A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO DOCENTE : LUCIANO ALEXANDRE AULA -01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO DOCENTE : LUCIANO ALEXANDRE AULA -01."— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO DOCENTE : LUCIANO ALEXANDRE AULA -01

2 CONCEITOS Medição É a atividade de comparar uma quantidade com um padrão pré-definido. Ex: 85 dB para o ruído (valor de referência) Através da medição o homem pode expressar numericamente a qualidades de um fenômeno. Sem a medição, o homem fica refém de conceitos como "grande/pequeno", "forte/fraco", "largo/fino", etc.

3 CONCEITOS Termos Técnicos AJUSTE - Operação destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. REGULAGEM - Ajuste, empregando somente os recursos disponíveis no instrumento para o usuário. CALIBRAÇÃO Conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados e o seu valor de referência, implicando assim em medidas precisas.

4 CONCEITOS Por quê Calibrar? A calibração dos equipamentos de medição é um componente importante na função qualidade do processo produtivo e uma oportunidade de aprimoramento constante. Em resumo, o objetivo da calibração é verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado e se o mesmo está adequado para a atividade a que se destina.

5 CONCEITOS Registro da calibração Deve ser realizado um registro individual das leituras para cada escala do instrumento que será calibrada. O preenchimento completo da planilha de leituras, com os valores efetivamente encontrados durante a calibração, é muito importante para uma verificação do processo de validação do instrumento.

6 CONCEITOS Resultado da calibração Permite afirmar se o instrumento satisfaz ou não as condições previamente fixadas, o que autoriza ou não sua utilização em serviço. O resultado se traduz por um documento chamado Certificado de Calibração.

7 CONCEITOS Tolerância na Medição Tolerância técnica: margem de erro aceitável ou capacidade de resistência a uma força externa. Tolerância: em Segurança constitui como sendo o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré- estabelecidos.

8 CONCEITOS Exemplo Um padrão de massa de 10kg, cuja tolerância de processo é de ± 1,5g. Neste caso, se o resultado da calibração apresentar um valor médio abaixo de 9.998,5g ou acima de ,5g este instrumento é considerado adequado ao uso? O que fazer?

9 CONCEITOS Exemplo Em uma serralheria o nivel de ruído obtido através de instrumento adequado foi de 90 dB, o responsável relatou que poderá haver uma tolerância de ± 1,8 dB. Neste caso, se o resultado apresentar um valor médio abaixo de 88,2dB ou acima de 91,8 dB este instrumento é considerado adequado ao uso? O que fazer?

10 CONCEITOS Depois da calibração Os dispositivos devem obedecer a certos critérios de medição: Posição Meio Externo Manuseio Interpretação (indiretamente)

11 ALGUNS MODELOS

12 ANEMÔMETROS Direção do vento Instrumentos que permitem a leitura direta da velocidade do ar. Utilizados na aplicação de defensivos agrícolas na lavoura, aviação, ar condicionado, etc. Unidade: m/s

13 DECIBELÍMETROS Nível de ruído Instrumentos que fornecem medição do nível de pressão sonora em dB. Utilizados na indústria em análises das condições ambientais, no controle de qualidade para testes de isolação acústica, etc. Unidade: dB

14 DECTOR GÁS Vazamento de gás Instrumento que proporciona testes em ambientes que estão sujeitos à explosão devido vazamento de gases combustíveis. Unidade: ppm

15 LUXÍMETROS Iluminação Indicação direta do nível de intensidade da luz. Utilizado nas indústrias em análises de iluminação ambiente, controle de qualidade, estúdios fotográficos, etc. Unidade: Lux

16 TERMÔMETROS DE GLOBO Calor Este instrumento permite que se faça análises do conforto térmico do ambiente segundo normas do Ministério do Trabalho. Unidade: º C

17 INSPEÇÃO E MEDIDAS DE CONTROLE

18 INSPEÇÃO Conceito Qualquer ponto, etapa ou procedimento no qual se aplicam medidas de controle (preventivas) para manter um perigo significativo sob controle, com objetivo de eliminar, prevenir ou reduzir os riscos à saúde do trabalhador. Exemplos: EPI´s, EPC´s, treinamentos, seminários e etc.

19 MEDIDAS DE CONTROLE Conceito Qualquer ponto, etapa ou procedimento no qual se aplicam medidas de controle (preventivas) para manter um perigo significativo sob controle, com objetivo de eliminar, prevenir ou reduzir os riscos à saúde do consumidor. Exemplos: EPI´s, EPC´s, treinamentos, seminários e etc.


Carregar ppt "HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO DOCENTE : LUCIANO ALEXANDRE AULA -01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google