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Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations

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Apresentação em tema: "Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio justo FLO International Fairtrade Labelling Organisations
Cooperação: DED – GTZ – FLO no Nordeste do Brasil Kurt Damm; Aniceto Queiroz Baseado na apresentação de Beat Grueninger – BSD- 2008

2 Conteúdo Porque comércio justo? Como funciona o sistema FLO?
Critérios da FLO Impacto do selo internacional do CJ FLO no Brasil

3 1. Porque Comércio Justo?

4 Quanto deve custar um banana
Quanto deve custar um banana? Por que uma banana da América Latina custa menos, do que uma maça do próprio quintal europeu?

5 Conceito geral de Comércio Justo
“De um lado é uma forma de comprar bananas fresquinhas, com um ótimo sabor, chá, café e chocolate. Do outro lado, é a maneira de ter certeza que produtores do terceiro mundo consigam um preço justo para os seus produtos.”

6 “Quem trabalha tem direito
a uma remuneração eqüitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana” Declaração Universal dos Direitos Humanos artigo 23-3

7 Proposta de FLO - Preço mínimo - Premio - Pré - financiamento
- Compromisso a médio e longo prazo

8 Preço mínimo de café Fairtrade
Convencional Orgânico Fair Trade 1.24 1.39 Commodity NY “C” 0.95 1.01

9 Preço: Garantia de mais valor para produtores

10 Fairtrade: Uma alternativa de comercio viável!
 Para produtores Um comércio mais justo no mercado globalizado Uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento autônomo através do comércio  Para consumidores Uma seleção diferenciada no ato da compra Uma contribuição para consumo consciente

11 2. Como funciona o sistema FLO?

12 Facilitação de Negócios
FLO e.v. Iniciativa Nacional Definiçao dos critérios Licença Controle Marketing Sensibilização Apoio Informação Facilitação de Negócios Preço - Premio Produto Organização Produtora Trader (Exp. / Imp.) Licenciado Consumidor Inspeção Critérios FLO Auditoria Comercial Critérios Comerciais Credibilidade FLO Cert.

13 Associação dos produtores
FLO cert. Fiscalisacao Associação dos produtores preço minimo premio 10 cts Selo 5 cts Consumidores: pagam prêmio de USD 0.15/kg Certificador: FLO e.v.; Initiativa nacional

14 Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação
FLO Cert. Funções Segue a norma ISO 65 para órgãos de certificação Funções Inspeção dos produtores conformidade com critérios FT - prêmio usado para o desenvolvimento econômico e social decisão de certificação : sistema dinâmico Auditoria dos comerciantes cruzar dados relatados de vendas e compras conformidade com os critérios comerciais FT

15 Funções das iniciativas nacionais
Objetivo: desenvolver as vendas Produtores Traders negociantes fabricantes distribuidores consumidores Convencer os parceiros econômicos da cadeia do comércio justo

16 3. Critérios da FLO

17 Critérios para produtores:
Desenvolvimento social: Membros são Pequenos Produtores Democracia, participação, transparência, não discriminação Desenvolvimento econômico: capacidade para exportar, consolidação da situação econômica da organização Proteção do meio ambiente Condições de trabalho: Trabalho Forçado e Trabalho Infantil não deve existir; Liberdade Sindical & Negociação Coletiva, Saúde e Segurança Ocupacional Produção Familiar Trabalho Contratado Critérios Genéricos Critérios Específicos Requisitos Mínimos Requisitos de Progresso

18 Critérios específicos existentes no sistema FLO
Café Bananas Suco de Frutas Frutas frescas e desidratadas Verduras Açúcar Chá Cacau Mel Arroz Quínoa Flores Bolas de futebol Castanhas Temperos Algodão Vinho, cerveja Em desenvolvimento: Óleos, artesanato, soja, pescaria...

19 Critérios Genéricos Requerimentos mínimos, que todas as organizações devem cumprir a partir do momento em que se juntam ao Comércio Justo Requerimentos de progresso, que as organizações de produtores devem mostrar melhoria permanente e desenvolver um plano de trabalho

20 4. Impacto do selo internacional do Comércio Justo

21 O selo internacional As lojas especializadas
O comércio justo (FAIRTRADE): Duas dinâmicas complementares O selo internacional Colaborar com os atores econômicos tradicionais 21 paises consumidores 1 milhão de famílias de produtores 508 organizações de 50 paises As lojas especializadas Criar uma alternativa ao comércio tradicional 3 000 lojas em Europa Valor dos produtos com selo do CJ (M€)

22 1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair
FLO: federação de associações presentes em 21 paises Prévisions Criadas desde 1988 1 logotipo internacional et 3 nomes : Max Havelaar/Fairtrade/Transfair

23 Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises
Impacto Um selo para um milhão de produtores e trabalhadores de 51 paises 508 organizações de produtores 50 paises Produtores 20 iniciativas nacionais 21 paises Mercado

24 As dimensões do FT: mercado certificado vs. não-certificado
FLO 80% Bananas Café Sucos Cacao Frutas Europa Outros 20% (artesanato) FLO 70% Café Estados Unidos e Canadá Artesanato Outros 30%

25 1997-2005: Evolução das vendas (toneladas)
Impacto : Evolução das vendas (toneladas)

26 Impacto 2004 unidade 2005 Crescimento %
Café 24,222 t 33, % Chá 1,965 t 2, % Banana 80, t , % Cacau 4,201 t 5, % Açúcar 1,960 t , % Mel 1,239 t 1, % Sucos 4, , % Arroz 1,384 t 1, % Frutas ,156 t 8, % Flores ,610,850 un ,535, % Algodão t , Cerveja 62,934 lit , % Futebol 55,219 un , % Volumes vendidos (MT) Vendas totais 2005: 1,151 Mio Euro (+37%)

27 4. FLO no Brazil

28 Vários termos são utilizados:
Para descrever o movimento existem várias traduções: Comércio justo; Comércio ético; Comércio solidário; Comércio ético e solidário. Nós traduzimos aqui o “Fair Trade”, como “comércio justo”, referindo-se à um sistema internacional com critérios definidos, e distinguindo de outros conceitos como por exemplo “economia solidária”.

29 Brasil

30 Produtores certificados no Brasil: 19, com um total de mais de 8500 produtores e trabalhadores

31 Kurt Damm; Aniceto Queiroz
Kurt Damm; Aniceto Queiroz Tel


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