A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 Calibração de Sistema de Medição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 Calibração de Sistema de Medição"— Transcrição da apresentação:

1 5 Calibração de Sistema de Medição
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial

2 Motivação Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO
resultado da medição definição do mensurando procedimento de medição condições ambientais sistema de medição operador Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 2/40)

3 O que é calibração? E para que serve?
5.1 O que é calibração? E para que serve?

4 Calibração condições estabelecidas sistema de medição padrão indicação
X valor verdadeiro Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 4/40)

5 Calibração É o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 5/40)

6 Padrão É uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 6/40)

7 Resultados da calibração ...
... podem determinar: Valor do mensurando. Correções a serem aplicadas no SM. Efeitos das grandezas de influência. Comportamento em condições especiais ou adversas. São sempre apresentados na forma de um relatório e/ou um certificado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 7/40)

8 Verificação, Ajuste e Regulagem
5.2 Verificação, Ajuste e Regulagem

9 Verificação Definição: Exemplos:
É uma calibração simplificada que visa testar se um sistema de medição, ou medida materializada, está em conformidade com uma dada especificação. Exemplos: Taxímetro, bomba de combustível, balança de supermercado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 9/40)

10 Ajuste Definição: Exemplos:
Operação corretiva destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual. É normalmente efetuado por técnico especializado. Exemplos: Ajuste do zero de um manômetro Ajuste do fator de amplificação de um medidor de forças elétrico. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 10/40)

11 Regulagem Definição: Exemplo:
A regulagem é um ajuste, empregando somente os recursos disponíveis no sistema de medição para o usuário. É normalmente efetuados pelo usuário comum. Exemplo: A tara (zeragem) de uma balança eletrônica usando um botão apropriado para tal Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 11/40)

12 5.3 Métodos de Calibração

13 Calibração de uma balança
102,40 g ± 0,002 g massa-padrão 100,000 100,00 comparação 102,40 CALIBRAÇÃO DIRETA sistema de medição a calibrar Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 13/40)

14 Calibração de um bloco padrão
CALIBRAÇÃO DIRETA Comparação Zerando BP a calibrar BP de referência - -0,00025 1,23760 0,00000 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 14/40)

15 sistema de medição a calibrar
Calibração direta padrão VVC comparação sistema de medição a calibrar ISMC Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 15/40)

16 Como calibrar o velocímetro de um automóvel?
Alguém tem aí um “padrão de velocidade”? 80,0 km/h 78,50 km/h comparação CALIBRAÇÃO INDIRETA Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 16/40)

17 Calibração indireta gerador da grandeza sistema de medição a calibrar
sistema de medição padrão ISMC ISMP comparação Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 17/40)

18 5.4 Rastreabilidade

19 ? RASTREÁVEL definições das unidades do SI PPPP ± 0,000005 mm 1/10 PPP
SM ± 0,05 mm Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 19/40)

20 Rastreabilidade É a propriedade do resultado de uma medição, ou do valor de um padrão, estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 20/40)

21 Rastreabilidade unidades do SI BIPM padrões internacionais
LNM Calibração padrões nacionais Ensaios Indústria e outros padrões de referência de laboratórios de calibração padrões de referência de laboratórios de ensaios padrões de trabalho de laboratórios de chão de fábrica Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 21/40)

22 O Sistema Metrológico Brasileiro
5.6 O Sistema Metrológico Brasileiro

23 O sistema metrológico brasileiro
Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Órgão normativo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Órgão executivo Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 23/40)

24 Áreas da metrologia Trata dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica. Trata da aplicação da metrologia no controle dos processos produtivos na garantia da qualidade dos produtos finais. Trata da proteção ao consumidor em relação às unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 24/40)

25 Laboratório Nacional de Metrologia
Divisão de Metrologia Mecânica. Divisão de Metrologia Elétrica. Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações. Divisão de Metrologia Óptica. Divisão de Metrologia Térmica. Divisão de Metrologia Química e Ambiental. Laboratório de Tempo e Freqüência vinculado ao Observatório Nacional. Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 25/40)

26 Campus do INMETRO Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 26/40)

27 Rede Brasileira de Calibração
Laboratórios acreditados e coordenados pelo Inmetro para, em seu nome, efetuarem calibrações oficiais. Esta rede continha em Julho de 2003 cerca de 205 laboratórios acreditados. Certificados com selo do Inmetro Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 27/40)

28 Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios
Laboratórios acreditados e coordenados pelo Inmetro para, em seu nome, efetuarem certificação de conformidade, isto é, verificar a condição de um produto atender aos requisitos de uma norma, especificação ou regulamento técnico, nacional ou internacional. Esta rede continha em Julho de 2003 cerca de 140 laboratórios acreditados. O Brasil necessita cerca de 1000 para atender a atual demanda. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 28/40)

29 Rede Nacional de Metrologia Legal
Órgãos que têm por principal atribuição efetuar verificações periódicas nos meios de medição abrangidos pela Metrologia Legal e nos produtos pré-medidos. Em Julho de 2003 era composta por 26 órgãos metrológicos regionais, sendo 20 órgãos da estrutura dos governos estaduais, conhecidos como IPEM - Institutos de Pesos e Medidas. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 29/40)

30 5.7 Intercomparações

31 Intercomparações intercomparações do BIPM
intercomparações regionais II intercomparações regionais I Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 31/40)

32 Intervalo de Calibração
5.8 Intervalo de Calibração

33 De quanto em quanto tempo é necessário calibrar?
Depende... ...da intensidade de uso; ...das condições de uso; ...do tipo de sistema de medição; ...das normas e recomendações técnicas; ...da política da empresa. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 33/40)

34 Exemplos de intervalos de calibração típicos
Blocos-padrão Paquímetros Micrômetros Trenas Massas padrão Balanças Barômetros Transdutores de força 12 meses 6 meses 3 a 6 meses 24 meses 12 a 36 meses 6 a 12 meses 12 a 24 meses Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 34/40)

35 5.9 Roteiro de Calibração

36 Roteiro de calibração 1 - Definição dos objetivos da calibração;
2 - Caracterização do sistema de medição a calibrar; 3 - Seleção do padrão; 4 - Planejamento e preparação do experimento; 5 - Execução da calibração; 6 - Processamento e documentação; 7 - Análise dos resultados; 8 - Certificado de calibração. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 36/40)

37 Ó que deve constar no certificado de calibração?
descrição e identificação individual do SM a calibrar; data da calibração; os resultados da calibração obtidos; identificação do(s) procedimento(s) de calibração; identificação do padrão utilizado, com data e entidade executora da sua calibração, bem como sua incerteza; condições ambientais relevantes; declaração das incertezas envolvidas na calibração; descrição sobre quaisquer manutenções, ajustes, regulagens, reparos e modificações realizadas; qualquer limitação de uso (ex: faixa de medição restrita); identificação e assinaturas da(s) pessoa(s) responsável(eis); número de série ou equivalente do certificado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 37/40)

38 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 38/40)

39 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 39/40)

40 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 40/40)


Carregar ppt "5 Calibração de Sistema de Medição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google