suporte Valor ATM da solução

21 Arquitectura da Solução
GroundWork Monitor

22 Caso Prático Associação de Municípios de Leiria (Leiria Região Digital) Engº Vítor Távora

23 Intervalo Coffee-Break

24 Sub-Região de Saúde de Aveiro Dr. Alberto Neiva
Caso Prático Sub-Região de Saúde de Aveiro Dr. Alberto Neiva

25 Demonstração Demo!

26 Vantagens da Solução Monitorização Preventiva Alarmística (Email, SMS)
Ideal para ambientes heterogéneos (diferentes sistemas operativos) Integração com dispositivos de rede (Switchs, routers, firewalls) Capacidade de adaptação às necessidades do cliente Baixo custo de implementação

27 DISPOSITIVOS, PROTOCOLOS E AMBIENTES
Vantagens da Solução Arquitectura Modular Integração numa só ferramenta de toda a gestão de servidores, dispositivo de rede, protocolos e ambientes aplicacionais. DISPOSITIVOS, PROTOCOLOS E AMBIENTES Sistemas Operativos Windows Unix Linux Netware Dispositivos de rede SNMP Switches Routers Firewalls Load Balancers Web & App Servers MS IIS iPlanet Apache JBoss BEA Weblogic IBM Websphere Mail Servers Web HTTP(S) XML SOAP Citrix Synthetic Transactions Web Services Aplicações Exchange VOIP Scalix Sendmail Lotus Notes Printers Bases de dados Standard RDBMS UNIX/Linux SQL MSSQL Server MySQL Postgres Oracle Hardware Sun Microsystems HP Fujitsu Siemens IBM DELL Outros

28 Vantagens da Solução Flexibilidade
Capacidade de adaptação a diferentes infra- estruturas: Agentes (Plug-ins) Sensores activos Sensores passivos Captura de Logs Captura de SNMP Traps USERS USERS ROUTERS ROUTERS Passive SNMP Traps A GW Monitoring Server FIREWALL FIREWALL SWITCHES [13/J Event Logs Active Polling LOAD BALANCER Agent-less Router at Branch Office WEB SERVERS WEB SERVERS A Agent based WEB SERVERS Distributed Application SWITCHES WEB SERVERS APP SERVERS APP SERVERS APP SERVERS DB SERVERS STORAGE DB SERVERS

29 Vantagens da Solução Relatórios Análise de tendências
Histogramas de métricas pré-definidas

30 Requisitos da Solução Software Hardware: Sistemas Operativos:
Red Hat Enterprise Linux 5 Server, 32 or 64-bit Red Hat Enterprise Linux 4, 32 or 64-bit CentOS 5, 32 or 64-bit CentOS 4, 32-bit Novell SuSE Linux Enterprise Server (SLES) 10, 32 or 64-bit Novell SuSE Linux Enterprise Server (SLES) 9, 32-bit Browsers: Firefox 2.x Internet Explorer 6.x ou Internet Explorer 7.x Até 150 dispositivos: 1 CPU, 2.8 GHz P4 ou superior 2 GB RAM 80 GB de disco Acima de 150 dispositivos: 2 CPU, 3.2 GHz P4 ou superior 4 GB RAM 160 GB de disco

31 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Recolha de notificações directamente para Service Desk ATM No caso da existência de acordos de manutenção entre o cliente e a ATM, Service Desk poderá iniciar intervenção quase em simultâneo com o cliente. Monitorização remota Wallboards, notificações, análise de tendências na ATM Toda a operação da solução feita por técnico qualificados Cliente não usa recursos humanos próprios

32 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte

33 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Bronze Horário de cobertura: 09:00 às 12:30, 14:00 às 18:00 5 dias por semana, excepto feriados oficiais Tempo de resposta NBD Ideal para PC, impressoras, equipamento pouco críticos

34 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Silver Horário de cobertura: 09:00 às 12:30, 14:00 às 18:00, 5 dias por semana, excepto feriados oficiais Tempo de resposta telefónico / acesso remoto de 1 hora Tempo de resposta 4 horas on-site em situações urgentes Ideal para servidores e equipamentos importantes em organizações com horário de produção 09:00 às 18:00

35 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Gold Horário de cobertura: 00:00 às 24:00, 7 dias por semana Tempo de resposta telefónico imediato Tempo de resposta 4 horas on-site em situações urgentes Ideal para servidores e equipamentos críticos em organizações com horário de produção continuo

36 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte ATMCare “À la carte”, contratos à medida das necessidades Todos os parâmetros alinhados conforme a necessidade do cliente Solução para necessidades não enquadráveis nos modelos Bronze, Silver, Gold: Horários de cobertura nocturnos Contratos de longa duração Tempos de reparação Reposição de serviço determinados Penalizações por tempo de paragem do sistema

37 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte Engenharia Especializada “Pacotes” de horas (25, 50, 100, 200, 500) de duração anual Administração de Sistemas, Administração de Segurança, Manutenção Preventiva, DBA Oracle, DBA SQL Server Mais do que “man-power” pré-comprado: SLA (4 horas tempo de resposta on-site) Facilitador de relação (substitui orçamento, aprovação, programação de intervenção) Acesso a Engenheiros Especializados sem correspondente custo em recursos humanos de difícil rentabilização

38 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Suporte Outsourcing As organizações devem concentrar os seus recurso no seu negócio. Pela especificidade do negócio (recursos de TI estão desalinhados com o negócio e não é considerado o realinhamento) Pela dimensão da organização (sem “massa crítica” para DI com know-how especializado) Pela complexidade das TI em uso Serviço prestado é baseado nas melhores práticas recomendadas (ITIL®), com diferentes níveis de envolvimento cliente/fornecedor. Pode ser combinado com ATMStart e ATMCare

39 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Consultoria Catálogo de Serviços Levantamento de necessidades existentes nas organizações Inventariação de infra-estruturas Equipamentos Serviços Relações entre ambos Identificação de riscos, acções urgentes Desenho de soluções em todas as áreas da oferta da ATM

40 Oferta complementar ATM
Solução de Monitorização - ATM Oferta complementar ATM Consultoria Catálogo de Serviços (cont.) Auditorias de Segurança (base comparativa ISO27001) Serviços ITIL® Avaliação de maturidade de processos de gestão de TI (base comparativa ITIL®) Desenvolvimento de processos de gestão de TI, implementação de Service Desk, desenho do Catálogo de Serviços Formação ITIL® - Foundation Certificate 15% (50% fim de 2008) de recursos humanos com “Foundation Certificate in IT Service Management”

41 FIM João Neves – Director Comercial – joao.neves@atminformatica.pt
Rui Sousa – Especialista de Soluções – Paulo Brandão – Director Técnico – 10 de Abril de 2008 – Vila Galé Ópera Lisboa


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