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2 Qualidade e Produtividade
A Normalização e sua aplicação na avaliação de conformidade Gerência do Processo de Normalização

3 ABNT Fundada em 1940 Privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública Reconhecida pelo governo brasileiro como único Foro Nacional de Normalização Membro fundador da ISO, COPANT e AMN e membro da IEC desde a criação da ABNT Responsável pela gestão do processo de elaboração de normas brasileiras Signatária do código de boas práticas em normalização da OMC Certificadora de produtos, serviços e sistemas Gerência do Processo de Normalização

4 Níveis de normalização
ISO - IEC - ITU Internacional Regional e Subregional COPANT- CEN - AMN Menos exigente (Genérica) Mais exigente (Restritiva) ABNT – BSI - DIN - AFNOR Nacional Associação (setorial) ASME - ASTM - API - SAE Petrobrás - Shell - IBM Empresa Gerência do Processo de Normalização

5 Normalização - Conceitos
Gerência do Processo de Normalização

6 Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em um dado contexto. NOTAS 1 Em particular, a atividade consiste nos processos de elaboração, difusão e implementação de normas. 2 A normalização proporciona importantes benefícios, melhorando a adequação dos produtos, processos e serviços às finalidades para as quais foram concebidos, contribuindo para evitar barreiras comerciais e facilitando a cooperação tecnológica. (ABNT ISO/IEC Guia 2) Gerência do Processo de Normalização

7 Princípios da normalização
SIMPLIFICAÇÃO TRANSPARÊNCIA ATUALIZAÇÃO CONSENSO VOLUNTARIEDADE REPRESENTATIVIDADE PARIDADE Gerência do Processo de Normalização

8 O que são NORMAS? Registro da tecnologia consolidada
Regras, diretrizes, características … Resultado de um processo de CONSENSO estabelecido por um ORGANISMO RECONHECIDO onde todas as PARTES INTERESSADAS podem participar e contribuir Gerência do Processo de Normalização

9 Norma - Princípios gerais
Objetividade Estilo simples e conciso Homogeneidade Coerência Aplicabilidade Planejamento Gerência do Processo de Normalização

10 Fatores a serem considerados na elaboração de normas
Repetitividade Volume Problemas Reclamações Segurança Gerência do Processo de Normalização

11 Sistema Brasileiro de Normalização
Gerência do Processo de Normalização

12 Sistema Brasileiro de Normalização
CONMETRO Formular, coordenar e supervisionar a Política Nacional sobre Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Gerência do Processo de Normalização

13 Sistema Brasileiro de Normalização
CBN Promoção da Normalização; Articulação entre interesses do governo e da sociedade civil Gerência do Processo de Normalização

14 Sistema Brasileiro de Normalização
ÓRGÃOS REGULAMENTADORES Entidades governamentais com autoridade de regulamentação técnica Saúde, Segurança, Meio ambiente e Defesa do consumidor Gerência do Processo de Normalização

15 Sistema Brasileiro de Normalização
ABNT Organismo Nacional de Normalização Privado Normas voluntárias em todos os setores Gerência do Processo de Normalização

16 Sistema Brasileiro de Normalização
CONMETRO CBN ÓRGÃOS REGULAMENTADORES ABNT NORMAS BRASILEIRAS REGULAMENTOS TÉCNICOS Gerência do Processo de Normalização

17 Desenvolvimento da norma
Gerência do Processo de Normalização

18 Desenvolvimento da norma
A norma a ser desenvolvida deve: ser economicamente justificável e ter potencial para aumentar o desenvolvimento econômico do país ter o maior envolvimento possível das várias partes interessadas de modo a ser aceita amplamente ter aplicação prática (ser “implementável”) Gerência do Processo de Normalização

19 Desenvolvimento de Norma Brasileira
DEMANDA PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE NORMA CONSULTA NACIONAL A ABNT faz a gestão deste processo ANÁLISE DO RESULTADO SIM OK NÃO NORMA Gerência do Processo de Normalização

20 Certificação Gerência do Processo de Normalização

21 Função Tecnológica Qualidade Certificação Normalização Ensaios e
Metrologia Gerência do Processo de Normalização

22 Podemos definir: CERTIFICAÇÃO
Função Tecnológica Modo pelo qual uma terceira parte dá garantia formal de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados. Gerência do Processo de Normalização

23 O que é Certificação de Produtos
A Certificação de Produtos (inclui-se processo ou serviço) fornece garantia de que o produto atende a normas especificas e outros documentos de cunho normativo Gerência do Processo de Normalização

24 Aspectos envolvidos na CERTIFICAÇÃO
Normalização Documentação Auditorias Ensaios CERTIFICAÇÃO Gerência do Processo de Normalização

25 Modelos de Certificação de Produtos
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC Compulsória Voluntária Controle do Governo; Pode utilizar regras governamentais ou aproveitar-se de sistemas privados; Deve ter regras claras, aplicação transparente e fiscalização; Limita-se a requisitos específicos de saúde e segurança do usuário,meio ambiente e adequação a aplicações especiais. Processo desenvolvido espontaneamente Grande comprometimento da empresa Presunção de boa reputação Ferramenta de marketing Restringe a comercialização de produtos de baixa qualidade Gerência do Processo de Normalização

26 Modelos de Certificação de Produtos
x 7 Fábrica Comércio COLETA DE AMOSTRAS Sistema da Qualidade ACOMPANHAMENTO 100% Lote Tipo ENSAIOS 8 5 4 3 2 1 Modelo nº Componente do Sistema Gerência do Processo de Normalização

27 Escolha do modelo adequado
Produto, serviço ou sistema de gestão Tipo de processo de produção Estabilidade da matéria prima e componentes Projetos estáveis ou variáveis Custos envolvidos Riscos envolvidos Gerência do Processo de Normalização

28 www.abnt.org.br ABNT São Paulo Rio de Janeiro Rua Minas Gerais, 190
Tel.: Rio de Janeiro Av. 13 de Maio, 13 – sala 2705 Tel.: Gerência do Processo de Normalização

29 Obrigado! Alvaro Almeida alvaro.almeida@abnt.org.br
Gerência do Processo de Normalização


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